SEGS Portal Nacional

Educação

Dia da Mulher: professoras dão dicas sobre como abordar o tema em sala de aula e inspirar garotas

  • Quarta, 03 Março 2021 18:42
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Scavuzzi
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Educadoras de humanas, exatas e biológicas do Sistema de Ensino pH reforçam a importância de resgatar figuras como Maria Leopoldina, Katherine Johnson e Nise da Silveira

O Dia Internacional da Mulher é uma data importante para levantar debates acerca da representatividade feminina e desigualdade gênero no Brasil. Na sala de aula, o 8 de março também deve fugir da superficialidade da comemoração e oferecer uma reflexão. Por isso, as professoras e autoras do Sistema de Ensino pH Rafaela Mateus (História), Claudia Lúcia (Matemática) e Heloísa Simões (Biologia) comentam sobre como trabalhar a presença feminina em suas áreas.

Como trabalhar o tema em sala de aula?

Nas aulas de História, Rafaela conta que busca reinserir a participação de personalidades femininas. “Um exemplo clássico foi a importância da Dona Leopoldina. A História Oficial explica a Independência do Brasil feita por D. Pedro no Sete de Setembro, quando, na verdade, quem assina a independência do Brasil é a Dona Leopoldina no dia 2 de setembro junto ao conselho de Estado.”

As educadoras ressaltam que a presença feminina deve ser um tema recorrente nas aulas, não apenas na ocasião do 8 de março. A professora Heloísa segue essa linha ao falar frequentemente sobre quem está por trás do conhecimento científico, que geralmente é conhecido apenas por um sobrenome. “É o caso de Margulis, que as pessoas conhecem da ‘Hipótese de Margulis’. Mas eu sempre falo sobre a Lynn Margulis, para que as pessoas saibam que ‘Margulis’ é uma mulher.”

Desafios existem, mas devem ser enfrentados

“Na minha área, a área de ciências, é importante que as alunas percebam que a ciência é realizada por todos, a aptidão e o gosto não dependem do gênero do indivíduo”. A afirmação da educadora se refere à presença de mulheres em ciências e exatas. De acordo com pesquisa divulgada pela UNESCO em 2018, apenas 30% das pesquisadoras do mundo todo atuam nessas áreas.

A professora Cláudia acredita que o papel dos educadoras nesses momentos de desafio é mostrar exemplos reais, para que as alunas entendam que qualquer carreira é possível. “É importante motivar os alunos quanto a importância da mulher na composição do mundo moderno”, completa.

Repertórios e inspirações

Ela aconselha que os estudantes busquem mais sobre figuras como Katherine Johnson, cientista negra responsável por realizar as contas que garantiram a ida e volta dos astronautas ao espaço na NASA, e Hipátia de Alexandria, a primeira mulher matemática da história. Na área de história, a professora Rafaela sugere a leitura do livro “História das Mulheres no Brasil”, de Mary Del Priore, e o filme “As Horas”, que conta a história de três mulheres temporalmente separadas, mas que enfrentam problemas bastante semelhantes.

Por fim, a professora Heloísa indica o filme brasileiro “Nise: O Coração da Loucura”, que conta a história da Nise da Silveira. “Eu acho a trajetória de vida dela fantástica, pelo trabalho que ela desenvolveu com a questão da mente humana, como médica. Apesar de não trabalhar com essa área, eu acho uma história muito inspiradora.”

Sobre o Sistema de Ensino pH – O pH surgiu em 2012, a partir do trabalho desenvolvido no Colégio pH e Curso pH, presente há mais de 30 anos no Rio de Janeiro. Reconhecido pelo elevado número de aprovações nos vestibulares das universidades mais concorridas do estado e pelos excelentes resultados no ENEM, o pH atua da Educação Infantil ao Pré-vestibular. O sistema conta com uma série de escolas parceiras e oferece orientação nas áreas de planejamento, ferramentas tecnológicas, projetos inovadores, integração de recursos e formação contínua dos profissionais. O Sistema de Ensino pH integra o portfólio de empresas da SOMOS Educação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version