SEGS Portal Nacional

Educação

Mulheres precisam de educação financeira para serem mais felizes

  • Terça, 29 Dezembro 2020 09:45
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luana Clara de Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Nos últimos cinco anos, o percentual de riqueza produzido por mulheres cresceu 25%, segundo a Boston Consulting Group (2016), e 1 bilhão de mulheres entrarão no mercado de trabalho na próxima década (PWC, 2015). Mas, e a educação financeira? Vai ladeira para baixo!

E isso, não é uma visão pessoal. É fato, e eu vou te provar com mais um dado: finanças pessoais está entre os temas que elas menos acompanham, segundo pesquisa “O Perfil de Consumo das Mulheres Brasileiras”, realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Lideram o ranking de interesse os assuntos: culinária (65,1%), moda (46,8%) e beleza (40,3%).

Esse quadro é muito perigoso pois cuidar das finanças vai além da gestão do seu dinheiro, sendo imprescindível para manter nosso bem-estar e saúde mental. De acordo com mais um levantamento realizado pelo SPC Brasil, pessoas com dívidas acumuladas a mais de três meses sofrem com ansiedade, relatada por 63% dos entrevistados, estresse e irritação (58,3%), tristeza e desânimo (56,2%), angústia (55,3%) e vergonha (54,2%) – esta última, mais frequente entre nós, mulheres, (57,6%) do que entre os homens (49,4%). Sem falar que 75% dos entrevistados tiveram seu padrão de vida afetado.

Agora, some a isso a jornada tripla que nós muitas de nós enfrentamos, nos dividindo - ou seria multiplicando? - entre carreira, cuidados com a casa e filhos, e a responsabilidade de ser a chefe de família - no nosso país, 37% das mulheres são. É um ser que vive em uma panela de pressão, pronta para explodir.

E é essa mesma mulher, desinteressada em finanças e equilibrando todos esses pratos, que vai tomar as decisões de compra nesse Natal e terá que enfrentrar todas as contas de início de ano - material escolar, IPTU, IPVA e os resquícios dos gastos de dezembro -. Como não cair nessa armadilha emocional do “eu mereço”?

Como mulher e educadora financeira, entendo suas dores, e para te ajudar a superá-las, vou compartilhar contigo cinco dicas para que você possa fazer as compras de fim de ano de forma inteligente e manter a sua saúde emocional em dia.

A primeira dica é simples e direta: compre somente o que você realmente está precisando no momento. Eu sei que no fim do ano existe muita pressão do comércio para que gastemos todo o nosso dinheiro, mas, proteja-se. Faça sua lista de compras e o valor teto para cada produto e serviço que irá adquirir.

A segunda dica é que quando sair para as compras, evite comprar na primeira loja que entrar. Pesquise os preços e escolha aquele produto com o melhor custo-benefício para você.

Já a terceira dica é para quem tem filhos. Uma ótima sugestão é comprar os materiais escolares agora no final do ano pois na volta às aulas, em janeiro, os preços sobem e tudo se torna mais caro.

A quarta dica é que se realmente estiver precisando, veja a possibilidade de adiar as compras que não são essenciais para janeiro pois no começo do ano sempre tem queimão de estoque, com preços para lá de vantajosos e promoções bem melhores que Black Friday.

A quinta dica é começar 2021 com o pé direito. Caso tenha recebido alguma bonificação, como 13° salário, organize as suas finanças e monte a sua reserva de emergência para garantir a sua segurança. A situação que vivemos em 2020 provou que todo mundo precisa ter um plano B não passar por situações difíceis.

Boas compras!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version