SEGS Portal Nacional

Educação

Projetos de Professores do Santo Américo Entram Para o Programa Nacional do Livro Didático 2021

  • Segunda, 26 Outubro 2020 12:17
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  formação humana, acadêmica, esportiva e cultural. Desde 1963 o Colégio Santo Américo ocupa uma área de 68 mil m² no bairro Morumbi. Fátima Lopes
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Preparados para atender o Novo Ensino Médio, livros incentivam protagonismo e autonomia dos alunos

A implementação do Novo Ensino Médio estabelece uma mudança abrangente da estruturação do Ensino Médio, a começar pela participação do aluno, que passa de expectador à protagonista das salas de aula. A mudança impacta diretamente os métodos de ensino, projetos e materiais didáticos, que precisarão passar por ampla reformulação para atender a nova estrutura curricular.

Os professores do Ensino Médio do Colégio Santo Américo Arno Goettens, de Geografia; Marquilandes Borges de Sousa, de História; Felipe Fugita, de Matemática e Emerson Barreto, de Química tiveram seus projetos aprovados para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático, do Ministério da Educação. Os materiais dos professores fazem parte da categoria Projetos Integradores, estruturados conforme competências e habilidades definidas pela BNCC, e poderão ser distribuídos para escolas públicas de todo o país.

Os livros enviados precisavam apresentar uma metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e contemplar quatro diferentes temas: Protagonismo Juvenil, Mediação de Conflitos, Midiaeducação e STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics). Os professores Arno e Marquilandes participaram do mesmo projeto da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. “Nós focamos no desenvolvimento de habilidades para reconhecimento e resolução de problemas presentes no dia a dia do estudante, ensinando o jovem a detectar essas questões cotidianas e buscar resoluções, inclusive envolvendo toda sua comunidade. Essa é uma das estratégias que pode tirar o aluno da passividade da sala de aula e transformá-lo em um agente transformador”, explica o professor Arno.

Professor Marquilandes conta que para o tema “Mediação de conflitos”, por exemplo, o projeto aborda o casamento precoce, problema que atinge todas as regiões do país. “Os alunos recebem informações como estatísticas e dados oficiais sobre o assunto e recebem atividades que os ajudem a identificar se o problema atinge a comunidade onde vivem e como podem colaborar para a resolução”, conta Marquilandes. Os projetos que envolvem a participação de Arno e Marquilandes contemplam, ainda, a questão do lixo urbano (Protagonismo Juvenil) e a comunicação nas redes sociais (Midiaeducação).

Felipe Fugita, coordenador de matemática no Santo Américo, desenvolveu em sua obra projetos que mostram a matemática da vida cotidiana, envolvendo situações que, muitas vezes, os estudantes nem imaginam que a matemática está presente. O tema STEAM foi contemplado com os projetos “Fábrica de Jogos” e “Feira de Ciências”; “O lugar em que vivemos” e “Pesquisas Estatísticas” são projetos do tema “Protagonismo Juvenil”, “Museus Virtuais” está em Midiaeducação e, por fim, o projeto “Diálogo e Debate na Escola” é apresentado no tema Mediação de Conflitos. Para Fugita, fazer o aluno entender que a matemática para a vida é mais relevante que a matemática para o vestibular vai tornar a matéria mais interessante e, principalmente, fará com que o jovem identifique a matéria como uma grande aliada. “Até para preparar uma receita precisamos da matemática”, brinca o professor.

A questão do lixo urbano também foi abordada pelo professor de Química, Emerson Barreto, que contribuiu com um projeto coletivo que uniu as disciplinas de Química, Física, Biologia, Matemática e Geografia. “A Lei de resíduos sólidos” prevê a construção de aterros sanitários para o descarte do lixo urbano e, de acordo com Barreto, grande parte dos municípios brasileiros seguem com lixões a céu aberto que, além de proibidos, são grandes vetores de doenças. “O material enviado para o PNLD mostra que é preciso olhar para o nosso lixo e conhecer melhor o lixo que produzimos diariamente. Por que ainda é tão difícil fazer com que as pessoas entendam a importância da separação do lixo e da coleta seletiva não só para o meio ambiente, mas também para a economia do país. O único caminho para essa prática é a educação”, comenta Barreto.

Para além do reconhecimento do lixo que produz, o projeto aborda a importância de os jovens conhecerem as leis ambientais e cobrarem das autoridades públicas as diretrizes que a administração tem com relação ao lixo. “O aluno só se tornará um protagonista quando puder reconhecer as questões de sua comunidade durante as aulas e souber que ele é capaz de buscar soluções por intermédio do conhecimento”, finaliza o professor.

Os professores do Colégio Santo Américo há muito trabalham na elaboração de materiais didáticos que contribuem para a implantação do Novo Ensino Médio e suas experiências irão levar para todo o país uma imensa contribuição para o novo modelo de ensino, auxiliando alunos e professores que ainda não vivenciaram as mudanças aprovadas pelo governo.

Sobre o Colégio Santo Américo

Fundado em 1951 por monges beneditinos húngaros, o Colégio Santo Américo atende alunos do Ensino Infantil, Fundamental Anos Iniciais, Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Mantido pelo Mosteiro São Geraldo de São Paulo, o colégio é reconhecido com o Selo da Unesco e oferece a seus alunos o ambiente ideal para a formação humana, acadêmica, esportiva e cultural. Desde 1963 o Colégio Santo Américo ocupa uma área de 68 mil m² no bairro Morumbi.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Dez 26, 2025 Educação

Férias produtivas: como um plano 'leve' de estudos pode…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version