Logo
Imprimir esta página

British Council e Museu do Amanhã lançam chamada pública para projetos de inclusão de garotas em STEM

British Council e Museu do Amanhã lançam chamada pública para projetos de inclusão de garotas em STEM

Serão selecionados 15 projetos para receber apoio financeiro e treinamento; “Garotas STEM: Formando futuras cientistas” tem foco em alunas de Ensino Fundamental e Médio

De acordo com pesquisa feita pela Unesco em 2018, apenas 35% das matrículas no ensino superior na área de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) são feitas por mulheres, que recebem menos incentivo para ingressar nessas carreiras desde a educação básica. Em vista disso, o British Council, em parceira com o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), instituição gestora do Museu do Amanhã, desenvolveu o “Garotas STEM: Formando futuras cientistas”.

Essa chamada tem como objetivo oferecer apoio financeiro e técnico a projetos voltados a alunas de Ensino Fundamental e Médio, com enfoque em incentivar e ampliar a participação de garotas nas áreas das ciências exatas e naturais, engenharias e computação. Serão selecionadas 15 iniciativas brasileiras já desenvolvidas em escolas, universidades, museus de ciência e organizações sociais, para receberem tanto o auxílio por meio de recursos financeiros, quanto treinamento dos líderes dos projetos.

O programa de treinamento, que terá duração de oito semanas, será ministrado pelo STEM Education Hub, uma parceria entre o King’s College London e o British Council, e treinará os profissionais que fazem parte dos projetos selecionados frente a novas abordagens de ensino de ciências que levem em conta questões de gênero. Com o aperfeiçoamento dessas práticas e a implementação de metodologias inclusivas, os professores e professoras poderão incentivar as estudantes, demonstrar as possibilidades presentes em carreiras científicas e aproximá-las da academia desde o ensino básico.

Raíssa Daher, Gerente de Projetos de Educação Superior e Ciência do British Council, explica que a importância de iniciativas como essa se encontra em iniciar a mudança desde a base, o que pode ter grande impacto em toda a jornada de cada aluna. “O nosso foco está na inspiração, em mudar o olhar do professor que ensina essas meninas e mudar o olhar das meninas, para que elas gostem de ciências e exatas sem achar que é um caminho impossível.”

A longo prazo, esse incentivo pode ter grandes impactos em criar um campo científico mais inclusivo, com um enfoque mais voltado à população como um todo. Daher conta que a produção de ciência ainda é muito feita pelos homens e, por isso, direcionada para público masculino. “Se nós conseguirmos facilitar a entrada das meninas, trazendo uma maior igualdade de gênero para essas áreas, nós aumentamos também a contribuição das mulheres em pesquisas, projetos e resultados, o que irá gerar uma ciência mais diversa, com mais olhares e alternativas, além de maior qualidade”, enfatiza Daher.

As inscrições para a chamada “Garotas STEM: Formando futuras cientistas” se inicia no dia 31/03. Para mais informações, acesse aqui.

Para mulheres cientistas

Com um olhar preocupado sobre a diversidade, o British Council tem um trabalho ativo no debate sobre diversidade na pesquisa acadêmica. Além da Revista Mulheres na Ciência, a organização lançou em fevereiro de 2021 o podcast Mulheres na Ciência. Na primeira temporada, o podcast apresenta debates sobre incentivos a meninas em carreiras na ciência; liderança feminina; tecnologia e inovação feita por mulheres e para mulheres; empreendedorismo científico; diversidade, interseccionalidade e empoderamento; sexismo e assédio; maternidade e carreira; e os bastidores da produção científica. O podcast está disponível nos principais agregadores e aplicativos de podcast, como Spotify, Deezer, Pocket Casts, Google Podcasts e Apple Podcasts.

Sobre o British Council

O British Council é organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Construímos conexões, entendimento e confiança entre o povo do Reino Unido e o de outros países por meio das artes e cultura, educação e Língua Inglesa. No ano passado, alcançamos mais de 80 milhões de pessoas diretamente e mais de 791 milhões ao todo, incluindo conteúdos digitais, publicações e transmissões em rádio e TV. Fundado em 1934, somos uma UK charity governada por Royal Charter, assim como um órgão público do Reino Unido. Cerca de 15% de nossos fundos são subsidiados pelo governo britânico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2026 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto