Logo
Imprimir esta página

Leitura para todos: A Taba e SOMOS Educação promovem roda de leitura infantil online

A apresentação da obra “Quem canta seus males espanta” será gratuita e tem o intuito de incentivar a leitura entre os pequenos. O evento ocorrerá no dia 06 de março

Durante a idade de formação, a leitura é essencial e tem grande impacto no processo de crescimento, auxiliando no desenvolvimento de pensamento crítico e na capacidade de interpretação do mundo. Com o objetivo de incentivar os pequenos a criarem esse hábito desde cedo, A Taba – Leitura em rede, em parceria com a unidade de literatura da SOMOS Educação, desenvolveu uma roda de leitura online para crianças, que ocorrerá no dia 06/03.

O evento, completamente gratuito, contará com a edição especial de “Quem canta seus males espanta” (Editora Caramelo), de Theodora Maria Mendes de Almeida. E ocorrerá no dia 06 de março, às 11h. A inscrição gratuita pode ser feita no link: clique aqui. O novo título, lançado no segundo semestre de 2020 para comemorar os 20 anos de sucesso dos dois volumes da obra, consistiu em uma compilação das músicas mais queridas do público, pretendendo atualizar-se aos novos tempos e encantar as crianças do presente com o aprendizado lúdico e musical.

Esse novo exemplar vem recheado de memória. Sua sonografia é composta por 40 das cantigas e parlendas das obras anteriores, escolhidas pelos próprios fãs em votação virtual, divulgada pelas redes sociais. As ilustrações das capas originais, feitas pelos alunos das escolas Bola de Neve e Hugo Sarmento, também foram mantidas. Para além disso, as orelhas da edição comemorativa são preenchidas por correspondências que a autora recebeu de professores e crianças nos últimos 20 anos.

Esse trabalho da Caramelo de relançar “Quem canta seus males espanta” advém do sucesso da obra em sua proposta de ensinar crianças de maneira lúdica. Em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o livro defende a compreensão da leitura em um sentido mais amplo, que estimule o desenvolvimento de diferentes linguagens. As músicas e cantigas presentes na edição estimulam uma natureza artística junto ao hábito de ler.

Theodora, pedagoga e diretora escolar por mais de 35 anos, defende o trabalho com as cantigas de tradição oral e elaborou inclusive um Guia do professor, com sugestões de atividades baseadas em seu livro e de acordo com as habilidades previstas na BNCC. Para ela, as parlendas beneficiam a memória, desenvolvem a sociabilidade e promovem um aumento do repertório cultural e do vocabulário das crianças. “A música é capaz de criar uma relação afetiva entre os alunos e as histórias compartilhadas nos livros. É emocionante presenciar a longa vida de uma obra que encanta diferentes gerações por duas décadas”.

Quem canta seus males espanta (link)
Avulso | Caramelo
Autor: Theodora Maria Mendes de Almeida
Segmento: Literatura infantil
Páginas: 88 | Formato: 20 x 20 cm
Anos sugeridos: iniciantes (4 - 5 anos) e em alfabetização (6 - 8 anos)

Sobre a unidade de Literatura da SOMOS Educação

Com mais de 1,6 mil obras em seu catálogo e mais de 500 autores nacionais e estrangeiros, de diversos gêneros literários, a área de Literatura da SOMOS Educação reúne obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Formato, Saraiva e Scipione de literatura infantojuvenil. A área também é responsável pelo Coletivo Leitor, portal que busca difundir o valor e a importância da leitura e da literatura para o ser humano desde criança, estimulando a criatividade e o desenvolvimento da empatia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto