SEGS Portal Nacional

Educação

Ânima Educação e Carambola firmam parceria para contratação inclusiva

  • Sexta, 29 Janeiro 2021 11:06
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Emilly Moreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

União resultou em emprego para profissionais de tecnologia da informação que integram grupos minorizados e agora fazem parte do time de transformação digital do Ecossistema Ânima

A Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais do país, vem intensificando suas ações de promoção da diversidade e da pluralidade em seu Ecossistema em todo o país. E para isso se tornasse uma iniciativa perene, o ‘Ânima Plurais, conjunto de políticas institucionais de diversidade e frentes de trabalho da companhia, ganhou ainda mais força e relevância em 2020. E os resultados já são contabilizados. Entre eles, a parceria com a Carambola, instituição de ensino atua no treinamento e inclusão de minorias no mercado de trabalho de tecnologia, resultou na contratação de profissionais que agora fazem parte do time de transformação digital da holding educacional.

Para a contratação, durante quatro meses a Carambola desenvolveu o mapeamento de profissionais cadastrados que integram de grupos minorizados em situação de vulnerabilidade social e têm menos oportunidades no mercado de trabalho da área de TI por questões ligadas à sexualidade e gênero. E selecionou os candidatos que mais se adequavam ao perfil técnico das vagas de trabalho oferecidas pela Ânima. A partir daí, a instituição de ensino abriu suas portas e iniciou o treinamento e capacitação desses profissionais. O resultado foi a contratação de três especialistas da área de tecnologia.

Amanda Morettini, de 27 anos, foi uma das profissionais que participaram da iniciativa e passou a integrar o time da Ânima. A ex-professora de geografia, que encarou uma mudança radical na carreira, diz que encontrou na parceria da Carambola com a Ânima o acolhimento e a segurança que precisava. “Durante todo o programa tivemos liberdade para expor nossas ideias, inseguranças, dúvidas e dores e sem julgamento. Criamos uma relação sólida entre mentores, colaboradores e nossos parceiros da Ânima. Nas semanas finais, recebemos a boa notícia de que a companhia seguiria com a contratação do meu grupo após encerrarmos o programa com a Carambola. Levo comigo uma grande bagagem de aprendizados, essenciais para desenvolver projetos digitais inovadores em meu emprego atual”, finaliza.

Para Patrícia Fumagalli, VP de Transformação Digital da Ânima, a proposta de valor da Carambola vai de encontro com os pilares da companhia, que tem como essência a formação de profissionais de tecnologia qualificados para o mercado, além da inclusão e diversidade. “Na Ânima, iniciamos um processo de transformação digital em 2017 e com isso a busca por profissionais na área de tecnologia se intensificou, pois, esse profissional é escasso no mercado. Outro ponto que fez com que o programa da Carambola estivesse extremamente alinhado com o que companhia acredita são as questões relacionadas à inclusão e diversidade no meio corporativo. O mercado de tecnologia é majoritariamente masculino e nós acreditamos que as empresas devem se atentar para a importância de mudar esse cenário”, destaca.

O co-CEO da Carambola, Renato Prado, explica que a instituição atua em comunidades e tem uma rica base de dados de profissionais que querem atuar na área de tecnologia, mas enfrentam dificuldades. “O posicionamento de uma instituição do porte da Ânima em prol da diversidade no mercado de trabalho é fundamental para que essa demanda seja atendida e para que a inclusão de fato exista”, destaca ele.

Para o futuro, até 2025 a Ânima Educação tem como meta impulsionar ações para promoção das diferentes formas de diversidade: gênero, raça, orientação sexual, identidade de gênero, PCD´s. “A companhia desenvolve em todo o seu Ecossistema diversas iniciativas que têm como objetivo incluir as pessoas tanto no mercado de trabalho, quanto no meio acadêmico e o ‘ Ânima Plurais’ é uma delas. Queremos ser os agentes da transformação social, a partir de práticas que se tornem referência nacional. Nossa prioridade será o recorte racial, porém com o olhar interseccional, vamos contemplar também os demais grupos”, destaca Tânia Chaves, Analista de diversidade da Ânima Educação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version