SEGS Portal Nacional

Educação

2,5 milhões de alunos, professores e funcionários poderão emitir certificados digitais com a ICPEdu

  • Terça, 30 Março 2021 11:33
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Glaucia Scavassa
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

O serviço viabiliza a emissão ilimitada de certificados digitais pessoais para alunos, professores e servidores gratuitamente

Nesta quarta-feira (24), o Ministério da Educação (MEC) anunciou o lançamento do Programa Nacional de Certificado Digital da Rede de Educação Federal, com a ICPedu (Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa). O serviço da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) viabiliza a emissão ilimitada de certificados digitais para alunos, professores e servidores de forma gratuita e que podem ser utilizados em processos e sistemas acadêmicos.

O evento, transmitido ao vivo pelo Youtube, contou com a presença do Ministro da Educação, Milton Ribeiro; do Secretário Executivo do MEC, Victor Godoy; do Secretário de Governo Digital, Luis Felipe Salin, do Secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas; do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Wandemberg Venceslau e do Subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, André Castro. Além disso, participaram remotamente o Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ubaldo Cézar Baltazar e o Diretor-Geral da RNP, Nelson Simões.

“Essa ação objetiva contribuir para o processo de transformação digital que se alinha diretamente a estratégia do governo digital no Brasil pois possibilita oferecer serviços de melhor qualidade, mais simples acessíveis a qualquer hora e lugar e a um custo menor ao cidadão. As instituições de ensino e pesquisa poderão disponibilizar os certificados digitais para os usuários a curto prazo e sem a mobilização de recursos financeiros e logísticos. Esse é o conteúdo do que pretendemos nesta tarde ao lançarmos o ICPEdu”, explicou o Ministro da Educação, Milton Ribeiro.

O Certificado Digital Pessoal da ICPEdu funciona como identidade eletrônica para pessoas. Uma vez emitido, pode ser utilizado para assinar digitalmente documentos com circulação prioritária entre instituições de ensino e pesquisa dentre outras finalidades em sistemas específicos dessas instituições. Para utilizar o sistema, basta que a instituição seja membro da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) e que esteja credenciada para utilizar o serviço.

Na oportunidade, o Secretário Executivo do MEC, Victor Godoy, também aproveitou para falar um pouco sobre o início do desenvolvimento da ferramenta na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e para ressaltar que, por meio desta iniciativa, os cofres públicos economizarão em torno de R$120 milhões por ano, uma vez que temos no Brasil aproximadamente 2,4 milhões de potenciais clientes para a utilização do sistema.

“Os certificados digitais compõem as tecnologias essenciais para realizarmos no nosso dia a dia tarefas com segurança. As aplicações são inúmeras, na administração, na gestão acadêmica, em hospitais de ensino e pesquisa, nas relações seguras com relações externas, nos dados que compõem os repositórios de pesquisa, proteção de propriedade intelectual e até mesmo na proteção das máquinas e dos algoritmos. Nós precisamos aprimorar sempre os nossos ambientes para que eles sejam mais seguros, mais simples, mais previsíveis, em especial no campus, entre o campus e a casa do aluno, do professor ou do investigador”, finaliza Nelson Simões.

Sobre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)

Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e mantida por esse, em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Turismo, Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial RNP (PRO-RNP). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja, opera e mantém a rede Ipê, infraestrutura óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede conecta 1.529 campi e unidades nas capitais e no interior. São mais de quatro milhões de usuários, usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração dos sistemas de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde, Cultura e Defesa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version