SEGS Portal Nacional

Educação

Profissionalização é a cereja do bolo no setor gastronômico durante pandemia

  • Quinta, 04 Março 2021 19:57
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Agência Educa Mais Brasil
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

INSTITUTO GOURMET BRASIL ALIA AULAS DE GASTRONOMIA COM EMPREENDEDORISMO - FOTO DIVULGAÇÃO

Com foco em empreendedorismo, Instituto Gourmet auxilia profissionais do ramo a se reinventarem

A Gastronomia é um dos setores que apresentaram mudanças durante a pandemia do novo coronavírus, e precisou se reinventar para não sair no prejuízo. Uma opção adotada foi entregar os pedidos por delivery ou transformar os espaços para o chamado takeout ou takeaway– em português “para levar”, quando os clientes buscam os alimentos, podendo consumir no lugar que quiserem.

“Apaixonada por realizar sonhos e surpreender os sentidos através de sabores”, assim descreve o seu negócio, Socorro Faleh, de Guajará-Mirim (RO), uma das tantas empresárias Brasil a fora que deu a volta por cima, mesmo diante das notícias negativas por conta da pandemia. Investiu no sistema delivery, além de oferecer produtos diferentes do “convencional” em sua região.

Mas a empresária Faleh contou com auxílio do curso de Cozinheiro Profissional, do Instituto Gourmet, escola de gastronomia que contabiliza mais de 70 franquias espalhadas pelo Brasil.

“Lá temos aulas não só da parte gastronômica, mas também de empreendedorismo. A professora sempre alerta ‘olha gente, vocês têm que encontrar algo diferente dentro do nicho de vocês’. Então, eu trouxe isso para a minha vida aqui no meu buffet. Comecei só eu e minha irmã. Hoje eu tenho três funcionários. Enquanto tem muita gente nessa crise, não posso reclamar. Fico triste com todo o cenário da pandemia, mas eu não tive dificuldades no meu negócio durante esse período”, comemora Simone.

Ex-professora de português, ela começou a cozinhar para festas e eventos por incentivo de amigos. Hoje, seu buffet é destaque em Guajará-Mirim e sua determinação foi destaque na campanha "Meu Aluno Gourmet faz Acontecer", idealizada pelo Instituto Gourmet.

Temperos do sucesso

Para Robson Fejoli, cofundador do Instituto Gourmet, o mercado gastronômico até aqueceu para os pequenos empreendedores, como a Socorro, durante a pandemia. “As pessoas, sem poder sair de casa, tinham que fazer encomendas. Os grandes restaurantes sofreram mais, mas os pequenos, esses que entregam marmita, tiveram um mercado ainda mais aquecido com a entrega de delivery”, explica.

Esse cenário foi mais positivo, destaca Fejoli, para aqueles que buscaram orientações e profissionalização. “É fazer uma receita profissionalmente para além dos segredos da Gastronomia. No Instituto, nós ensinamos os alunos a deixarem de ser amadores para se profissionalizarem. Isso para eles aprenderem a ser pequenos empreendedores”.

Na instituição, as disciplinas da área gastronômica são integradas às de visão comercial e empreendedorismo. O conteúdo inclui módulos dedicados a precificar, calcular e divulgar as iguarias que preparam com tanto esmero. “Nós também ensinamos que um dos principais canais de divulgação do trabalho deles são as mídias sociais. Então, eles aproveitaram mais esse momento em que as pessoas estão mais presentes no digital por conta da pandemia e conseguiram divulgar muito bem os seus serviços”, acrescenta o co-fundador.

Parceria com Educa Mais Brasil disponibiliza bolsas de estudo

Para alcançar o maior número de pessoas que estejam buscando por profissionalização, o Instituto Gourmet fechou parceria com o Educa Mais Brasil, plataforma de incentivo educacional. As bolsas variam de acordo com a disponibilidade de cada franqueado, mas os descontos podem chegar a 70% do valor das mensalidades.

Fejoli, inclusive, ressalta para os franqueados a importância de unir forças com o Educa para alcançar o maior número de alunos. “O Educa é um marketplace forte no mercado de educação. Então, nossos franqueados ganham divulgação para um aluno que não teriam e que talvez nem soubesse o que é oferecido pelo Instituto”, ressalta.

Para saber um pouco mais sobre as bolsas disponíveis em sua região, basta acessar o site do Educa Mais Brasil. A inscrição é gratuita e ocorre durante todo o ano.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version