Ranking desenvolvido pelo Movimento Empresa Júnior estuda empreendedorismo nas universidades
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Mateus de Souza Dias
- SEGS.com.br - Categoria: Educação
Desde 2016, o Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE) auxilia na construção de universidades melhores e mais empreendedoras
Elaborado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), o RUE chega à sua quarta edição em 2021. O ranking classifica as universidades quanto ao grau de empreendedorismo estabelecido na instituição. Desenvolvido pelo Movimento Empresa Júnior (MEJ) e com a ajuda de milhares de estudantes de todo o país, o RUE é o único ranking que estuda universidades com tamanha profundidade nesta categoria, dado que leva em consideração a opinião discente e informações que não são de conhecimento público. Nesse sentido, além de destacar a IES, o ranking também auxilia na gestão da instituição.
Na última edição, o RUE avaliou 123 universidades brasileiras e promete ser muito maior neste ano. Aliado à novas tecnologias de captação e compilação de dados, o RUE21 traz facilidades inéditas para as universidades participantes. O ranqueamento é elaborado a partir de três fontes: informações prestadas pela própria universidade, obtenção de dados por meio de bases secundárias e pesquisa de percepção com os próprios universitários. Ou seja, o ranking é um estudo do ecossistema universitário que agrega características próprias da instituição e pesquisas com os universitários.
As IES são avaliadas em dimensões como ‘Cultura Empreendedora’, ‘Inovação’ e ‘Extensão’, que medem o que, substancialmente, influencia no grau de empreendedorismo de uma universidade. Outras dimensões, como ‘Internacionalização’, ‘Infraestrutura’ e ‘Capital Financeiro’, calculam os meios que proporcionam as melhores condições para o desenvolvimento do protagonismo acadêmico.
Em 2019, o RUE contribuiu para que R$ 7 milhões fossem destinados pelo Governo Federal para as universidades federais melhor classificadas. Além disso, as Universidades se destacam como uma instituição comprometida com a qualidade de seu ensino, a partir de iniciativas empreendedoras de alta relevância que contribuem para o fortalecimento da marca.
O processo de ranqueamento vai desde o cadastro das IES no portal e registro de informações da universidade até a divulgação do resultado. A abertura de coleta de dados teve início no dia 29 de abril. A Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP) organizou um Webinar para apresentar a importância do RUE às universidades paulistas. A FEJESP representa as empresas juniores do Estado de São Paulo, que são, por sua vez, instituições sem fins lucrativos que funcionam como porta de entrada para o mercado de trabalho e incentivam a cultura empreendedora em aproximadamente 24 mil jovens em todo o Brasil.
Renato Pereira, presidente do NIT da Universidade de Franca (UNIFRAN) relatou a importância da UNIFRAN ter participado do RUE 2019. Ele apontou o papel do ranking em avaliar a cultura empreendedora da instituição de ensino e seu diferencial em relação aos alunos. “No ranking, nós vimos jovens que poderiam impactar outros jovens e também um ranking diferente, não destinado a avaliar cursos de universidades, mas uma postura universitária. E isso nos agradou porque a gente vem fazendo trabalhos que visam a cultura empreendedora, além de trazer para nossos alunos o melhor da nossa docência e a proximidade com outros setores produtivos”, pontua Renato.
O Deputado Estadual Itamar Borges, Presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo (FREPEM) e autor da Lei 15.693/2015 que cria o Plano Estadual de Educação Empreendedora, esteve presente na abertura da coleta de dados e destacou a participação das universidades estaduais no último RUE. “A Lei do Plano Estadual de Educação Empreendedora é um pouco de tudo que o ranking propõe, porque estimula a prática do empreendedorismo e acaba levando benefícios para a universidade e consequentemente para a sociedade”, apontou o deputado. Além disso, juntamente com o também deputado estadual Ricardo Mellão, Itamar Borges declarou apoio a formulações de políticas públicas para o estado usando o RUE como critério.
O Presidente da FREPEM também pontuou o papel da FEJESP no incentivo ao empreendedorismo jovem no Estado de São Paulo. Juntamente com os núcleos regionais de Bauru, Campinas, São Carlos e São Paulo, a federação paulista de EJs é responsável não só pelo incentivo à educação empreendedora, mas também pela administração e operacionalização do RUE no estado. As universidades que desejam participar desse ranqueamento devem se cadastrar, coletar seus dados e lançá-los no portal da Brasil Júnior até o dia 31 de agosto. No portal, elas também podem conseguir mais informações.
Para conhecer mais sobre o RUE, a FEJESP e os núcleos regionais, é necessário acessar:
Ranking de Universidades Empreendedoras: https://universidadesempreendedoras.org/
FEJESP: https://fejesp.org.br/
Núcleo Bauru: https://nucleobauru.com.br/
Núcleo Campinas: https://nucleocampinas.com.br/
Núcleo São Carlos: https://www.linkedin.com/company/nusc/?originalSubdomain=br
Núcleo São Paulo: https://www.linkedin.com/company/nucleo-sao-paulo
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>