SEGS Portal Nacional

Educação

Jovens revelam suas expectativas para 2021

  • Quarta, 24 Fevereiro 2021 10:17
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mauro de Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Quase a metade dos respondentes está otimista e acredita em crescimento econômico com abetura de vagas

Diante da crise gerada pela Covid-19, muita gente não via a hora do ano passado terminar. Apesar da mudança no calendário, os efeitos da pandemia ainda se fazem presentes. Para entender melhor as perspectivas futuras, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios fez a seguinte pergunta aos jovens: qual sua expectativa para 2021? O levantamento contou com 33.326 participantes entre 21 de dezembro de 2020 e 8 de janeiro de 2021. A maioria dos respondentes está otimista para o novo ciclo.

Quase metade, ou 46,84% (15.611) dos entrevistados afirmou: “será um ano muito melhor, sem crise, com vagas e crescimento econômico”. De acordo com o presidente do Nube, Seme Arone Junior, ocorreu uma recuperação nas oportunidades de estágio, mas ainda sem aumento. “Em abril de 2020, houve queda de 92% no número de chances. O valor diminuiu ao longo dos meses posteriores e agora está em 8%. Além disso, na 1ª Temporada de Estágios de 2021, período conhecido pelo aumento nas vagas para estudantes, a oferta foi 4,04% menor em relação ao mesmo período de 2020, ainda como reflexo da turbulência financeira”, elucida.

Segundo o presidente, setores como o comércio digital, logística, supermercados (auto serviço) e agronegócio, se expandiram. No entanto, outros encolheram, como os shoppings, ramo da alimentação (bares e restaurantes), serviços com atendimento presencial e turismo. “A velocidade de restabelecimento dessas áreas irá dizer se teremos uma evolução na quantidade de vagas de estágio ou não”, destaca Arone Junior.

Para 38,52% (12.838) dos respondentes, o ano “não será fácil, contudo, deve melhorar no segundo semestre”. Na visão do especialista, os alunos podem ficar animados, pois a previsão para as colocações de ato educativo escolar é promissora. “Novos pacotes econômicos estão chegando e, por isso, a expectativa é positiva para o segundo semestre. Além disso, as pessoas estão se adaptando à nova realidade. Haverá também a 2ª Temporada de Estágios em julho, período de crescimento na abertura posições”, afirma.

Já 11,54% (3.847) colocaram: “vamos continuar sofrendo os efeitos da pandemia e isso afetará todas as áreas”. Entretanto, com o início da vacinação, o olhar de quem atua no mercado é diferente. “As vacinas certamente mudam o jogo, pois elas implicam em menos ocupação de leitos nas UTIs e uma menor taxa de mortalidade. Logo, isso também afeta a atividade financeira, reduzindo o medo, elevando o consumo e os investimentos”, argumenta o presidente do Nube.

Para o especialista, a partir dessa ampliação, setores como turismo, eventos e esportes, por exemplo, seriamente abalados pelo distanciamento social, serão beneficiados. “Em contrapartida, as áreas com crescimento, como tecnologia, poderão continuar se ampliando e abrindo vagas. Afinal, subiu o consumo de processos digitais e as empresas precisaram se adequar ao home office. Percebemos uma mudança de cenário na qual contratados poderão trabalhar de qualquer lugar, bastando ter equipamento e conexão com a Internet. Portanto, os empresários terão mais possibilidades de negócios”, ressalta.

Por fim, 3,09% (1.030) acreditam: “será ainda pior, pois não temos uma solução confiável para a atual situação do país e do mundo”. Entretanto, para Arone Junior essa probabilidade é mínima. “Seria a hipótese de, com muito azar da humanidade, aparecer uma variante nova para a qual as vacinas sequer reduzem a gravidade. Porém, por enquanto isso não ocorreu e os laboratórios já estão melhorando as vacinas para em breve também atacar as variantes”, pontua.

O presidente lembra ainda das outras boas notícias, como os tratamentos mais eficazes para quem fica doente e os resultados de campanhas de vacinações em massa, diminuindo assim a quantidade de ocorrência de casos graves em outros países. “O mundo está mais preparado hoje em relação ao ano passado para enfrentar a situação. Ou seja, nos encontramos em um ciclo de fim de pandemia”, finaliza o especialista.

Serviço: Jovens revelam suas expectativas para 2021
Fonte: Seme Arone Junior, presidente do Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios.

Sobre o Nube

Desde 1998 no mercado, o Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo o país. Possui mais de 12 mil empresas clientes, 18 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 980 mil pessoas no mercado de trabalho. Também administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário e aprendiz por meio de relatórios de atividades.

Anualmente, são realizadas 23 milhões de mensagens multi canais e encaminhados 1,1 milhão de candidatos. O banco de dados conta com 6,4 milhões de jovens cadastrados e todos podem concorrer às milhares de oportunidades oferecidas mensalmente. Para facilitar a vida dos cadastrados, foi desenvolvido um aplicativo disponível na Apple Store e Play Store.

O Nube também está presente nas principais redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo e YouTube. Com a TV Nube, oferece conteúdos voltados à empregabilidade, dicas de processos seletivos, currículos, formação profissional, entre outros. O cadastro é gratuito e pode ser feito no site www.nube.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version