Logo
Imprimir esta página

Saldo de Mais de Um Ano de Pandemia Para a Educação

O coronavírus afetou bruscamente o mercado de estágios e potencializou a evasão escolar

No primeiro trimestre de 2020, junto da eclosão da pandemia, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), divulgou dados do grande impacto da Covid-19 no aprendizado. O resultado assustador mostrou mais de 776 milhões de alunos, entre crianças e adolescentes, fora das salas de aula, por força maior, é claro.

Assim, os efeitos foram se alastrando. De acordo com o estudo do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para Infância (Unicef), “Enfrentamento da cultura do fracasso escolar”, divulgado em janeiro deste ano, 1,38 milhão de educandos, entre seis e 17 anos, abandonaram as instituições de ensino. Isso representa 3,8% dos estudantes.

Além disso, 4,12 milhões de matriculados (11,2%) não estão recebendo nenhuma atividade, resultado característico decorrente das aulas on-line. Um cenário triste, pois nem todos têm acesso à tecnologia ou Internet. Na instrução básica a conjuntura é um pouco pior, devido a falta de utilização de meios digitais.

Para agravar as dificuldades, universitários perderam seus empregos e estágios diante da dificuldade global. Isso é, muitos ficaram sem ter como custear seus estudos e acabaram postergando a entrada na graduação. Inclusive, 38% da moçada já adiou esse ingresso na faculdade, conforme o levantamento da Educa Insights, em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes). Ou seja, vira um efeito dominó!

Estamos nos recuperando

Na contramão desse cenário, o mercado pede cada vez mais por especializações. Por isso, o ensino a distância (EAD) é uma alternativa e um grande aliado. Afinal, continuando os estudos, a juventude consegue manter ou iniciar um estágio, mesmo durante essa crise.

Ademais, o ideal é a manutenção dessa atuação a distância. Ou seja, mesmo remotamente ainda é possível conseguir a chance de entrar no universo corporativo. Vale reforçar: a Medida Provisória 927/2020 prevê a necessidade de um supervisor para orientação das tarefas, conforme recomenda a Lei 11.788/2008.

Felizmente, o home office passou a ser adotado como uma realidade e isso evitou maiores perdas em postos de estágio. Como consequência, mais vagas foram abertas e o número saiu de 700 mil em 2020, no auge da crise e chegou no mês de março deste ano a 900 mil estagiários, sendo 686 mil do superior e 214 mil do médio e técnico. Um ponto de celebração!

Nesse sentido, a educação e o ato educativo escolar são duas medidas alinhadas, pois a modalidade é voltada apenas para quem está regularmente matriculado. Ou seja, para estagiar é preciso ser estudante. Assim, assegura-se a educação e a formação profissional do indivíduo concomitantemente, bem como reduz aos poucos a taxa de desemprego e evasão escolar do grupo.

Portanto, nesse momento é essencial buscar soluções e recursos para minimizar os efeitos pós-crise. Permaneçamos esperançosos na recuperação do mercado com o andamento da vacinação e tomando as medidas de proteção necessárias. Dessa forma, aceleramos esse processo. Afinal, sua atitude hoje, reflete um futuro muito melhor para o nosso país.

*Carlos Henrique Mencaci é presidente da Abres - Associação Brasileira de Estágios

Sobre a Abres

A Associação Brasileira de Estágios é a maior entidade de representação de agentes de integração do país, ou seja, empresas responsáveis pela seleção e gerenciamento de vagas de estágio. A instituição tem como objetivo promover e divulgar a modalidade junto às comunidades do Brasil, estimulando a formação profissional de jovens talentos. Também executa ações para fortalecer os agentes de integração e a inserção de estudantes no mercado de trabalho.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto