Logo
Imprimir esta página

Aulas remotas versus Educação a Distância: Entenda a diferença entre as modalidades de ensino

Segundo a Unyleya, para entregar a melhor experiência na Educação a Distância, a Instituição deve ter seu DNA 100% digital, fazer com que seus alunos se sintam seguros e acolhidos, além de corpo docente altamente capacitado

A pandemia da Covid-19 parou o mundo e obrigou principalmente a área educacional a evoluir e acelerar seu processo de transformação digital. Tudo aquilo que era entendido antes como futurista ou estava programado para acontecer daqui há anos, hoje virou uma realidade. Para poderem se manter, muitas escolas tiveram que trabalhar com educação remota, enquanto outras que já tinham expectativas de se tornarem a distância, apenas anteciparam seus planos. Em compensação, aquelas fundadas na modalidade 100% digital, não sentiram grandes impactos.

“Antes da pandemia, a educação era uma área que continuava resistindo enormemente às tecnologias digitais, estava muito presa a paradigmas passados. A ano de 2020 foi decisivo na quebra de tabus e ficou mais do que evidente a necessidade do mercado de não mais se produzir um modelo bancário de educação. Isso porque a incorporação da tecnologia deve ser tida como um meio e não como um fim de si mesma. Ela não deve ser adotada por ser mais barata e ampliar a margem de lucro, como é feito em muitas Instituições. Esse viés não garante vida longa a elas, uma vez que não é nem um pouco viável do ponto de vista da qualidade, permanência e desenvolvimento de cidadãos”, relata a professora Solange Ferreira de Moura, doutora na área de Direito e Diretora Acadêmica Adjunta de Graduação na Unyleya, Instituição de ensino superior pioneira em EAD no país.

Principalmente no início da pandemia, percebeu-se uma educação remota de improviso e alguns locais se saíram melhor que os outros. No Estado de São Paulo, por exemplo, foi possível assegurar internet gratuita para qualquer aluno das escolas estaduais que tenha um celular compatível, o que facilitou as aulas a distância. Contudo, apenas essa solução não foi suficiente, uma vez que algumas tarefas exigiam auxílio dos professores, já que por muitas vezes os pais não têm formação acadêmica para dar o suporte necessário. Boa parte desse processo ocorreu em uma linguagem inacessível para o aluno e para a pessoas ao seu redor.

Segundo Solange, a acessibilidade foi uma conquista gigantesca e que foi feita muito rápida. Os professores criaram atividades para serem desenvolvidas a distância, o que na verdade deu muito trabalho aos pais. “Os professores da educação presencial ficaram numa saia justíssima e tiveram que dar conta do recado. Eu admiro profundamente esses profissionais, que trabalharam loucamente nessa pandemia, produzindo inclusive materiais que nas universidades a distância são feitos em departamentos dedicados a isso. O professor acabou tendo que fazer na casa dele, usando o próprio computador, a própria internet, energia e, claro, as próprias noites, para produzir materiais para as aulas online. Se tem heróis além dos profissionais da saúde, são os professores da educação básica, que fizeram de tudo. Já os da educação superior tiveram um pouco mais de suporte, uma vez que muitas das Universidades já tem departamentos de educação a distância”, explica.

Diferente das aulas remotas, a educação a distância é toda planejada e desenvolvida para ser executada nesta modalidade com os recursos inerentes a esse modelo. “A EAD nos dá inúmeras possibilidades e queremos quebrar o invólucro de que filmar teatro é cinema, porque não é. Existe uma grande diferença entre oferecer aulas remotas e educação a distância. A lógica é outra: é multimídia e multifontes. Quando planejamos uma educação inteiramente digital, trabalhamos com as características do nosso público, com cursos de nivelamento. Para cada disciplina se desenvolve um livro didático. Conseguimos também identificar a competência leitora dos alunos que nos chegam e incluirmos a literatura das bibliografias básicas complementares dos cursos que têm uma linguagem mais elaborada, promovendo uma educação mais inclusiva”, ressalta.

Fundada em 2006, a Unyleya é uma das primeiras Instituições de Ensino 100% EAD no Brasil, e trabalha a partir de três pilares: Segurança, Pertencimento e Pioneirismo, indispensáveis para entregar a melhor experiência na Educação a Distância.

O aluno da Unyleya tem ingresso simplificado e 100% online, com vestibular e matrícula digital e todos os cursos EAD são autorizados e reconhecidos pelo MEC. A Instituição desenvolve cursos de adaptação e nivelamento ao dia a dia da EAD para todos os alunos, disponibiliza material didático e de apoio durante todo o curso, presta suporte e atenção individualizada de professores aos seus alunos, além de apoio no direcionamento do seu futuro profissional, com amparo psicopedagógico para o aluno se desenvolver no estudo a distância. Também conta com biblioteca com milhares de livros e periódicos para consulta ilimitada, centro de carreiras exclusivo com oportunidades que vão do estágio ao primeiro emprego.

Para que seus alunos se sintam acolhidos, a Unyleya oferece atividades acadêmicas e interativas entre discentes de todo o Brasil, como o Clube do Livro e a Semana da Educação, promovendo o aprimoramento contínuo da relação Instituição e Alunos, próxima, real e humanizada, além de acesso direto aos coordenadores por meio de canais internos. Bolsas exclusivas em curso de idiomas (Inglês) em instituições parceiras renomadas também são oferecidas.

A Unyleya é pioneira na Educação a Distância com DNA 100% digital desde sua fundação. A instituição conta com plataforma e aplicativos disponíveis 24h para que o aluno estude de qualquer lugar. Os alunos estudam dentro de uma metodologia inovadora focada em flexibilidade para possibilitar o melhor desempenho nos estudos, com apenas uma disciplina por mês. O corpo docente é altamente qualificado, com especialistas, mestres e doutores. As turmas reduzidas proporcionam maior foco e atenção, com bons resultados registrados no ENADE.

A Instituição conta atualmente com mais de 200 mil estudantes – o que a torna a maior do país em número de alunos, e mais de 250 mil formados desde sua fundação. São 18 cursos de Graduação e mais de mil de Pós-Graduação em 50 diferentes áreas do conhecimento.

Você também deve se interessar por Educação do futuro: quais são as principais tendências e como se preparar? .

Leia também sobre a revolução digital vivida atualmente e que contribui muito para a adoção gradual do EAD.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2026 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto