Logo
Imprimir esta página

Colégio Positivo destina imposto de renda para instituições paranaenses

Iniciativa contribui com organizações sociais que foram fortemente impactadas com redução das doações em meio à pandemia

Como acontece em todos os anos, as empresas podem destinar até 9% do imposto de renda devido para fundos e projetos aprovados em conselhos de direitos de sua cidade, estado ou país. A destinação deve ser feita sempre até o último dia útil do ano, dia 30 de dezembro. Este ano, o Colégio Positivo destinou parte de sua cota para entidades assistenciais do Paraná.

A iniciativa de permitir que o Colégio indicasse as entidades beneficiadas partiu do Instituto Positivo, que todos os anos presta suporte às empresas do grupo educacional para que seja realizada 100% da destinação fiscal a projetos e fundos do Terceiro Setor. "Convidamos as unidades a colaborarem com a indicação de entidades nas suas próprias cidades, estreitando o relacionamento e beneficiando a comunidade onde atuam", afirma Eliziane Gorniak, diretora do Instituto Positivo, um dos realizadores da campanha “Declare o Bem no seu Imposto de Renda”. O objetivo é sensibilizar empresários e pessoas físicas a destinarem parte do Imposto de Renda (IR) a projetos e aos fundos de direitos. “Atuar em benefício de nossa comunidade vai de encontro com nossos valores e propostas”, afirma Celso Hartmann, diretor geral do Colégio Positivo.

Segundo Eliziane, este ano a destinação tornou-se ainda mais relevante. "Colaborando com a gestão da Campanha O Amor Contagia, idealizada para prestar suporte aos hospitais públicos e filantrópicos que têm atuado na linha de frente de atendimento da Covid-19, e também às organizações sociais, identificamos que devido à redução de voluntários e de doações, mais de 30% das organizações sociais do Paraná estão na iminência de fechar suas portas. Entre elas estão asilos, casas lares e organizações que ofertam projetos educacionais e sociais no contraturno escolar. Além disso, menos de 5% das pessoas e empresas paranaenses que podem fazer esta destinação, de fato, a realizam”, ressalta.

A campanha “Declare o Bem no seu Imposto de Renda” surgiu durante uma das reuniões da Rede Empresarial de apoio à campanha O Amor Contagia. A Rede continua apoiando temas socialmente relevantes e agora abraçou a causa da cidadania fiscal, estimulando empresas e pessoas a destinarem parte do IR para projetos paranaenses em benefício das populações mais vulneráveis. "Com todo o trabalho realizado pela campanha O Amor Contagia, entendemos que somos peças mobilizadoras de diversos setores e podemos investir esforços na divulgação e conscientização da sociedade em relação ao tema. Convidamos as pessoas físicas e jurídicas do nosso Estado a realizarem a destinação. Qualquer valor será muito importante e bem-vindo", afirma Eliziane.

Para facilitar e incentivar o processo, a campanha disponibilizou um Guia com orientações para realizar essa destinação. O “Guia de destinação fiscal: saiba como declarar o bem no seu imposto de renda” pode ser baixado no site da campanha (http://programaimpulso.org.br/declareobem/). O site tem informações completas para auxiliar as empresas e pessoas que querem fazer a destinação do Imposto de Renda. Além disso, há uma espécie de “vitrine”, em que as ONGs podem expor seus projetos e os contribuintes escolherem aqueles à quem desejam destinar seu imposto de renda.

A destinação fiscal vai beneficiar entidades de Curitiba, Londrina, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu. Em Curitiba, as instituições beneficiadas são a APACN (Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia), Hospital Pequeno Príncipe e a Pastoral do Idoso. Em Londrina, as escolhidas foram Cristma - Movimento Cristo Te Ama (instituição filantrópica, sem fins lucrativos) e a SEPS – Sociedade Espírita de Promoção Social. A doação destinada a essas entidades, em Londrina, será usada em benefício do atendimento aos idosos. Em Foz do Iguaçu, a destinação foi feita ao FIA (Fundo da Infância e Adolescência) municipal. O FIA tem o objetivo de desenvolver políticas, programas e ações de promoção, proteção e defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. O valor arrecadado com a doação será direcionado aos projetos desenvolvidos e administrados pelo Fundo na cidade. Em Ponta Grossa, as entidades beneficiadas são a APACD (Associação Pontagrossense de Assistência à Criança com Deficiência) e a APROAUT (Associação de Proteção dos Autistas), organização sem fins lucrativos, de caráter socioassistencial, educacional e terapêutico.

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende oito unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo - Júnior, o Colégio Positivo - Jardim Ambiental, o Colégio Positivo - Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo - Hauer, o Colégio Positivo - Internacional, o Colégio Positivo - Água Verde, o Colégio Positivo - Boa Vista e o Colégio Positivo - Batel atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à Educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Em 2016, o grupo chegou em Santa Catarina - onde hoje fica o Colégio Positivo - Joinville e o Colégio Positivo - Joinville Jr. Em 2017, foi incorporado ao grupo o Colégio Positivo – Santa Maria, em Londrina (PR). Em 2018, o Positivo chegou a Ponta Grossa (PR), onde hoje está o Colégio Positivo - Master. Em 2019, somaram-se ao Grupo duas unidades da escola Passo Certo, em Cascavel (PR), e o Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2026 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto