Podcasts conectam educadores, pais e alunos em isolamento social
Após grande crescimento na última década, os podcasts chegaram ao ambiente escolar e tem sido alternativa para ampliar a troca entre estudantes, escolas e famílias.
Ao longo da última década, o podcast foi um dos formatos de conteúdo que mais cresceu na internet. Antes mesmo da pandemia, que acelerou o consumo de conteúdos digitais em geral, o crescimento anual médio de ouvintes brasileiro era girava em torno de 65%, segundo pesquisas da Associação Brasileira de Podcasters (ABPod). Já durante o ano de 2020, com o isolamento social, o consumo do formato cresceu 200% no Spotify, segundo dados da própria empresa.
Neste contexto, e diante dos desafios pedagógicos gerados pela suspensão de aulas presenciais, diversas escolas e sistemas de ensino encontraram no podcast uma maneira criativa de manter o interesse de alunos, famílias e da comunidade escolar de maneira geral.
Para alguns especialistas, a incorporação do formato pelas escolas já era uma tendência antes mesmo da Covid-19. É o caso de Ligia Cavalaro, Diretora do Sistema Piaget que, recentemente, lançou o Piaget Cast, voltado tanto para estudantes, quanto para os pais e profissionais da educação.
“Acredito que para pensarmos em uma educação que realmente dialogue com as crianças e adolescentes, ou mesmo suas famílias, é importante estarmos atentos às tecnologias e às novas linguagens. O momento de suspensão das aulas presenciais e as incertezas que pairam sobre as escolas também contribuíram para pensarmos em novas formas de nos fazermos presentes junto às escolas, famílias e os estudantes”, explica Ligia.
Ela também destaca que, mesmo antes da pandemia, a empresa já utilizava a produção audiovisual para fins pedagógicos. “Nosso interesse por formatos interativos já é antigo. No início de 2019, por exemplo, nós começamos a oferecer, para nossas escolas conveniadas, uma plataforma onde o próprio estudante pode criar conteúdos em áudio e vídeo, com intuito de fazer com que ele assimile os conteúdos das disciplinas a partir da produção de conteúdo, que é um universo que gera muito interesse nas novas gerações.”, conta Ligia.
Para ela, as escolas que apostarem em uma produção de conteúdo digital, dentro e fora da sala de aula, têm muito a ganhar. “Acredito que as instituições e os profissionais da educação não podem ser inimigos da tecnologia. Nosso papel é exatamente despertar o interesse dos estudantes, ampliar o diálogo entre pais e educadores e ainda ensinar o aluno a utilizar as ferramentas que o universo digital proporciona de maneira crítica e responsável”, completa.
O Piaget Cast está disponível na plataforma Octus, ferramenta proprietária do Sistema Piaget, e também no Spotify, onde qualquer usuário da plataforma de streaming pode acessá-lo digitando “Piaget Cast” na busca.
Sobre o Sistema Piaget
Com mais de 40 anos de atuação, o Sistema Piaget nasceu a partir da vivência escolar prática do Colégio Piaget, de São Bernardo do Campo, onde as soluções de ensino são aplicadas e aprimoradas constantemente. Presente em mais de 250 escolas, o Sistema Piaget oferece materiais didáticos, conteúdos digitais e serviços educacionais em todo o Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>