Estagiários: quem pode contratar?
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Mauro de Oliveira
- SEGS.com.br - Categoria: Educação
Admitir estudantes traz diversos benefícios para a empresa, mas é necessário entender as regras determinadas por lei
O estágio é inegavelmente a melhor maneira de inserir jovens no mercado de trabalho, afinal, a modalidade permite ao estudante a chance de aplicar no dia a dia os conteúdos dados em sala de aula. Além disso, quem contrata também tem diversas vantagens. Portanto, é preciso saber qual tipo de entidade pode abrir vagas desse estilo.
Quem pode estagiar
Primeiro, é necessário entender: essa colocação é voltada apenas para quem é aluno de uma instituição de ensino médio, técnico, superior ou dos dois anos finais do nível fundamental na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, só pode estagiar quem tiver 16 ou mais anos de idade.
A intenção é justamente estimular o desenvolvimento das habilidades práticas em união com as acadêmicas e, assim, formar verdadeiros talentos para o mundo profissional. A iniciativa também auxilia muitos jovens a financiarem os custos de sua educação e isso ajuda a evitar as taxas ainda altas de evasão escolar.
Quem pode contratar
De acordo com o artigo 9º da Lei 11.788/2008, todas as pessoas jurídicas de direito privado podem oferecer essa atividade. Os órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional do país também podem abrir suas portas para os estagiários. Contudo, a modalidade não se restringe apenas às corporações. Os profissionais liberais de nível superior também podem contratar. Para isso, é preciso ter o registro no conselho de fiscalização respectivo à sua área de formação.
Esse tipo de admissão não gera vínculos empregatícios, logo, há isenção para o pagamento de encargos trabalhistas como FGTS, INSS, verbas rescisórias, ⅓ sobre férias e 13º salário. A força jovem traz vários outros benefícios, como proatividade, criatividade, inovação e muita disposição para aprender. Uma verdadeira mina de ouro na mão de líderes e empreendedores com visão de futuro.
É importante reforçar: ao contrário do programa de Jovem Aprendiz do governo, não existe uma cota previamente estabelecida para estagiários. Mesmo assim, compreender o impacto positivo desse projeto para o desenvolvimento da nação é vital. Isso porque dá a chance de muitos brasileiros se capacitarem e, de fato, serem ativos para a economia girar.
Para enfrentar a crise e garantir um cenário social e financeiro mais próspero para a nação, o estágio é uma boa investida. São 900 mil indivíduos contratados nessa modalidade e esse número pode ser muito maior. Por isso, acredite na força do jovem estudante! Só assim será possível garantir cenários mais positivos para toda a nação.
*Carlos Henrique Mencaci é presidente da Abres - Associação Brasileira de Estágios
Sobre a Abres
A Associação Brasileira de Estágios é a maior entidade de representação de agentes de integração do país, ou seja, empresas responsáveis pela seleção e gerenciamento de vagas de estágio. A instituição tem como objetivo promover e divulgar a modalidade junto às comunidades do Brasil, estimulando a formação profissional de jovens talentos. Também executa ações para fortalecer os agentes de integração e a inserção de estudantes no mercado de trabalho.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>