Driblando o isolamento: estudantes desenvolvem plataforma virtual para realizar simulação de conferência da ONU
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Bruna Scavuzzi
- SEGS.com.br - Categoria: Educação
Na 10ª edição da Simulação Viva (SiV), jovens do EM da Escola Viva lideraram o projeto que discute o tema “Precauções para novas pandemias”; evento conta com a participação de Celso Amorim, Rubens Ricupero e William Weissmann
O estímulo ao protagonismo e ao envolvimento com as questões sociais sempre foi o principal objetivo da Escola Viva (São Paulo/SP) com a Simulação Viva (SiV), evento realizado desde 2011 e que recria em todos os aspectos uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU). No entanto, o projeto que tradicionalmente aconteceria no 1º semestre do ano teve sua realização ameaçada em 2020 pela pandemia do novo coronavírus e a impossibilidade do encontro presencial.
Diante disso, os estudantes expandiram as noções de autonomia e iniciativa para além do esperado e buscaram desde abril alternativas para driblar o problema. A solução veio com a criação de uma plataforma única, que não se resume à função dos aplicativos de vídeo chamada disponíveis no mercado, para que a 10ª edição pudesse acontecer entre os dias 19 e 21 de novembro com o tema “Precauções para novas pandemias: O papel do digital num mundo a ser reinventado, éticas das nações e seus governantes e as novas relações conjuntas no campo diplomático”.
A ideia seguirá a mesma das edições anteriores: os jovens assumirão papéis indispensáveis em uma conferência da ONU, se dividindo para representar diplomatas e os interesses das nações, jornalistas de grandes veículos de imprensa nacionais e internacionais e toda equipe de secretariado da ONU, como Secretário Geral, Secretário de Intervenções, Secretário de Imprensa, entre outros.
A diferença é que toda a dinâmica presencial foi replicada em uma plataforma inédita planejada, diagramada e programada pelos estudantes. Além da chamada por vídeo, os participantes poderão utilizar de recursos como fila de discursos para organizar as falas; espaços para chats direcionados, para que conversem questões privadas com representantes parceiros sem apresentá-las publicamente; botões que sinalizam pedidos de questões ou moções e componente para votações.
No dia da SiV, a plataforma terá dois acessos principais que são o dos alunos participantes e dos alunos tomarão conta de seu funcionamento. O evento poderá ser acompanhado ao vivo pelo site oficial (clique aqui). Ainda estão previstas palestras exclusivas com figuras ilustres como o Ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero e o chanceler Celso Amorim, além da aula magna com o patrono da Academia de Medicina do Rio de Janeiro (Acamerj) William Weissmann.
O professor Pablo Reimers acompanha as reuniões do projeto desde o início e conta que seu papel é de um mero guia. “A ideia é que tudo funcione de modo autônomo e sob o protagonismo juvenil. O meu papel aqui é mais de assessor e problematizador. Os gestores são eles”. Reimers, que já trabalhou com projetos similares no Brasil e no exterior, demonstra bastante emoção. “Eles revolucionaram e conseguiram sintetizar uma variedade de conhecimentos e habilidades no processo.”
“Para mim, esse projeto é baseado na criação de funcionalidades”, afirma o aluno Tiago Americano, Secretário de Organização no SiV e responsável pela programação da plataforma. Ele conta que essa característica pode ser observada pela criação de um recurso específico para a imprensa. Por meio dele, sempre que um repórter da Simulação publicar uma matéria, os delegados serão notificados e a cobertura da imprensa poderá interferir no debate em tempo real. “Eu participei da SIV ano passado e é difícil, mas não chega perto ao esforço que foi criar uma plataforma do zero. Acho que foi um dos maiores desafios que eu tive ao longo da minha vida”, completa.
A jovem Fernanda Boffelli, Secretária de Audiovisual, atuou na parte gráfica da plataforma. Ela enfatiza um outro aspecto do projeto, que é o de mostrar caminhos para além das disciplinas curriculares. “Tem muito esse aspecto de conhecer o que eu posso fazer. Por exemplo, na SiV, eu descobri a fotografia e que adoro fazer fotos de pessoas. É a coisa mais divertida.”
Já Artur Santos, Secretário Geral e um dos líderes do projeto, destaca a troca cultural. “É impressionante a questão de construção de cultura. Você desenvolve um contato com simulação e, quando você entra, é impossível não adorar. É uma experiência fantástica! Por mais que seja um trabalhão, o quanto eu aprendi é imensurável”.
As experiências vão ultrapassar a própria Simulação. Como produto final do encontro, os jovens ainda produzirão um documentário com falas dos participantes e todo o contexto externo que influenciou os argumentos e escolha do tema. Além disso, também pretendem publicar um livro guia sobre a SiV, que ganhará uma nova edição após cada ano.
Simulação Viva (SiV) - 10ª Edição
Tema: Precauções para novas pandemias: O papel do digital num mundo a ser reinventado, éticas das nações e seus governantes e as novas relações conjuntas no campo diplomático
19/11, quinta-feira, 13h30 – 18h30
20/11, sexta-feira, 9h – 18h30
21/11, sábado, 9h – 13h30
Site oficial: clique aqui
Sobre a Escola Viva – Fundada há mais de 40 anos, no bairro da Vila Olímpia, na capital paulista, a Escola Viva é um espaço de aprendizagem referência na formação de alunos por meio do estímulo do pensamento crítico e da autonomia para construir suas próprias trajetórias. Enquanto a Educação Infantil e o Ensino Fundamental prezam pela formação integral e pelo desenvolvimento dos aspectos socioafetivos, o Ensino Médio promove a continuidade desse processo ao se aliar com práticas multidisciplinares que envolvem desde empreendedorismo até responsabilidade socioambiental, formando jovens preparados para os desafios do século XXI
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>