Logo
Imprimir esta página

Com realização ameaçada em 2021, Sistema de Avaliação da Educação Básica é defendido em carta da Frente Parlamentar Mista da Educação

O Deputado Federal Eduardo Bismarck (PDT-CE) e coordenador de Avaliações da Frente Parlamentar Mista da Educação (FMPE), articulou nesta segunda-feira (26) o envio de uma carta ao Ministro da Educação Milton Ribeiro pedindo a manutenção do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que corre o risco de não ser realizado em 2021. Quem assinou o documento conjuntamente foi a também coordenadora de avaliações, deputada Adriana Ventura (NOVO-SP), e o presidente da FPME, Professor Israel Batista (PV-DF).

A carta lista uma série de alternativas para que o MEC mantenha a realização do SAEB, que está com realização ameaçada sob a justificativa ministerial de falta de orçamento e devido à pandemia de Covid-19. “Ao passo que compreendemos as dificuldades impostas pela pandemia para a realização de avaliações a nível nacional, nós não podemos cruzar os braços e simplesmente adiar uma avaliação que serve para o diagnóstico da nossa educação e para a formulação das políticas públicas”, defende o deputado Eduardo Bismarck.

A primeira proposta é a aplicação do modelo de prova em formato virtual, com Ministério da Educação garantindo os meios necessários de acesso à internet e aos computadores para a prova online. A outra opção encaminhada pela FPME é a adoção da modalidade amostral, em vez de censitária, com distribuição nacional podendo ocorrer em formato presencial seguindo os protocolos sanitários recomendados pela Organização Mundial da Saúde, como ocorreu com o Enem 2021. O que garante, ao menos, o diagnóstico dos impactos sofridos pelos estudantes em função das dificuldades de atendimentos às aulas durante a pandemia.

A descontinuidade do SAEB em 2021 prejudicará a avaliação e o monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil. Também impactará na formulação de políticas educacionais pelas administrações públicas. “Só com um sistema de avaliação saberemos o que as crianças aprenderam e deixaram de aprender em 2020. Com a realização do SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica será possível traçar, com mais propriedade, as estratégias para recuperação da aprendizagem. Nenhuma criança deve ser deixada para trás”, avalia a deputada Adriana Ventura.

O Fundeb, que vem sofrendo vários erros, também será afetado. Os repasses do fundo usam como base de cálculo da complementação da União os resultados do Ideb, que tem como um de seus componentes o SAEB. Sem ser feito, a verba destinada aos municípios e estados em 2023 ficará comprometida.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto