Aluna e ex-aluna da Universidade São Judas conquistam Prêmio Neusa Maria de Jornalismo
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Máquina Cohn & Wolfe
- SEGS.com.br - Categoria: Educação
Em sua primeira edição, premiação, que destacou profissionais pretos e trans do jornalismo, contou com 151 inscritos
O Prêmio Neusa Maria de Jornalismo nasceu a partir da iniciativa de repórteres pretos e da falta de olhar das demais premiações para a comunidade. Apoiado pela “Alma Preta Jornalismo”, o prêmio tem a intenção de avaliar o jornalismo profissional de pessoas não brancas e de pessoas trans, levando em consideração que elas são minoria no mercado de trabalho e tampouco são lembradas em premiações. A Universidade São Judas contou com dois destaques, Mariana Lima, ainda aluna da Instituição, e Rayane Moura, recém-formada.
Mariana Lima foi premiada por sua tocante matéria sobre Elismaura – ou, como é conhecida, apenas Maura, que trabalha há 21 anos como catadora de lixo na cidade de São Paulo, figura que representa tantas outras pessoas em situações parecidas. Participar do Prêmio Neusa Maria foi um marco em sua carreira e ainda mais a certeza de que estava no caminho certo. “Como estudante, ter uma produção reconhecida desta forma é algo fantástico. Na faculdade, você acaba tendo muitos momentos de dúvida sobre o que quer fazer e como construir sua carreira, e as premiações parecem algo distante. ‘Quem sou eu para ganhar algo?’”, diz Mariana, que ainda bate na tecla da importância de o prêmio trazer consigo diversidade e inclusão. “Premiações como essa, que valorizam a diversidade, são fundamentais para que novas vozes do jornalismo sejam ouvidas e alcançadas”. Para ler a matéria da estudante, basta acessar este link: encurtador.com.br/ruD36
Outra participante premiada que também tem laços com a Universidade é Rayane Moura. A recém-formada foi destacada pela reportagem sobre o caso da mãe que perdeu a guarda da filha apenas porque a jovem passou por iniciação no candomblé. A estudante conta que não acreditou quando viu seu nome na lista de premiados, recebendo este destaque no seu último ano da faculdade e representando tantos outros jornalistas pretos, crianças e jovens que têm o mesmo sonho que ela.
“É muito gratificante para mim ser reconhecida pelo meu trabalho, e acima de tudo, ser premiada no meio de tantos nomes. Eram muito profissionais que também estavam concorrendo. Isso serve para mostrar que nós que somos pretos, nós que somos trans, nós que somos da periferia também temos potencial de chegar longe”, comenta Rayane. Para ler a matéria, basta acessar o link: encurtador.com.br/rE245
O coordenador do curso de Jornalismo e dos cursos de Comunicação e Artes da São Judas, José Augusto Lobato, destaca como as estudantes representam um motivo de orgulho para a Instituição. “Todos os dias, recebemos uma quantidade muito grande de informações e aí está o papel crucial do jornalista, cuja leitura de mundo deve filtrar os fatos de interesse público e priorizar o combate às desigualdades estruturais e às injustiças e a garantia de direitos. Na São Judas, formamos profissionais para o futuro, mas acima de tudo acreditamos em uma formação humanística, crítica e cidadã que valoriza o lugar de todos e empodera jovens para trilhar seu caminho. Ter os trabalhos da Rayane e da Mariana no Prêmio Neusa Maria nos deixa orgulhosos, felizes e com a sensação de que estamos contribuindo para uma sociedade mais justa.”
Conheça os demais reconhecido pelo Prêmio Neusa Maria de Jornalismo: https://almapreta.com/editorias/realidade/conheca-os-vencedores-do-1-premio-neusa-maria-de-jornalismo
Sobre a São Judas
A São Judas, que integra o Ecossistema Ânima, é a segunda melhor universidade privada do estado de São Paulo, segundo o Ministério de Educação (MEC), com nota 4 de 5 no Índice Geral de Cursos (IGC). Com aproximadamente 37 mil alunos, 11 unidades localizadas na Capital e Grande São Paulo e mais de 80 cursos, a instituição combina qualidade e acessibilidade, tradição e inovação, com o uso de novas metodologias educacionais, laboratórios multidisciplinares de aprendizagem integrada e programas de desenvolvimento de competências socioemocionais. Além disso, o aluno aprende na prática desde o primeiro dia de aula.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>