SEGS Portal Nacional

Educação

Plataforma busca democratizar acesso à educação "premium"

  • Quarta, 03 Fevereiro 2021 11:14
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ludmilla Gutierrez
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Com proposta ousada de substituir apostilas e livros didáticos, Cloe quer ampliar alcance da aprendizagem ativa, tecnológica e bilíngue

Levar às escolas de todos os perfis um tipo de aprendizagem que hoje é visto como seleto e elitizado. É esse o objetivo da Cloe, plataforma educacional criada em 2019 que vem chamando atenção pela sua rápida expansão em todas as regiões do Brasil. Digital, interativa e de baixo custo, a ferramenta propõe que instituições privadas e públicas deixem para trás de forma definitiva o modelo educacional baseado em apostilas e livros impressos, com estudantes sentados em fileira ouvindo o professor de forma passiva.

Trazendo todo o conteúdo programático do ensino básico em formato de Expedições - aulas que apresentam problemas da vida real para que o estudante aprenda enquanto busca soluções -, a Cloe tem foco no desenvolvimento de habilidades de forma a deixar o estudante preparado para os desafios de um futuro digital, volátil e em acelerada transformação. Além de cobrir o currículo obrigatório e as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, a plataforma traz aulas sobre temas como tecnologia, economia e empreendedorismo, cultura e sociedade, entre outros. A escola pode optar por ministrar as aulas em português ou inglês, já que a Cloe é equipada com recursos de ensino bilíngue - e atualmente se prepara para ser trilíngue, com a inclusão do espanhol. E, para trabalhar com as metodologias e abordagens da Cloe, o professor recebe um curso de capacitação oferecido em parceria com a Universidade de Columbia, referência mundial em formação docente.

"O que estamos fazendo de diferente hoje é aquilo que sabemos que é necessário na educação da nova geração: o estudante como protagonista de seu próprio aprendizado e o professor como um facilitador desse processo", afirma Fernando Shayer, mestre em Educação pela Universidade de Columbia e fundador da Cloe. "Em um mundo cada vez mais digital, vai deixando de fazer sentido um modelo em que a escola tem que armazenar pilhas imensas de apostilas e o estudante carregar esse peso na mochila. As coisas mudam rápido, o conteúdo que ensinamos hoje pode estar obsoleto amanhã e logo você tem que substituir sua coleção de material impresso por outra - além de todos os problemas ambientais, logísticos e financeiros que isso acarreta", complementa Shayer.

Mas se engana quem pensa que só escolas altamente digitalizadas conseguem implementar a Cloe. Por meio de parcerias com a Apple e o Google for Education, a plataforma oferece uma melhoria da infraestrutura tecnológica da instituição, com aumento da capacidade da internet e disponibilização de tablets aos professores e estudantes, entre outros recursos. Mas mesmo quem opta por não ter essa infraestrutura pode ter acesso a todos os recursos da Cloe: os estudantes podem acessar a plataforma de seus próprios celulares, ou o professor pode baixar e imprimir apenas a aula que dará naquele dia.

Pode parecer um modelo futurista, mas o segredo para torná-lo acessível e democrático é simples: a economia com o papel e logística. Para usar a Cloe, mesmo contratando a melhoria de infraestrutura, a escola faz um investimento menor ou similar ao gasto que ela tem com aquisição, transporte e armazenamento de materiais didáticos impressos. Isso explica a rápida expansão da plataforma, que, com um ano de existência, já chegou a 275 escolas privadas e públicas em todas as regiões do Brasil, impactando cerca de 100 mil estudantes. Este ano, a plataforma está desenvolvendo a expansão de seu conteúdo também para o ensino médio, com previsão de implementação pelas instituições a partir do início de 2022. No que depender da Cloe, a aprendizagem como conhecemos hoje - analógica e passiva - em breve será página virada na história da educação.

Sobre a Cloe

Fundada em 2019, a Cloe é uma plataforma digital de aprendizagem ativa criada para apoiar escolas e educadores em todo o mundo. Por meio dela, escolas acessam projetos que integram diversas metodologias ativas e desenvolvem competências alinhadas à BNCC, que podem ser aplicadas em todas as salas de aula e disciplinas de qualquer escola. A plataforma digital, materiais e conteúdos Cloe foram elaborados junto a especialistas da Teachers’ College, da Columbia University - referência global em pesquisas sobre educação. A empresa conta atualmente com mais de 200 colaboradores e faz parte da Camino Education, uma iniciativa com a missão de enriquecer a aprendizagem por meio do princípio da aprendizagem ativa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version