SEGS Portal Nacional

Educação

Portal oferta curso de inglês especializado para área de secretariado

  • Segunda, 29 Março 2021 11:27
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sandra Vergili
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Profissionais que se inscreverem no site vão receber minicurso gratuito de Inglês para Negócios

A profissão do Secretariado é uma das mais antigas do mundo e teve sua origem, segundo pesquisas históricas, com os escribas. De lá para cá muita coisa mudou e no início do século XX, durante a 2ª Guerra Mundial, as mulheres ocuparam espaço no mercado de trabalho e passaram a exercer essa função, que era essencialmente masculina.

Segundo dados apontados pela Organização das Nações Unidas (ONU), a profissão de Secretariado Executivo é a terceira que mais cresce no mundo. No Brasil, essa profissão foi regulamentada em 1985 pelas Leis 7377/85 e 9261/96 e está cada vez mais valorizada e requisitada, em sua maioria por empresas multinacionais.

Neste contexto, a proficiência no idioma Inglês deixou de ser um diferencial para as secretárias e secretários e passou a ser uma exigência para permanecer no mercado de trabalho. Com essa visão, a secretária executiva Ercilia Marques Gatto idealizou o portal www.secretariadodobrasil.com e organizou, em 2020, o movimento chamado “I Jornada Internacional de Secretariado”, que uniu profissionais influentes de vários continentes e autoridades do setor no Brasil.

“Nesse grande evento online percebemos que a maior necessidade desses profissionais era ter o domínio do idioma inglês. Graças à minha expertise de 15 anos de parceria com renomados institutos internacionais de ensino, desenvolvemos uma plataforma de curso de inglês pensado e focado no profissional do Secretariado”, explica Ercilia.

Metodologia Europeia

Segundo a empreendedora, o grande diferencial do programa de ensino, que segue uma metodologia europeia exclusiva, é que o aluno aprende o inglês geral, bem como o “Business English” (inglês para negócios), que permite que profissionais da área pratiquem suas habilidades de comunicação direcionada para as atividades em escritórios e ambientes de negócios.

“Hoje os secretários e as secretárias estão assumindo funções cada vez mais estratégicas nas organizações. Eles atuam como facilitadores, coordenando equipes e projetos. Além disso, o mercado está mais competitivo e globalizado. Essas mudanças fizeram com que os profissionais tivessem que se adaptar a uma nova realidade para continuar garantindo sua empregabilidade”, destaca a empresária.

É o caso da secretaria executiva Henriette Olivier, que trabalha desde 1989 em um dos maiores escritórios da área da Propriedade Intelectual da América Latina. “Eu conheci o portal Secretariado do Brasil através de um seminário e percebi que eles valorizavam a nossa profissão. Mesmo trabalhando com inglês há muitos anos, decidi voltar a estudar como uma oportunidade de me reciclar. Nunca pensei que, depois de mais de 30 anos no mercado de trabalho, eu fosse buscar uma reciclagem do idioma inglês. O resultado foi além do que eu imaginava, porque foi possível atualizar e enriquecer meus conhecimentos sobre a língua inglesa”, observa.

Secretariado remoto

O testemunho de Henriette traduz o sentimento de muitos outros profissionais no país que tiverem que se adaptar a uma nova rotina. No cenário da pandemia, eles descobriram um novo nicho de mercado: o secretariado remoto. Usando a tecnologia, utilizam seus conhecimentos para organizar e facilitar a rotina de muitos executivos que não tem tempo e precisam otimizar seu dia a dia.

“Neste momento de quarentena, muitas pessoas estão buscando investir na carreira de secretária, principalmente a versão remota, que oferece flexibilidade e qualidade de vida. No entanto, o domínio do inglês continua sendo indispensável, pois abre portas para que o profissional possa colaborar internacionalmente dentro e fora de suas próprias organizações. O inglês é a língua mais estudada do mundo e as conexões que o idioma permite podem ajudar as pessoas a encontrarem melhores empregos ou iniciarem seus próprios negócios”, ressalta Ercilia.

Segundo a idealizadora do Secretariado do Brasil, a grande dificuldade dos profissionais de secretariado para fazer um curso de inglês é a falta de tempo. “Cada módulo de nosso curso tem 60 horas/aula, divididas entre aulas ao vivo e gravadas, para que o profissional de Secretariado tenha maior liberdade no aprendizado do idioma e faça as aulas no seu tempo. Além disso, ao se matricular o aluno faz um teste de nivelamento para ver em qual turma ele irá se encaixar. Deste modo, podemos acompanhar a evolução de cada turma e garantir a fluência dos alunos no idioma”, explica.

Para quem ainda tiver dúvidas, o portal oferece um mini curso gratuito de cinco aulas para que os interessados possam conhecer a metodologia antes de se matricularem no programa, basta se inscrever no link: https://www.secretariadodobrasil.com/minicurso-busniness-english-gratuito/.

Intercâmbio

Além de idealizadora do portal Secretariado do Brasil, Ercilia é proprietária da agência de viagens FalcorTravels (www.falcortravels.com) e tem acordos com instituições de ensino no exterior. “Após a pandemia, a nossa ideia é formar um grupo de alunos para fazer um intercambio em Malta, um arquipélago que fica na Europa, entre o sul da Itália e o norte do continente Africano."

Sobre o Secretariado do Brasil

O portal Secretariado do Brasil é uma comunidade para secretárias e secretários que visa valorizar a profissão. Idealizado pela secretária executiva Ercilia Marques Gatto no início da pandemia, ela criou um movimento chamado "I Jornal Internacional de Secretariado" que uniu profissionais influentes de vários continentes e também autoridades do setor no Brasil. Durante esse evento, ficou latente a necessidade dos profissionais se adaptarem ao home office e também de terem o domínio do idioma inglês. Utilizando sua experiência de mais de 15 anos trabalhando remotamente e fazendo gestão de equipes, ela fez uma adaptação de vários cursos e treinamentos para que esses profissionais pudessem se atualizar para se manter no mercado de trabalho e também conseguissem emprego na pandemia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version