SEGS Portal Nacional

Educação

A importância da educação técnica dos jovens como alavanca para a retomada da economia

  • Quarta, 04 Novembro 2020 12:16
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isadora Leone
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Por Kelly Lopes, superintendente do IOS

Com a aceleração dos processos digitais por conta da pandemia, é recorrente ver nos noticiários a dicotomia, sempre existente e agora ampliada, no mercado de tecnologia da informação. De um lado, muitas empresas, que indo na contramão da crise estão em busca de profissionais da área. De outro, a escassez da mão de obra - não há profissionais com formação e especialização adequadas para suprir a demanda do mercado. E o que fazer diante desse cenário? Minha reflexão vai muito além de suprir a cadeia produtiva, penso que esse jovem, na maioria das vezes, é a promessa de muitos lares, sendo ele o indivíduo com maior chances de conquistar emprego ou renda, para a retomada de recursos para sua própria família.

Olhando para a realidade de hoje, em outras palavras tenho como premissa que a formação dos jovens será a porta de entrada para a retomada do emprego e como consequência a reativação da economia. Enquanto as inovações tecnológicas se transformaram em grandes aliadas para manter pessoas no mercado de trabalho, recentes dados divulgados pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostram uma retração de quase 10%, em relação ao primeiro trimestre de 2020. Desde 1980 não há registro de tamanha queda no desempenho, segundo pesquisadores da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Mais uma vez, o jovem mostra-se como uma alternativa, uma possibilidade de mudar esse cenário, de promover mudanças no mercado de trabalho. Afinal, as empresas precisam de novos talentos para criar e manusear as tecnologias e inovações que o mundo exige, e esse é um caminho sem volta! Por que será então que estes jovens são os mais afetados pelo desemprego? Segundo o Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV Social), com a pandemia do Covid-19, haverá uma retração de até 34,2% na renda da população jovem com grande impacto na faixa etária que vai de 15 a 24 anos de idade.

E como mudar esse cenário?

Como podemos equalizar a saúde financeira de inúmeras famílias que dependem desses jovens, e a tão buscada qualificação de profissionais para ocupar cargos que exigem conhecimentos técnicos, a curto prazo. Estas questões que deveriam ser tratadas de forma conjunta.

Com programas que duram o mínimo de seis meses, diversas instituições oferecem ensino qualificado que vai de encontro com às exigências do mercado de trabalho. E cada vez mais, as empresas estão apostando e reconhecendo a importância dos cursos técnicos, cuja formação em tempo recorde, é mais rápida do que as universidades podem realizar.

Existe espaço e necessidade para eles. Segundo uma pesquisa da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), o mercado de TI oferece 70 mil novas vagas de trabalho por ano no Brasil, porém as universidades formam apenas 46 mil alunos a cada ano. Nesse caso, todos os anos, sobram 24 mil vagas de trabalho por falta de profissionais para ocupá-las.

A meu ver, não existe outra solução, senão aproximar as empresas desses programas educacionais que os qualifiquem e acompanhem os jovens em toda a trajetória até o mercado de trabalho. E pode acreditar, as Organizações Não-Governamentais estão prontas para apontar e preparar projetos que profissionalizam e formam os jovens muito além do mercado de trabalho.

Kelly Lopes

Kelly Lopes é empreendedora social e superintendente do Instituto da Oportunidade Social - IOS. Graduada e pós-graduada em Tecnologia da Informação, especialista em gestão para o Terceiro Setor, MBA em Gestão Empresarial pela FGV e MBA em Gestão de RH Estratégico, Kelly Lopes atuou com desenvolvimento e implantação de software por 9 anos na TOTVS. Em 2008, foi convidada a assumir a gestão do Instituto da Oportunidade Social - IOS - organização fundada pela TOTVS para promover o aprimoramento profissional e a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência - onde atualmente ocupa o cargo de superintendente. Kelly também é vice-presidente voluntária do Projetos Amigos das Crianças - PAC.

Sobre o IOS

Comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, há mais de 22 anos o IOS desenvolve projetos de formação profissional gratuita em temas variados. "Administração" e "Tecnologia" compõem a grade de cursos, além do enfoque comportamental. Qualificado como Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social), o IOS já formou mais de 38 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS - sua fundadora e principal mantenedora - além da Brasilprev, Instituto Center Norte, Dell, Deloitte, Edenred - Ticket, Fundação Beneficente Elijass Gliksmanis, Hyundai, IBM, , McDonald´s, Microsoft, Zendesk, entre outras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version