SEGS Portal Nacional

Educação

Pós-graduação da Finlândia voltada a professores chega ao Brasil via empresa de digitalização de universidades

  • Quarta, 06 Janeiro 2021 18:53
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ari Lemos
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Crédito Divulgação

Parceria com Universidade de Helsinque garante a InterEDTech exclusividade na oferta do curso no país a partir do ano que vem; empresa está em processo de captação de recursos em modelo Nano IPO via Platta, plataforma de investimentos coletivos

- Pedagogical Star Lessons, primeira pós-graduação EAD voltada à capacitação de professores baseada no modelo de educação finlandês, chega ao Brasil em 2021 pela InterEDTech, a partir de parceria com a Universidade de Helsinque;
- Divididos em quatro módulos e com carga horária de 360 horas, metodologia é ofertada em vídeos de sete minutos, com cenas reais vividas em sala de aula, para oferecer a prática de modelos educacionais com resultados efetivos;
- Em sua primeira oferta pública no modo Nano IPO, InterEDTech já captou 50% do valor projetado; projeto de captação é realizado pela Platta

Pela primeira vez, professores no Brasil terão à disposição um curso de pós-graduação à distância com base nas estratégias pedagógicas que tornaram a Finlândia um dos países com os melhores resultados em educação em todo o mundo. O programa, chamado Pedagogical Star Lessons, chega ao Brasil pela parceria entre a Universidade de Helsinque e a InterEDTech, empresa brasileira que atua na digitalização de instituições de ensino superior. A companhia está com seu primeiro projeto de captação de recursos, na modalidade nano-IPO, via Platta, plataforma de investimentos coletivos. A projeção é captar R$ 700 mil — iniciado em novembro, a companhia já obteve 50% do valor projetado. O Nano IPO é um modelo de operação que permite a empresas, com faturamento de até R$ 10 milhões no ano anterior, de realizar a captação de recursos via equity crowdfunding.

“Com a qualidade do conteúdo e no modelo que será ofertado, o curso tem potencial para ser um divisor de águas na formação continuada de professores em todo o país”, salienta Betina Von Staa, responsável por Transformação Acadêmica da InterEDTech. “Por ser integralmente on-line, oferece uma capilaridade que nenhum outro curso presencial ofertaria, o que nos permite vislumbrar um alcance grande entre professores e uma aplicação posterior desse conteúdo na prática, que permita dar início a uma transformação da educação no país”, avalia.

A pós-graduação vai estar disponível a partir do primeiro semestre de 2021. São quatro módulos em um curso de 360 horas, integralmente em EAD, e trabalho de conclusão de curso opcional. Toda a metodologia é ofertada com vídeos de sete minutos, que envolvem animação e cenas reais de sala de aula. O objetivo é abordar na prática o que cada docente pode encontrar no exercício da profissão. Cada aula conta com uma proposta de reflexão e uma atividade prática, e uma vez por mês o curso realiza uma live para a discussão e avaliação dos temas abordados ao longo da programação. Toda a metodologia fomenta no aluno uma postura ativa, que permite aplicar rapidamente os conceitos aprendidos e conferir os resultados na prática.

Todo o conteúdo é traduzido para o português — em vez de legendados, os vídeos são dublados. O programa original é formado por 48 unidades; a cada duas unidades apresentadas, o aluno terá um módulo de reflexão sobre as possibilidades efetivas de aplicação do conteúdo à realidade brasileira. “O que o método apresenta são estratégias muito universais, que não dependem muito da cultura local”, informa Betina. “Ainda assim, teremos a cada duas unidades, um período para refletir sobre as aplicações do conteúdo na realidade do país”.

A intenção é oferecer a programação tanto na esfera privada quanto na pública, de modo que seja disponibilizada a um grande número de docentes. Este é a melhor maneira de levar a um maior número de professores a possibilidade de um conteúdo educacional com resultados práticos já confirmados. A consequência disso é o início de um novo momento na educação do país.

“O que o curso tem de especial é que se trata de uma metodologia própria do ambiente”, confirma Betina. “Está longe de ser aquele curso que se resume ao professor dando vídeo-aula. Ele é muito bem fundamentado e muito prático”, acrescenta. O modelo é o segundo país a receber a programação, atrás da China.

Finlândia: excelência em educação

Em 2018, a Finlândia foi segundo lugar – junto com o Canadá – no Programa de Avaliação Internacional de Estudante (PISA) da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), nos quesitos alfabetização e leitura. Em alfabetização científica, o país ficou na terceira posição entre as nações da OCDE e em sexto no geral, reunindo mais pontos do que na edição anterior do programa.

Entre os elementos que fazem da Finlândia referência em educação estão a gratuidade desde o ensino básico à universidade, já que o país entende a educação como direito constitucional do cidadão. Gastos, só com material escolar e transporte – o governo ajuda os alunos com dificuldades financeiras.

Mais: desde a década de 80, a educação na Finlândia é um instrumento para a redução e eliminação da desigualdade social. O país não adota rankings de escolas e universidade. Cada instituição é livre para estabelecer um modelo próprio de currículo e avaliação. No final do ensino médio, os estudantes passam pelo Exame Nacional de Matrícula, semelhante ao Enem. Isso elimina a necessidade de provas e avaliações mensais ou bimestrais, como acontece no Brasil.

Educação digitalizada

A InterEDTech, marca da holding InterGroup, oferece cursos de extensão e MBA, realiza todas as etapas de transformação digital em cursos de graduação e disponibiliza soluções de internet marketing, tecnologias de conversão e estratégia de funis de vendas para permitir às universidades novas fontes de receita via Educação à Distância. Hoje, conta com 21 cursos de graduação a distância em seu ecossistema e outros dez cursos de graduação presencial.

“A digitalização da educação era algo que estava no planejamento estratégico de todas as universidades, algo a ser feito um dia”, explica Dado Guimarães, CAO da InterEDTech. “Veio a pandemia e a coisa se transformou em: ‘olha, esse dia é hoje; se você não fizer, vai fechar’”, constata. A companhia faz toda a integração desse processo, da relação da instituição de ensino com o aluno em todas as suas esferas; da matrícula e do pagamento das mensalidades à realização das aulas e a entrega de conteúdos, passando por todas as esferas do relacionamento entre as duas partes. Tudo de forma digital e estruturada para o longo prazo.

Com o distanciamento social necessário, a InterEDTech viu triplicar os pedidos de universidades por suas soluções. “No início do ano, tínhamos basicamente um MBA e cerca de 30 cursos de extensão”, informa Dado. “Agora, vamos fechar 2020 com dez MBAs e com uma ampliação de pelo menos três vezes no número de cursos de extensão”, contabiliza. O valor captado vai ser direcionado para a produção dos conteúdos já contratados por instituições de ensino e na construção dos processos digitais de entrega desses conteúdos.

Sobre a Platta

Conectar empreendedores e investidores, oferecendo a mais pessoas o acesso a investimentos de grande impacto na economia real. É esse o propósito da Platta, plataforma eletrônica de investimento coletivo lançada ao mercado em 2019. Com ampla experiência no mercado financeiro, os sócios da fintech querem democratizar o acesso a investimentos no setor produtivo. As experiências que tiveram anteriormente no papel de investidores-anjo, mentores e líderes de rodadas de negócios que prosperaram, fazem deles referências em suas áreas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version