SEGS Portal Nacional

Educação

Em Olinda/PE, educadora cria projeto para revolucionar o ensino no Brasil

  • Segunda, 09 Novembro 2020 11:13
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Brandão
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

‘Cuidar do Cuidador’ tem planos para ser integrado nas redes municipal, estadual e privada de ensino da cidade

Uma luta diária para posicionar a educação como prioridade no país. Esse é o propósito de vida de Luciana Araújo, mais conhecida como Tia Lu. A educadora idealizou o projeto ‘Cuidar do Cuidador’ a partir de estudos do que já é realizado em outros países do mundo quando o assunto é educação. Neste método de aprendizado, o professor é o protagonista da sociedade, capaz de transformar a humanidade. “Para cuidar do outro, precisamos primeiro cuidar de nós mesmos”, explica Luciana.

O projeto, que foi idealizado por meio de estudos científicos da neurociência, da psicomotricidade e da antroposofia, é uma rede de apoio que cuida e prioriza a educação do ser integral acessando o autodesenvolvimento da criança e de seu cuidador. É regido por quatro pilares: Autoconhecimento, autocuidado, autorresponsabilidade e autoeducação. “Desta forma todo meu olhar é voltado para potencializar a integralidade do ser”.

Com o trabalho, Luciana pretende posicionar a cidade de Olinda/PE, local em que vive, como pioneira e referência no sistema de ensino brasileiro. “Há 12 anos vivo diariamente esse universo. Cuido da infância e de seus cuidadores, que são os professores, a família e todos os envolvidos na educação com a criança. Se cuidarmos do início da história, podemos transformar a história toda”, conta Tia Lu.

Para Luciana, a educação na primeira infância é primordial para o desenvolvimento das crianças na vida adulta e o olhar para seus cuidadores são ferramenta essencial nessa construção. A profissional cuida da infância e de seus cuidadores por acreditar que são as duas âncoras mais importantes de uma sociedade . “A primeira infância é a fase mais importante na vida do ser humano, tudo que for construído nesse momento levaremos por todas a nossa vida. Os cuidadores são os principais formadores e protagonistas da história da criança e de uma sociedade, então priorizar essas duas dimensões é essencial para alcançar a transformação social”.

Durante sua jornada, Luciana compreendeu que acessar o sistema educacional do nosso país seria o melhor caminho para alcançar o que tanto desejava. “Hoje minha energia está voltada para o projeto ‘Cuidar do Cuidador’, que é pioneiro em nosso país e que vem nutrindo e transformando nossa educação com o cuidado com nossos cuidadores”.

Atualmente, o projeto é desenvolvido no Tia Lu Espaço do Ser Integral, empreendimento educacional construído por Luciana em Olinda, e de também de forma pontual e avulsa com cursos e palestras na rede municipal, estadual e privada. Além do ‘Cuidar do Cuidador’, oferece aulas, cursos e palestras em diversos segmentos para crianças e toda a sua família. Os planos de Tia Lu em 2021 são de expandir o método de ensino para todas as escolas da cidade e futuramente para o Brasil. “Quando o projeto ‘Cuidar do Cuidador’ entrar no sistema educacional do país, terá o propósito de ser algo contínuo, porque a educação precisa ser processual”, revela.

De acordo com a educadora, a educação no país vem sofrendo de uma influência da revolução industrial. “Nosso sistema educacional atual está realmente falido, vem de um formato da revolução industrial, onde tudo se reproduz, condiciona e adestra. A educação é o único e mais poderoso meio de transformação social. Nesse formato a nossa sociedade não avança”. Para Luciana, que estudou grandes referências mundiais em educação e os caminhos que percorreram para chegar nesse nível, dois grandes pontos precisam urgentemente de direção e ação. “Precisamos acabar com a desigualdade em nossa educação, ou seja, educação igual e acessível para todos e nutrir o ser humano em sua integralidade, nutrindo e respeitando suas dimensões cognitiva, relacional, emocional, espiritual e física”, finaliza.

Sobre Luciana Araújo

Luciana Araújo está há mais de 12 anos atuando com crianças na primeira infância por meio do método Tia Lu de Educação. É diretora e proprietária do Espaço Tia Lu do Ser Integral e criadora do método Tia Lu de Educação. Já são mais de 4.000 crianças e profissionais atendidos por seus cuidados e orientação. É embaixadora da primeira infância no Recife e fundadora do projeto social Mão Amiga. É mãe de duas meninas e vive intensamente e diariamente a educação integral.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Dez 26, 2025 Educação

Férias produtivas: como um plano 'leve' de estudos pode…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version