SEGS Portal Nacional

Educação

Aulas interativas em experiência de voz da plataforma Matéria da Hora mostram caminho para inovação no EAD

  • Quarta, 13 Janeiro 2021 11:07
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Voxall
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

A Voxall anuncia que sua plataforma Matéria daHora para ensino a distância (EAD) para estudantes do ensino médio ultrapassou o número de 10 mil usuários e mais de 30 mil ativações, organicamente, o que demonstra crescente adesão e interesse entre os estudantes.

Seguindo uma tendência mundial de sistemas baseados em interfaces de voz, a Voxall projetou e desenvolveu a plataforma Matéria daHora, lançada em abril de 2020 para atender os estudantes do ensino médio, os quais tiveram as aulas suspensas devido à pandemia da COVID-19. Baseada em tecnologia Amazon Alexa e nuvem Amazon AWS, a plataforma é a primeira iniciativa deste tipo na área de educação do Brasil. Com mais de 80 aulas, distribuídas por dez disciplinas, direcionadas para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e Vestibular. Os estudantes acessam as aulas do Matéria daHora gratuitamente usando seus celulares com o aplicativo Amazon Alexa ou qualquer dispositivo com o Alexa integrado.

“No Matéria daHora, cada estudante escolhe e desenvolve seu percurso individual de aprendizado. Livre das telas dos notebooks, e dos horários prontos dos modelos atuais de ensino a distância, o estudante usa o aplicativo Amazon Alexa em seu celular e decide quando, onde e quais as aulas que irá assistir e interagir. Além disso, em todas as aulas, o estudante pode fazer um quiz, a fim de avaliar seu conhecimento sobre o tema estudado”, explica Ricardo Murer, CTO da Voxall, e idealizador da plataforma Matéria daHora.

As disciplinas do Matéria daHora disponíveis são português, literatura, física, química, biologia, história, geografia, inglês, tecnologia e filosofia. Na reta final antes das provas do Enem marcadas para iniciarem no próximo dia 17 de janeiro, os estudantes estão usando a plataforma Matéria daHora como uma opção para as revisões de conteúdo.

As aulas baseadas em experiência de voz estão despertando cada vez mais o interesse dos estudantes porque podem ser acessadas de qualquer lugar, a qualquer tempo, e não requerem notebooks ou Wi-Fi de alta-velocidade. "A voz é nossa interface natural de comunicação, uma das características fundamentais que definem a nossa espécie. Quando pensamos em interfaces homem-máquina, a inovação do momento, e que veio para ficar, são as interfaces baseadas em voz (Voice User Interfaces – VUI), as quais requerem menor esforço cognitivo do usuário do que interfaces gráficas, e são mais simples e intuitivas”, diz Murer.

De acordo com o executivo, nos próximos anos, assistentes virtuais baseados em IA, tais como Alexa, usarão algoritmos de machine learning para analisar e compreender vocalizações e as diferentes entonações de nossa voz, modulando respostas e conversas de acordo com nossas intenções e emoções, o que será fundamental para que as conversas com as máquinas, se tornem sem atrito, fluídas e naturais.

Segundo recente estudo da Juniper Research, em 2023 haverá 8 bilhões de assistentes de voz em uso. Outro dado importante foi apontado em pesquisa da Ilumeo, o qual se refere ao crescimento de 47% do uso de assistentes virtuais no Brasil durante a pandemia.

A plataforma Matéria daHora conquistou os estudantes por oferecer cápsulas de conhecimento, focadas em tópicos específicos, de uma maneira fácil, intuitiva e interativa. “Assim como ouvimos música, em qualquer lugar, a qualquer tempo, os estudantes estão começando a ouvir, curtir e aprender por meio de assistentes virtuais e conteúdos didáticos especialmente criados para dispositivos de voz”, finaliza Ricardo Murer.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version