SEGS Portal Nacional

Educação

Brasil Musicantes e Brincando de Viver levam arte e cultura para crianças da Escola Estadual Professora Dulce Carneiro, na Vila Marari

  • Quarta, 10 Março 2021 10:08
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliano Wladimir Capato
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Os projetos Brasil Musicantes e Brincando de Viver acabam de retornar à Escola Estadual Professora Dulce Carneiro, na Vila Marari, na Zona Sul de São Paulo, levando arte, cultura e diversão para crianças de 6 a 14 anos. Presentes em 30 cidades de Norte a Sul do Brasil, os projetos beneficiam mais de 6 mil crianças com atividades de iniciação musical, teatro de formas animadas, contação de histórias e muito mais.

Missão: educar com arte

O Brasil Musicantes está presente em escolas públicas e constitui uma excelente oportunidade para que os pequenos possam aprender elementos básicos da arte musical por meio da livre experimentação de instrumentos de percussão, flauta doce e participação em coral infantil.

A missão deste projeto é a de gerar na escola-parceira toda uma atmosfera musical, uma paisagem sonora, uma força-matriz de convivência e inspiração de sensibilidades. “É algo mágico e envolvente ver que, desde os primeiros instantes das crianças com a música, tudo vai se tornando familiar, divertido, lúdico”, afirma o idealizador e diretor dos projetos, Henrique Delicio.

As atividades são sempre coletivas e orientadas por estudantes de curso superior de música contratados pelo projeto como estagiários, recebendo toda a orientação pedagógica da equipe técnica sediada em São Paulo.

O Brincando de Viver, por sua vez, está presente em 35 escolas e em dois hospitais públicos de São Paulo administrados pelo Hospital Israelita Albert Einstein. A missão deste projeto é contribuir para a humanização dos hospitais e do tratamento médico às crianças-pacientes. Na prática, no ambiente hospitalar, uma dupla formada por uma atriz e uma musicista, com suas canções, brincares, bonecos, fantoches etc. possibilitam que as crianças em tratamento médico vivenciem momentos de fantasia, alegria e encantamento à medida que percorrem alas e leitos, cantando, sorrindo, contando as breves e belíssimas histórias. Essas experiências promovem melhoria nos indicadores de saúde das crian&c cedil;as hospitalizadas, afinal, a alegria faz bem, e também ajuda a curar, complementa Henrique.

O Brincando de Viver também está presente em todas as escolas onde o Musicantes pulsa. Estagiários de artes cênicas realizam oficinas de teatro de formas animadas com os alunos, brincando junto, sonhando, compartilhando todo um conjunto de adereços cênicos naturalmente irresistíveis pelo imaginário infantil.

Musicantes e Brincantes – assim são os nossos voluntários!

O Brasil Musicantes e o Brincando de Viver resultam, também, do envolvimento de voluntários fazendo a ponte entre as instituições beneficiadas e a gestão dos projetos.

Em cada cidade funcionários do Banco Daycoval – patrocinador dos projetos – organizados em duplas de ação social atuam enquanto Madrinha e Padrinho “Musicante” e “Brincante”. Estes voluntários oferecem parte de seu tempo livre e de suas expertises em cada local onde a música e o teatro chegaram para se encontrar com as crianças em suas escolas.

A Escola Estadual presta, além da arte de educar, um importante serviço de responsabilidade social com o atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade.

A diretora da Dulce Carneiro, Cecília Almeida, reforça a importância do projeto ao longo dos últimos quatro anos, comentando que a cada aula, quando os estagiários entram em sala, a magia acontece. “Os resultados foram muito além do esperado. Professores, entusiasmados, relatam o progresso das turmas na aquisição das habilidades e competências motora em Educação Física e de raciocínio lógico em Matemática, prova incondicional que, a Música é a Matemática sonora. Além de criar um espaço de incentivo e respeito a diversidade cultural, valorizou as práticas pedagógicas tornando-as diferenciadas, engajando a emoção a aprendizagem”, disse.

“Iniciativas como estas são sempre bem vindas, pois impulsionam a criatividade, a construção de sonhos, a transformação da realidade, da vida, gera autonomia e que através da arte, cultura e educação é possível construir um mundo melhor”, complementam.

“Isso prova que todos nós podemos ser um Dom Quixote. Ser um alguém a acreditar que a vida possa melhorar sempre. Abrir as janelas todas as manhãs e seguir seu ofício de ajudar as pessoas!”, finalizou Henrique Delício.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Dez 23, 2025 Educação

5 dicas para transformar o tempo de tela em aprendizado

Dez 19, 2025 Educação

7 critérios essenciais para escolher a escola certa…

Dez 18, 2025 Educação

Muito além das letras: alfabetização matemática é…

Dez 17, 2025 Educação

Ano letivo: confira 4 práticas pedagógicas que auxiliam…

Dez 16, 2025 Educação

Confira 5 dicas essenciais para promover uma educação…

Dez 15, 2025 Educação

Matemática: 5 dicas para estudar a matéria para…

Dez 12, 2025 Educação

Dicas para incentivar a leitura nas férias: 8 livros…

Dez 11, 2025 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Dez 10, 2025 Educação

Saiba o que é preciso ser observado na escola antes de…

Dez 09, 2025 Educação

Confira 5 benefícios da gamificação para o aprendizado…

Dez 09, 2025 Educação

Intercâmbio nas férias: o que considerar antes de…

Dez 08, 2025 Educação

Vai fazer vestibular on-line? Saiba por que a qualidade…

Dez 05, 2025 Educação

Férias escolares: como equilibrar lazer, criatividade e…

Dez 04, 2025 Educação

Leitura em voz alta: especialista explica como o hábito…

Dez 03, 2025 Educação

Orientador educacional: saiba a importância deste…

Dez 02, 2025 Educação

Férias escolares viram foco de conflitos na guarda…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version