SEGS Portal Nacional

Educação

Alunos da FEI desenvolvem soluções inovadoras em setores como energias renováveis e indústria automobilística

  • Quinta, 07 Janeiro 2021 10:38
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Laura Moscatelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Haste vibratória para energia eólica, aumento de performance de veículos movidos a GNV e auxílio para a caminhada de idosos estão entre os projetos apresentados no Expo Virtual do Centro Universitário FEI

Formandos em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário FEI elaboraram projetos inovadores para a conclusão do curso com soluções que apresentam potencial de impacto para a sociedade e preocupação com a sustentabilidade. Os trabalhos foram exibidos durante o evento Expo Virtual da instituição, que uniu as tradicionais Expos MecAut (Exposição de Projetos de Formatura do curso de Engenharia Mecânica Automobilística) e MecPlena (Exposição de Projetos de Formatura do curso de Engenharia Mecânica Plena), em cerimônia realizada virtualmente, em dezembro de 2020. Em razão da pandemia, o evento que ocorria tradicionalmente de forma presencial, ganhou um espaço virtual, mantendo o destaque e protagonismo dos alunos.

Destaque entre os trabalhos apresentados, o Projeto EVE (Energia Vibratória Eólica) traz uma proposta inovadora de aproveitamento da energia eólica por meio de uma haste vibratória. Diferente de um aerogerador convencional, o EVE não utiliza pás rotativas e pode ser instalado em edifícios, aproveitando espaços antes inexplorados para esta finalidade, podendo operar em velocidades de vento comuns nas grandes cidades. O desenvolvimento do projeto foi motivado para atender que forma inovadora e mais qualitativa o aumento da demanda energética nas grandes capitais.

Para o professor Arnaldo Forgas Jr., coordenador da Expo MecPlena, esse é um momento para os formandos demonstrarem o potencial que desenvolveram ao longo da formação, pensando em aplicações relevantes e inovadoras para o conhecimento adquirido. "Na FEI, o aluno é sempre incentivado a pensar diferente, como se estivesse alguns anos à frente, e isso é muito bem retratado nessa exposição. Tivemos a predominância de projetos com a preocupação de contribuir para um mundo mais sustentável e para a sociedade em geral", explica.

Outro projeto que ganhou destaque na MecAut, exposição focada na indústria automobilística, é o Eco3Fuel, que tem como objetivo a criação de soluções para o aumento da velocidade de queima do GNV e da potência e torque, sendo uma opção mais sustentável também para veículos Flex.

Para o professor Arnaldo Forgas Jr., coordenador da Expo MecPlena, esse é um momento para os formandos demonstrarem o potencial que desenvolveram ao longo da formação, pensando em aplicações relevantes e inovadoras para o conhecimento adquirido. "Na FEI, o aluno é sempre incentivado a pensar diferente, como se estivesse alguns anos à frente, e isso é muito bem retratado nessa exposição. Tivemos a predominância de projetos com a preocupação de contribuir para um mundo mais sustentável e para a sociedade em geral", explica.

Confira outros projetos inovadores apresentados pelos estudantes durante a Expo Virtual:

------------

Expo MecPlena

• AT-HOS: inspirado na necessidade de assistência devido a maior longevidade da população mundial, o projeto, que trata do desenvolvimento dos membros inferiores de um robô humanoide, busca desenvolver e direcionar esse robô para jogar futebol, seguindo a missão da instituição RoboCup.

• Iara: Baseado na "crise das águas", o grupo elaborou um dispositivo composto por um ciclo termodinâmico, capaz de desumidificar o ar e gerar água potável pronta para o consumo. O projeto leva o nome de "Iara", em homenagem à "Senhora das águas", de origem indígena tupi-guarani.

• S.Cleaner: O projeto propõe a criação de um equipamento de limpeza para painéis solares para uso domiciliar, permitindo a otimização da eficiência para a máxima geração de energia ao longo do ano e reduzindo a necessidade de custos adicionais para manutenção e limpeza. O S.Cleaner tem o objetivo de melhorar a viabilidade financeira da utilização das placas fotovoltaicas em residências comuns, tornando o investimento mais atrativo.

• Splash: O "SPLASH" tem como objetivo projetar e simular um exoesqueleto passivo para membros inferiores que auxilie idosos a reduzirem o custo metabólico na caminhada, simplificando a atividade e proporcionando maior autonomia e qualidade de vida para essa população.

Expo MecAut:

• COORDriving: Para otimizar o uso de combustível, muitas vezes mal gasto por vícios na direção por parte dos caminhoneiros, foi idealizado o sistema COORDriving, que projeta um algoritmo para gerar um perfil de velocidade baseado na dinâmica longitudinal e no consumo de combustível do veículo, sugerindo a respectiva marcha e velocidade de cruzeiro para que a potência consumida durante aquele trecho seja a mínima possível.

• Spark Heat Ignition: O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema com base no uso de combustíveis renováveis como uma alternativa para uma mobilidade mais limpa. A solução abrange um modelo de combustão que permita um aumento da taxa de compressão, impulsionando a eficiência térmica e resultando em uma contribuição na redução das emissões de gases de efeito estufa e adequação às diretrizes do Rota 2030.

• Hibridus: O projeto consiste em um conjunto propulsor a combustão, a partir de uma mistura Etanol+Gás, associado a uma propulsão elétrica. Devido à grande representatividade do modal rodoviário no Brasil, a solução busca ser uma alternativa aos caminhões movidos a diesel, sendo uma opção eficiente e sustentável para o transporte rodoviário.

• Fórmula FEI Hybrid: Com o objetivo de melhorar a performance e segurança dos veículos foi desenvolvido um sistema de propulsão híbrido de eixos paralelos dedicado à redução do escorregamento. Por meio de simulações computacionais, foram alcançadas reduções de aproximadamente 90% do escorregamento longitudinal, além de significativo aumento de sua aceleração em largada.

Na mesma semana ocorreu também o InovaFEI, que premia os melhores projetos de conclusão dos cursos de Administração, Ciência da Computação e das 8 Engenharias que a Instituição oferece na graduação. Realizada pela primeira vez de modo virtual, a cerimônia premiou em primeiro lugar o projeto Iara, destaque do curso de Engenharia Mecânica. Na vice colocação está o Estudo do Alvejamento e Tingimento com Corantes Reativos em Malhas de Algodão com Água Polarizada e na terceira posição, figura o Sistema de Segurança Automotivo Visual (SSAV). Para conhecer esses e outros projetos apresentados no InovaFEI, acesse https://fei.edu.br/inovavirtual/ .

Para assistir à cerimônia completa da EXPO Virtual - FEI , acesse FEI - EXPO Virtual - (Cerimônia de Premiação - 21h00) - YouTube . Para outras novidades da Instituição, acompanhe a FEI nas redes sociais fei.edu.br/redes

Sobre o Centro Universitário FEI

Com 79 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições de Ensino Superior no Brasil nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Engenharia. Sendo referência em gestão, inovação e tecnologia, a FEI já formou mais de 60 mil profissionais e tem como propósito proporcionar conhecimento aos seus alunos por todos os meios necessários, visando à construção de uma sociedade desenvolvida, humana e justa.

Mantido pela Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros, o Centro Universitário FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e oferece os cursos de Administração, Ciência da Computação e Engenharia - habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Química e a primeira graduação em Engenharia de Robôs do País.

Acompanhando as megatendências mundiais para o futuro, a FEI participou da formulação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia e Administração, propondo conceitos de interdisciplinaridade e empreendedorismo, que fazem com que os alunos tenham uma formação mais ampla e alinhada com as transformações tecnológicas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version