SEGS Portal Nacional

Educação

Aprendizado na prática: empreendedores contam as principais lições que só aprenderam colocando a mão na massa

  • Sexta, 26 Fevereiro 2021 10:07
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marina Sá
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Gisa Oliveira, fundadora do Levinho Fit, em videoaula no Afrohub

Estudar é muito bom e extremamente importante para o desenvolvimento profissional, mas, apesar de todo o conteúdo adquirido, o que faz a diferença mesmo é a prática. Quando se fala em empreendedorismo, a lógica, muitas vezes, se inverte, quando primeiro se abre o negócio para depois buscar uma especialização.

Pensando nisso, o Afrohub compartilha alguns aprendizados, em forma de depoimentos, de empreendedoras que lidam diariamente com os desafios de organizar as finanças, superar crises financeiras e se reinventar no mercado. As afroempreendedoras Gisa Oliveira do Levinho Fit e Ana Claudia da AFRA Design falam sobre como o dia a dia do negócio as ensinou a lidar com as adversidades:

Em novembro de 2017, Gisa Oliveira estava passando por uma crise financeira. Com apenas R﹩ 200,00 na carteira e trabalhando como motorista de aplicativo, não podia arriscar todo o valor em gasolina e não ter corridas o suficiente. Foi então que teve a ideia de fazer marmitas. Usou o dinheiro para comprar insumos e produziu 20 marmitas de escondidinho: surgiu então a Levinho Fit.

"De lá para cá são três anos e mais de 200 cardápios. Com o tempo fui aprendendo o quanto era importante colocar um preço adequado no meu produto. Eu não tinha noção nenhuma de quanto custava, tive que começar pesquisando na internet os produtos dos concorrentes, para ver quanto cobravam em questões de quantidade, de ingredientes na marmita, enfim. Fui aprendendo no dia a dia, e foi aí que eu percebi que precisava me organizar para conseguir continuar trabalhando, caso contrário, iria pagar para trabalhar, e isso a gente não pode fazer nunca", pontua a chef Gisa Oliveira.

A chef relatou também a dificuldade com relação à separação das contas pessoais das jurídicas. Seu depoimento vai diretamente de encontro ao de Ana Claudia Silva, fundadora da AFRA Design, papelaria étnico-inclusiva e moda afro. Em 2017, a pedagoga estava enfrentando problemas de saúde ocasionados pelo exercício da sua profissão. Diagnosticada com ansiedade, estresse e depressão, precisou se afastar do magistério para iniciar seu tratamento, e na busca por um novo direcionamento de carreira, influenciada pelo histórico familiar, partiu para o empreendedorismo e fundou seu negócio em 2018.

"Se eu quisesse ter a estabilidade, a sustentabilidade e, principalmente, o crescimento do meu negócio, eu precisaria ter total domínio do que eram as minhas contas. Foi aí que eu comecei a separar totalmente o dinheiro pessoal do jurídico. Eu assumi o meu papel de mulher empreendedora e passei a, de fato, fazer a gestão do meu negócio. Foi essa postura que eu precisei ter para começar a fazer a separação no financeiro. Tem que pensar que esse é um começo, e que no início, a empresa é pequena, mas não tem que ser pequena para sempre. É preciso criar mentalidade de crescimento e, para isso, é essencial que a gente faça gestão das contas com responsabilidade", sinaliza Ana Claudia.

Essas e outras histórias inspiradoras, com dicas práticas para crescer e desenvolver seu negócio, você encontra no Afrohub. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version