Logo
Imprimir esta página

Domínio de inglês é imprescindível para profissionais de TI

Conhecimento avançado do idioma impacta desde a formação até a conquista de melhores cargos e salários na área

O mundo tem se tornado mais digital a cada dia. Mas, foram as medidas restritivas trazidas pela pandemia do novo coronavírus que fizeram com que as pessoas e as empresas mudassem a sua visão em relação à distância e às barreiras físicas no mercado de trabalho. Neste sentido, ter domínio de um segundo idioma, preferencialmente o inglês, pode garantir uma maior chance de empregabilidade. “Com a adoção cada vez maior do home office, cria-se um mercado sem fronteiras, no qual a pessoa pode trabalhar para empresas localizadas em qualquer parte do mundo e, quem tiver conhecimento avançado na língua inglesa estará em vantagem, com toda a certeza”, avalia Sandra Sousa, gerente de TI da Associação Alumni, uma das escolas de inglês mais tradicionais do Brasil.

E se tem uma área cujas oportunidades para trabalhar em empresas fora do país cresceram exponencialmente no último ano, essa é a da Tecnologia da Informação (TI). A Revelo, empresa de tecnologia para a área de recursos humanos na América Latina, lançou no começo de 2021 a Revelo Internacional com o objetivo de conectar candidatos do Brasil com companhias estrangeiras. Em apenas dois meses de operação, a plataforma registrou um aumento de 300% no número de contratações para trabalhar no exterior, em modelo home office. A maioria das oportunidades é para profissionais de TI (programação, desenvolvimento, design e produto), segundo levantamento da empresa.

Sandra lembra que, apesar do crescimento da procura por mão de obra dessa área em decorrência da aceleração da transformação digital gerada pela pandemia, no mercado de TI, a demanda por profissionais é constante. “Para garantir a empregabilidade nessa área, é preciso cumprir alguns requisitos e, o domínio do idioma inglês é o primeiro deles. Isso porque, para começo de conversa, a linguagem de programação é universal e os comandos passam a ter mais sentido se o programador possui esse conhecimento”, afirma.

Ampliar os conhecimentos nessa área também depende de uma boa bagagem do idioma, uma vez que a maioria das certificações indispensáveis para o profissional de TI disponibiliza o seu conteúdo em inglês, assim como as várias linguagens de programação que têm o idioma como base. “O profissional de TI depende do inglês até para ficar por dentro das novidades da área, já que as mais importantes fontes de notícias sobre a área são publicadas nessa língua, justamente, porque os grandes desenvolvedores de aplicativos e sistemas encontram-se no exterior”, indica a gerente de TI da Alumni.

Os melhores salários na área também são destinados a quem tem domínio da língua inglesa. As multinacionais ou empresas situadas em outros países são as que pagam melhor. Isso porque o salário é contabilizado em dólar e diante da valorização da moeda americana, ainda segundo a Revelo, ele pode chegar a R$ 20 mil, para posições que no Brasil o profissional com os mesmos requisitos técnicos, ganharia cerca de R$ 8 mil. “Nessas empresas, não há como se comunicar com os colegas de trabalho e parceiros, que podem estar em qualquer parte do mundo, se não for em inglês. Nesse caso, a falta de conhecimento profundo do idioma pode resultar na perda de excelentes oportunidades”, finaliza Sandra.

Sobre a Alumni

Fundada em 1961 por brasileiros visionários que acreditaram na funcionalidade de eliminar fronteiras culturais e de idioma para poder expandir conhecimentos e oportunidades de trabalho, a Associação Alumni é um Centro Binacional Brasil-Estados Unidos, reconhecido oficialmente pelos governos desses países por sua dedicação à educação e à cidadania.

Referência em ensino de inglês, formação de tradutores e intérpretes e em orientação para estudos nos Estados Unidos, a Associação Alumni é sinônimo de inovação devido a qualidade de seus profissionais, excelência de seu método de ensino e sua disposição para desenvolver produtos afinados às necessidades atuais.

Com quatro unidades próprias e mais 19 polos de ensino localizados em parceiros, a Associação Alumni registra todos os anos cerca de 9.500 novas matrículas. A instituição é chancelada pela Embaixada dos EUA, que por meio do Departamento de Estado do Governo dos Estados Unidos avalia periodicamente a instituição.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto