SEGS Portal Nacional

Educação

Escola francesa de Design, Artes e Comunicação Visual abre campus em São Paulo para oferecer formação para carreira global

  • Segunda, 23 Novembro 2020 13:37
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giovanna Leopoldi
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Ao completar 20 anos, École Intuit Lab escolhe o Brasil para nova etapa de expansão internacional

O Design está entre as profissões do futuro, já que a capacidade multidisciplinar dos profissionais se encaixa com as tendências de um mundo cada vez mais visual e tecnológico. Entretanto, as mudanças socioculturais e o avanço da digitalização, tendo o consumidor e suas experiências como foco, exigem novas competências e habilidades. Com um conceito de abrangência internacional e visão multicultural, a École Intuit Lab, escola de origem francesa de Design, Artes e Comunicação Visual, completa 20 anos em 2021 e escolhe o Brasil para sua nova etapa de expansão internacional. A instituição inaugura campus em São Paulo, onde ofertará cursos de formação e extensão para estudantes em busca de capacitação para uma carreira global.

“A École Intuit Lab tem o propósito de formar profissionais preparados para atuar em sintonia com as necessidades dos negócios e da sociedade em qualquer lugar do mundo. Designers com habilidades, pensamento crítico e original para compreender e solucionar problemas complexos em diferentes mercados e culturas. Os programas evoluem constantemente para acompanhar as mudanças tecnológicas e criar uma experiência inovadora em Design. Como resultado, 98% dos alunos que concluem nossas formações estão empregados em até seis meses”, explica o Advisor da École Intuit Lab no Brasil, Giovanni Vannucchi.

A escola mantém dois campus na França, em Paris e Aix-en-Provence (cidade universitária localizada no sul do país) e dois na Índia, em Mumbai e Kolkata. Por meio de uma rede de parcerias com 18 universidades e cerca de mil empresas e agências, oferece aos alunos possibilidades de desenvolver projetos e intercâmbios na Europa, Ásia, América do Norte e América Latina. “O corpo docente reúne cerca de 270 professores com alta formação acadêmica, experimentados em projetos que lhes conferem diversidade profissional e cultural, características essenciais para atuar com os desafios diários da indústria criativa”, destaca Vannucchi.

No Brasil, o campus da École Intuit Lab São Paulo oferecerá três cursos de formação, com quatro anos de duração. São eles: Formação em Comunicação Visual e Design Digital, Formação em Arte & Design de Games e Formação em Artes Visuais. Além destes, há o curso de extensão em Design & Comunicação, com duração de 18 meses.

A escola desenvolve um currículo com abordagem única, que cultiva o equilíbrio entre teoria, prática e experiências que irão introduzir os alunos no mundo do Design ao longo de sua trajetória educacional. No primeiro ano, todos cursam o Foundation (Lab 1) e ao final deste período escolhem a formação específica que seguirão nos três anos seguintes. O objetivo deste formato é que se apropriem dos fundamentos básicos das artes visuais para que desenvolvam todo seu potencial criativo e de expressão, de forma plena, antes de seguirem para o aprimoramento técnico. Neste período, iniciam a construção do portfólio e do projeto individual.

Todos os programas oferecem a possibilidade de um semestre no exterior em um dos campus internacionais ou na rede de 18 universidades parceiras na América do Norte, América Latina, Europa e Ásia. A partir desta rede, do segundo ano em diante, 20% da carga horária é realizada por professores visitantes. A grade curricular também contempla formação em francês. “Abrir o mundo para o aluno e ter uma visão ampla é obrigatório. Ter campus, escolas e empresas parceiras em todo o mundo nos ajuda muito a mostrar a variedade de cada cultura e suas expressões”, avalia Vannucchi.

Mercado brasileiro de Design

É justamente o contexto de transformação digital e valorização da jornada do consumidor que revela um ecossistema de oportunidades profissionais no Brasil. A indústria criativa nacional responde por 2,61% do Produto Interno Bruto (PIB). É estimada em R$ 171,5 bilhões, segundo último mapeamento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), realizado em 2019. O mercado, que ampliou sua participação em 25% nos últimos quinze anos, mantém resultados estáveis e consistentes - a despeito do atual cenário econômico mundial. De 2015 a 2017, mais de 25 mil novas posições foram criadas para funções como diretor de arte, designer gráfico, designer de UX (User Experience) / UI (User Interface), editor de mídia eletrônica, visual merchandiser, entre outras.

“Ao escolher por uma formação, o estudante precisa considerar sua perspectiva de vida e de carreira. Nossos programas oferecem formação profissional que dará a ele condições de acessar o mercado de trabalho da economia criativa em qualquer lugar do mundo, nas mais diferentes culturas”, aponta Vannucchi.

A escola já chega ao país participando da 9ª edição DW!, a Semana de Design de São Paulo, maior festival urbano de design da América Latina, que aconteceu de forma presencial de 08 a 14 de novembro, e com etapa virtual com ações antes, durante e depois desta data.

Mais informações sobre a École Intuit Lab podem ser acessadas no site https://ecole-intuit-lab.com.br/. As inscrições para os cursos já estão abertas e as aulas, previstas para serem presenciais, iniciam em 1º de março de 2021.

“São Paulo é uma das principais capitais culturais e um dos maiores centros econômicos do mundo. Quando se trata de um novo destino para compartilhar nosso projeto, o Brasil surge naturalmente e tem sido um dos destinos preferidos dos nossos alunos para a realização de projetos com agências e empresas parceiras. Além disso, acreditamos que o país irá retomar seu curso ascendente, o desenvolvimento de seu potencial cultural e poder de consumo. Este processo é uma clara oportunidade para a evolução da indústria de Design em toda América Latina. O câmbio atual também traz um momento favorável para empresas de porte médio, como nós, investir no país”, explica o cofundador da École Intuit Lab, Clément Derock.

(Clément Derock (à esquerda) e Frédéric Lalande (à direita), designers e acadêmicos co-fundadores da École Intuit Lab. Foto: Divulgação)

Sobre a École Intuit Lab

Instituto educacional de origem francesa de design, estratégia e comunicação visual, co-fundada em Paris em 2001 por Clément Derock e Frederic Lalande. A visão desses veteranos da indústria é construir uma cultura, não apenas uma escola, onde mentes criativas têm a liberdade de inovar, criar e se tornar parte de uma revolução do design. Espalhada por 5 campos (Paris, Aix-en-Provence, Mumbai, Kolkata e agora em São Paulo) e com sua rede de 18 universidades parceiras na América do Norte, América Latina, Europa e Ásia, a Intuit Lab tem forte presença internacional. Até o momento, mais de 100 designers, profissionais e artistas de todo o mundo realizaram workshops nos campus da Intuit Lab para contribuir para nutrir a visão criativa do mundo dos alunos. Essa exposição é acentuada pelos inúmeros programas de intercâmbio entre campi e universidades parceiras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Dez 26, 2025 Educação

Férias produtivas: como um plano 'leve' de estudos pode…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version