SEGS Portal Nacional

Educação

V FELELI aterrissa no universo digital com todas as atividades culturais online

  • Sexta, 29 Janeiro 2021 11:04
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thiago Brandão
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Adaptado às novas necessidades de 2021 para eventos a distância, o Festival de Leitura de Literatura traz uma programação rica em diversidade

Em 2021, o FELELI - Festival de Leitura e Literatura, não terá barreiras geográficas e levará a sua programação para o vasto universo da internet. Assim, o festival chega a sua 5ª edição, de 7 a 16 de março de 2021, com transmissões ao vivo e gravadas pelo canal do FELELI no Youtube e nos perfis e página do festival no Instagram e Facebook.

O Festival de Leitura e Literatura é uma iniciativa da Giralua Companhia de Artes em parceria com a Arte & Efeito Produções, com realização através do Governo do Estado de São Paulo/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo Federal, PROAC EXPRESSO LEI ALDIR BLANC Nº 40/2020 (Produção e Realização de Festival de Cultura e Economia Criativa com Apresentação Online).

O FELELI foi criado na cidade de Bauru, local que foi sede das 4 primeiras edições. Contou ainda com uma edição independente realizada em Botucatu. Em 2021, seguindo a necessidade da promoção da cultura, mesmo que a distância física, o festival estreará online no dia 7 de março, às 20h20, nos três canais do FELELI na internet.

“Durante os 10 dias da programação online, o público poderá acessar gratuitamente um abrangente conteúdo para o imenso território virtual. Na programação teremos espetáculos dialogando com literatura, como teatro, contação de histórias, performances, dança, música, bate-papo com escritoras e escritores, oficina, escuta de narradores, slam e exibição de vídeo arte para todas as idades. O objetivo é o incentivo à leitura com fruição artística através de ações de fomento e formação, envolvendo grande número de artistas e trabalhadores da arte”, detalha Valsineire Castro, curadora e diretora do FELELI.

Com o lema “Todas as vozes de todos os povos, para todas as idades”, a programação reunirá linguagens da arte em intermídia com literatura. “Com mais de 100 participantes, o festival abrange vozes múltiplas e plurais para expressar e alicerçar um mundo mais justo e igualitário a todas as pessoas, estimulando a leitura como prática cultural”, completa Val.

O Festival em suas edições anteriores sempre ocorreu de forma itinerante, indo a bairros, chegando a públicos que por motivos vários não acessam a produção cultural e artística em sua distribuição centralizada. “Agora, nesta proposta de formato online, contamos com uma maior expansão abrangendo todo o país e reverberando internacionalmente, incluindo acessibilidade com intérprete de libras em todas as ações”, descreve a diretora de produção do FELELI.

Pluralidade na programação da 5ª edição do FELELI – FESTIVAL DE LEITURA E LITERATURA

Atualmente em processo de produção, diversos artistas, escritores, ilustradores e contadoras de histórias convidados já confirmaram presença no V FELELI. Enriquecendo a programação, o festival contará com a participação de artistas e escritores indígenas, como o escritor Yaguarê Yamã, do povo Maraguá, que lançará no educativo online do FELELI um livro digital inédito e bilíngue (português-nhẽẽgatú), com ilustrações de Uziel Guaynê, da mesma etnia. O escritor e o artista visual também integrarão um bate-papo ao vivo diretamente do Amazonas.

A ilustradora Bianca Lana fará uma exposição virtual de seus desenhos para livros, exibida ao longo dos 10 dias do festival e, na área da contação de histórias, o festival trará um bate-papo ao vivo com duas narradoras, Benita Prieto, direto de Alhandra-Portugal e Camila Genaro de Santos-SP.

No dia 13 de março, a programação será mais especial, com o show da artista indígena Kaê Guajajara, diretamente do Rio de Janeiro. Neste dia diretamente de Bauru, haverá a transmissão ao vivo do Slam SubversoSLAM014. “Como nas edições anteriores, a intervenção Cabeças de Livro terá sua participação com leitura em performance com ator e atrizes de Bertioga e Bauru. Ao todo serão 28 ações transmitidas durante os 10 dias, todas gratuitas e para todas as idades. A exibição online contará com apresentações de espetáculos gravados e diversas ações ao vivo”, completa a produtora e curadora do festival.

Chamamento

Para fechar a programação participativa do V FELELI, o festival irá abrir três chamamentos públicos no dia 27 de janeiro, a partir das 18h:

- Chamamento de 16 Espetáculos nas diversas linguagens da arte em intermídia com literatura;

- Convocatória exibição Jovem Artista pelo Celular;

- Chamamento Slam SubversoSLAM014 no Feleli Online 2021.

Serão selecionados 16 espetáculos em diversas linguagens da arte com remuneração de R$ 3.000,00 para cada ação, com chamamento aberto para todo o Brasil e internacionalmente. Também receberão cachê/incentivo de R$ 300,00 os 10 videoarte de 3 minutos de jovens artistas selecionados, e ainda, para o Slam serão escolhidos 6 participantes que vão concorrer na Batalha de Poesia, com premiação para os três primeiros lugares, a ser transmitido ao vivo de Bauru.

Todos os chamamentos estão disponíveis em https://linktr.ee/felelionline

Equipe da 5ª edição do FELELI ONLINE 2021

A equipe de produção e técnica do festival, neste ano por ser uma edição online, trabalhará de diversas cidades, como Bertioga, Campinas, Bauru e São Paulo. A curadoria do V FELELI é da atriz e contadora de histórias Valsineire Castro, da Giralua Companhia de Artes. A exibição Jovem Artista pelo Celular terá a curadoria e mediação da jornalista e poeta Tatiana Fraga e o Slam SubversoSLAM014 terá a curadoria e apresentação da poeta Mariana Lacava. A direção artística e coordenação da Intervenção Cabeças de Livro é de Alessandro Brandão. A assistência de produção é de Fabiana Castro, a coordenação do educativo é feita por Patricia Bonfim, a gestão administrativa é de Wannyse Zivko- Arte & Efeito Produções, Assessoria de Imprensa e Design da Ingrediente Comunicação, desenhos da identidade visual de Clara Luz, na gestão das mídias sociais e site temos Casa de Artes Design e Mídias e na Gestão da Transmissão Online Gama Produção Visual.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version