Instituto Alana alerta ONU sobre a exploração comercial de crianças e adolescentes no ambiente digital
Contribuição enviada pelo Instituto à Consulta Pública da Organização das Nações Unidas destaca a responsabilidade de empresas na proteção dos direitos da criança frente às tecnologias
Proteger as crianças no ambiente digital é uma das mais relevantes questões da atualidade. Tanto que a Organização das Nações Unidas (ONU) está redigindo um Novo Comentário Geral sobre direitos da criança em ambiente digital , cujo conteúdo esteve aberto à consulta pública. O Instituto Alana, por meio do seu programa Criança e Consumo, enviou, no último dia 13, contribuição a este documento, destacando a importância de proteger as crianças frente à exploração comercial no ambiente digital.
A contribuição enviada traz um alerta aos males que estratégias de publicidade direcionadas às crianças no ambiente digital causam. Além disso, no documento, o Instituto Alana ressalta a responsabilidade das empresas na proteção dos direitos de crianças e adolescentes em sua interação com as tecnologias, destacando ser essencial que todos os produtos e serviços que possam ser utilizados por crianças - ou que possam impactá-las - respeitem seus direitos, desde sua fase inicial de criação.
A contribuição também destaca o direito das crianças e adolescentes a se desconectar do ambiente digital e vivenciar momentos fora das telas em suas famílias e comunidades, interagindo também com o meio ambiente - algo que nem sempre está garantido, tendo em vista, por exemplo, as desigualdades sociais e de acesso a diferentes formas de entretenimento e cultura.
"A Internet precisa ser um espaço seguro para todas as crianças. E não é possível falar em proteção infantil no ambiente digital sem exigir o fim da exploração comercial deste público. Por isso, é imprescindível que as grandes empresas de tecnologia considerem, sempre, em primeiro lugar, o melhor interesse das crianças e seus direitos, ao desenvolverem seus produtos e serviços. É o que chamamos de 'direitos da criança por design'", diz Pedro Hartung, coordenador do programa Criança e Consumo.
Sobre o Criança e Consumo
Criado em 2006, o programa Criança e Consumo , do Alana, atua para divulgar e debater ideias sobre as questões relacionadas à publicidade dirigida às crianças, bem como apontar caminhos para minimizar e prevenir os malefícios decorrentes da comunicação mercadológica.
Sobre o Instituto Alana
O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão "honrar a criança".
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