SEGS Portal Nacional

Educação

Covid 19: edtechs estão transformando a gestão do ensino no Brasil

  • Quinta, 17 Dezembro 2020 11:30
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Viviane Melém
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Impulsionadas pela pandemia, as plataformas de educação ganham força e investimentos ao oferecer soluções inovadoras e facilitadoras ao ecossistema educacional

O Brasil possui atualmente 13.369 startups, destas, 799 atuam no setor da educação. Os dados são da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e mostram ainda que 8,37% desse total é dominado pelas edtechs. As plataformas que estão acelerando o processo de gestão educacional e de ensino no país, conquistaram a liderança do ranking nacional de startups levantado pela Associação.

Fundamental diante dos desafios impostos pela pandemia, o modelo de negócios conquistou o mercado e se tornou ‘o queridinho’ dos investidores. Prova disso está no mais recente relatório da Distrito Edtech Report, que mostra que em dez anos elas levantaram mais de US﹩ 175 milhões em investimentos e grande fatia deste montante foi destinado às plataformas de educação, que receberam investimentos acima dos US﹩ 43 milhões.

Ainda segundo o relatório, nem mesmo a redução no número de rodadas, gerada pela pandemia, conseguiu segurar os volumes investidos em edtechs, que bateram recorde, chegando a US﹩ 115 milhões até setembro deste ano. Foi de olho nestes resultados que um grupo de empreendedores do mercado de educação básica, anunciou na última semana o aporte de mais de R﹩ 30 milhões na Plataforma A+. O investimento foi o sinal verde que o mercado esperava para avançar ainda mais no processo de aceleração digital da educação no Brasil. "A transformação digital deixou de ser futuro e se fez presente durante a pandemia, foi diante desta necessidade que anunciamos a chegada da nossa startup", declara Bruno Mota, CEO da Plataforma A+.

Versátil como poucos, o hub oferece uma série de soluções que otimiza o processo digital do ensino privado no país e potencializa o alcance da educação de forma inovadora. Além disso, a edtech integra todo o sistema de administração escolar, conta com ferramentas para gestão de conteúdo e métodos de compartilhamento do aprendizado, tudo de forma simples e facilitada, por meio de funcionalidades pensadas para abastecer todo o ecossistema educacional. "Passamos por um ano piloto que nos permitiu desenvolver um hub que preenchesse as lacunas que estavam abertas e é o que nos leva a celebrar os resultados que temos. São mais de 50 escolas que já contam com as nossas soluções. Integramos os dados de mais 30 mil estudantes" e diante de um setor que movimenta mais de R﹩ 70 bilhões por ano, o CEO declara a ambição de chegar 160 mil alunos em até 4 anos.

"A plataforma ganhou relevância e foi definitiva na promoção do ensino, na geração do conhecimento e também na disseminação a cultura de inovação e troca de aprendizado de forma continuada. O mercado da educação carecia de uma mudança e ela veio justamente no momento mais delicado para o segmento. A crise se tornou uma oportunidade ímpar de reinvenção do mercado e, mais do que nunca, a tecnologia foi aliada da liberdade acadêmica", afirma Mota, que não pretende parar "Vimos, mesmo diante da crise, o quanto é possível expandir nosso modelo de negócios e é o que vamos fazer. Queremos deixá-lo cada vez mais robusto e versátil, disposto a atender as mais diversas necessidades do setor".

A Plataforma A+ já conta com entregas aos setores administrativos, facilitando o acesso procedimentos operacionais. É também grande agente facilitador do acesso de pais à rotina escolar dos filhos, também recebem comunicados e dados consolidados do desempenho dos estudantes. "Tudo de forma centralizada, integrada e com poucos cliques. É como falamos, é a escola na palma da mão", conclui Mota.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Dez 08, 2025 Educação

Vai fazer vestibular on-line? Saiba por que a qualidade…

Dez 05, 2025 Educação

Férias escolares: como equilibrar lazer, criatividade e…

Dez 04, 2025 Educação

Leitura em voz alta: especialista explica como o hábito…

Dez 03, 2025 Educação

Orientador educacional: saiba a importância deste…

Dez 02, 2025 Educação

Férias escolares viram foco de conflitos na guarda…

Dez 01, 2025 Educação

Matrícula 2026: 5 pontos que toda família deve avaliar…

Nov 28, 2025 Educação

Como estudar para concursos mesmo com pouco tempo…

Nov 27, 2025 Educação

A pausa que educa: por que brincar nas férias…

Nov 26, 2025 Educação

Dez dicas para escolher a escola dos filhos

Nov 25, 2025 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Nov 24, 2025 Educação

Família e escola: agentes corresponsáveis na educação

Nov 21, 2025 Educação

Excesso de telas nas férias amplia riscos para sono e…

Nov 19, 2025 Educação

Reta final do ano letivo: saiba como ajudar crianças e…

Nov 18, 2025 Educação

Organização ajuda estudantes a terem bons resultados na…

Nov 17, 2025 Educação

17 de Novembro - Dia da Criatividade: A criatividade e…

Nov 14, 2025 Educação

ANEC apresenta pesquisa sobre inclusão nas escolas…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version