Logo
Imprimir esta página

Setor educacional passa por transformação digital em 2021 para se manter em alta

CEO da Edulabzz, Lucas Moraes, comenta sobre as tendências do mercado como LXP, Personalização do Ensino, Inteligência Artificial, Autonomia e Aprendizagem Adaptativa e Microlearning entre outras

Falar sobre educação no Brasil é complexo por causa da sua diversidade regional. Ao mesmo tempo do qual existem diversos problemas neste setor, também encontram-se várias soluções que são capazes de melhorar os índices educacionais do país. Para isso, é preciso que tendências sejam lançadas no mercado praticamente durante todo o ano e, 2021 conta com novidades de brilham os olhos do mercado e das instituições, com soluções como LXP (Learning Experience Platform), Autonomia e Aprendizagem Adaptativa, Personalização do Ensino, Sala de Aula Virtual, Microlearning, All-in One Educational Platform, Inteligência Artificial (IA) e Blockchain.

Criadas por Edtechs, startups voltadas para a educação, essas soluções resolveram a problemática questão do ensino a distância (EAD) que pouco era abordado nas instituições, sejam elas públicas ou privadas. O último levantamento feito pela Abstartups em 2019, o mercado possui cerca de 449 Edtechs ativas no país, e 70% delas oferecem serviços para o ensino básico infantil, fundamental e médio.

Para o especialista e CEO da Edulabzz, laboratório de inovação educacional que desenvolveu um pacote de apps e plataformas para a Educação 4.0, Lucas Moraes, “foi preciso uma implementação forçada da transformação digital no setor de educação. As mudanças que já ocorreram e as que ainda não aconteceram, são essenciais para o avanço tecnológico das instituições. Antes da pandemia, o mercado educacional estava estagnado e não eram todos que pensavam na inovação e simplicidade que a tecnologia oferece. Hoje, essa revolução é uma realidade”

A solução Learning Experience Platform (LXP) resulta em uma plataforma de ensino online focada em sugestão e compartilhamento de conteúdo. Ela permite que a aprendizagem ocorra de forma personalizada para cada aluno, promovendo o Social Learning. “A LXP é a evolução do AVA (ambiente virtual de aprendizagem) e do Portal do Aluno. Nesse processo de transformação digital, o perfil do consumidor mudou, e do aluno também. Essa nova geração está acostumada com plataformas altamente intuitivas, como Facebook, Twitch, Spotify e Netflix. Não podemos mais entregar uma experiência ‘’Windows 98’’ para nossos alunos”, comenta Lucas Moraes.

Atualmente, é possível aprender diversos conteúdos novos através de sites que oferecem vídeos gratuitos. Isso resulta na solução ‘Autonomia e Aprendizagem Adaptativa’, que nada mais é, que o processo autônomo e autodidata dos alunos na educação on-line. ‘’A maior plataforma de educação hoje é o Youtube, e lá todo mundo aprende o que quer, quando quer, no seu ritmo, e sem grade curricular. Com a nossa plataforma, a escola ou universidade pode criar seu próprio Youtube.’’ - comenta Lucas Moraes – CEO da plataforma Toolzz.

As plataformas LXP, como o Toolzz, criado pela Edulabzz, oferecem a terceira tendência educacional que é a ‘Personalização do Ensino’. Isso siginifica que o aluno possui um ambiente de aprendizagem flexível, podendo aprender conteúdos em seu próprio ritmo, além de oferecer aos professores uma criação de atividades mais envolvente e colaborativa. A quarta tendência do setor para 2021 é a ‘Sala de Aula Virtual’, sendo que o ensino remoto é ministrado por videoconferência pelos professores, proporcionando o mesmo tempo e qualidade de aula que os alunos teriam nos estudos presenciais. O Toolzz possui uma solução única e diferente de seus concorrentes de mercado que também oferecem sala de aula virtual. “Um dos maiores problemas de usar plataformas de videoconferência como ensino remoto é que os alunos precisam sair do (AVA), usar outro login para acessar as salas remotas. Resolvemos isso em nossa plataforma integrando o Zoom, Microsoft Teams e Google Meet ao LXP do Toolzz, permitindo que o professor gere salas de aulas remotas em minutos e que os alunos acessem as salas diretamente pela plataforma, sem precisar de outro login”, destaca Moraes

O ‘Microlearning’ é uma forma de ensino que transmite pequenas doses de conhecimento em um curto espaço de tempo, como se fosse um estudo em pílulas. O objetivo é distribuir um conteúdo complexo através de pequenas doses, em forma de sessões de aprendizagem. A sexta tendência foi criada pela Edulabzz, através da junção de várias soluções inovadoras para os alunos, pelo Toolzz. O ‘All-In-One Educational Plataform’ proporciona acesso aos vários aplicativos da startup por um só login. Para alunos a plataforma oferece um AVA adaptativo no estilo Netflix, onde os alunos podem acessar suas disciplinas e aulas gravadas e biblioteca online pela web, tablet ou celular.

A Inteligência Artificial está entre uma das tendências mais importantes na educação, no Toolzz, a solução é encontrada na personalização de conteúdo, isso significa que o aluno recebe uma sugestão do que irá gostar de estudar, através da recomendação feita pela IA da plataforma. Além disso, a segunda funcionalidade é o sistema de tutor inteligente ou assistente pessoal do aluno. A Edulabzz carinhosamente apelidou o assistente virtual de ‘’Edu’’ e até uma mascote está sendo criado.

A última tendência no setor para 2021 é o Blockchain, onde é possível receber documentos através do celular, como diplomas. Essa solução acaba com toda a burocracia que existe em volta do envio de documentos para instituições.

Sobre Edulabzz

A Edulabzz é um laboratório de inovação educacional que desenvolveu um conjunto de apps e plataformas educacionais, chamada Toolzz. A plataforma reúne em um só lugar, todas as ferramentas que uma escola ou universidade precisa para evoluir para a Educação 4.0.

Lucas Moraes, CEO da Edulabzz


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2026 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto