SEGS Portal Nacional

Educação

Participação em Olimpíada de História ajuda estudantes durante o Enem

  • Terça, 02 Fevereiro 2021 08:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Mozer
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Alunos relatam melhora na interpretação de texto e maior repertório para elaboração da redação; inscrições para 13ª edição já estão abertas

A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tem se consolidado como uma ferramenta importante de ensino e ajudado estudantes na realização de vestibulares e do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Com um formato que estimula a leitura, análise crítica e interpretação de texto, a Olímpiada também apresenta temas que nem sempre são tratados em sala de aula.

O projeto prevê a participação das escolas por meio de equipes formadas por três estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, além de um professor. Com formato original, os participantes têm de responder questões de múltipla escolha e realizar tarefas com base em análise de textos, imagens, documentos etc.

Os assuntos apresentados também servem de repertório para os estudantes nessas provas. Um exemplo disso foi o tema proposto para a redação do Enem neste ano: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Ex-participantes da Olimpíada relataram que usaram como base para suas redações o episódio chamado de “Holocausto Brasileiro”, apresentado em uma questão da Olimpíada de História e que se refere ao nome dado ao Hospital Colônia, em Barbacena, em Minas Gerais, onde mais de 60 mil pessoas morreram. O local foi considerado um dos maiores hospícios do país.

Maria Paula Oliveira dos Santos Mendes, de 18 anos e que participou da ONHB, conta que se baseou no que aprendeu sobre o assunto para elaborar sua redação do Enem. “Usei o Holocausto Brasileiro como repertório sociocultural. Me ajudou a relacionar o passado e presente ao perceber que certos costumes não foram desconstruídos e se mantêm enraizados. A ONHB amplia nosso conhecimento sobre o passado e nos ajuda a enxergar o presente mais criticamente, o que é fundamental em uma redação”, conta.

Com um formato que permite que cada fase seja realizada durante uma semana, a ONHB propõe que os alunos discutam entre si e com o professor as questões apresentadas, desenvolvendo novas habilidades. “A melhora na capacidade de interpretar os textos e ter uma análise crítica são as habilidades apontadas pelos participantes como as mais desenvolvidas. Nós buscamos sempre trazer temas que mereçam debate e que, na maioria das vezes, não são apresentados em sala de aula ou nos livros didáticos”, explica a professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp e coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello.

Saulo Teixeira Duarte, de 19 anos, afirma que a participação na Olimpíada melhorou sua capacidade de interpretação de texto. “Assim como na ONHB, no Enem, às vezes, há mais de uma alternativa correta. E eu aprendi a identificar o que questão pedia, fundamental para meu desempenho.”

A estudante Amanda Carvalho Fontenele, de 16 anos, conta que se sentiu mais confiante no Enem. “A ONHB me ajudou a compreender mais as questões. Além disso, as pesquisas realizadas e os debates com os colegas foram muito importantes para entender mais sobre a História do Brasil”, afirmou.

Inscrições abertas

As inscrições para a 13ª edição da Olimpíada de História já estão abertas. O prazo de período promocional com desconto segue até dia 8 de fevereiro. A prova terá início dia 3 de maio e segue até 12 de junho. Ao todo, serão realizadas seis fases online com questões de múltipla escolha e realização de tarefas. Até o momento, a tradicional fase presencial realizada na Unicamp será online, como em 2020, devido à pandemia.

A ONHB é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp. Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp, com a participação de docentes, mestrandos e doutorandos.

Serviço:
2º Período de inscrições com desconto: de 21/01 a 08/02
Escolas públicas: R$ 22,00 (por equipe)
Escolas particulares: R$ 44,00 (por equipe)
As inscrições podem ser feitas aqui: https://inscricoes.olimpiadadehistoria.com.br/inscricoes/onhb_13/new


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version