SEGS Portal Nacional

Educação

Saudades da avó inspira criança a aprender a ler e escrever durante a pandemia

  • Quinta, 22 Outubro 2020 11:16
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Central Press
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Após processo remoto de alfabetização, estudante de cinco anos escreve livro

Com o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, Luiza de Castro dos Santos, de cinco anos, foi afastada da avó materna, com quem mantinha contato diariamente. A distância foi um incentivo a mais no processo de alfabetização da estudante do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Positivo - Jardim Ambiental, em Curitiba (PR). Com a troca de mensagens por meio de aplicativo, ela diminui a saudade falando com a avó todos os dias e, assim, aprimora a leitura e a escrita.

Após menos de um mês de aulas presenciais, o processo de alfabetização de Luiza aconteceu de forma mais significativa durante a pandemia. “Imaginamos que, com o ensino remoto, ela pudesse perder o interesse, que é de extrema importância, principalmente no processo de alfabetização. Mas ela manteve o foco e o interesse pelas aulas e, desde então, vem se desenvolvendo cada vez mais. Teve um despertar muito grande pela leitura e escrita durante esse período. Acompanha diariamente as aulas síncronas e assíncronas e adora fazer as atividades do livro didático e os questionários”, explica a mãe, Bruna Castro dos Santos. “O desenvolvimento dela foi muito rápido, eu acho até que a aula remota contribuiu nisso porque minha filha é bem reservada e, em casa, parece que ela se sentiu mais segura”, conta.

De acordo com Bruna, a surpresa veio quando ela decidiu escrever seu primeiro livro. Colocou como meta escrever duas páginas por dia e, sozinha, criou a história "As fotos de João e Maria". Escolhendo os animais que mais gosta, Luiza fez os desenhos que ilustram o livro de 18 páginas e, como queria algo diferente, optou por fazer o livro ao contrário - abrindo da esquerda para a direita. “Ela está muito feliz sabendo ler e escrever, ganhou muito mais autonomia e fala que agora já é uma criança grande, pois sabe ler e escrever”, conta a mãe. Agora, os próximos passos da jovem escritora são fazer cópias do livro e doar para a família e amigos.

Participação da família é fundamental

De acordo com a coordenadora dos Anos Iniciais do CIPP - Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento do Colégio Positivo, Domus Aurea, o maior desafio da alfabetização neste período é o distanciamento, que interfere na interação que ocorre entre os alunos e com os professores. "Os anos iniciais de escolaridade compõem um período em que a interação e as experiências vividas precisam envolver práticas reais do uso da leitura e da escrita e devem ser desenvolvidas de forma lúdica e interativa, pois acionam estruturas complexas e estabelecem esquemas mentais bastante elaborados", explica.

Para solucionar o problema da distância e enriquecer ainda mais o trabalho desenvolvido, foi criado um programa de alfabetização, chamado "Criança ao Pé da Letra", que resgata o trabalho presencial do início do ano letivo, respeitando a faixa etária dos alunos e o tempo de aprendizagem de cada um. Para orientar as famílias, foi preparada uma websérie especial com vídeos explicativos que apresentam dicas e orientações específicas sobre cada etapa do processo de alfabetização. Segundo Domus, a família tem um papel fundamental nesse processo, incentivando e mantendo o vínculo afetivo dos pequenos com o mundo letrado. "O período de alfabetização exige calma e a necessidade de estímulos constantes, mas os pais devem levar em conta que cada criança tem seu ritmo de aprendizagem", ressalta a educadora.

Alfabetização digital

Segundo Domus, no contexto atual, não é mais suficiente aprender a escrever apenas com lápis e papel. "Estamos na era da alfabetização digital e é preciso entender como interagir por meio desses recursos. Para tanto, há a necessidade de ensinar as crianças a usar as tecnologias disponíveis de forma ativa e construtiva". Porém, ela adverte que a utilização dos recursos digitais e tecnológicos deve ser dosada, pois nesta fase do desenvolvimento infantil, é fundamental trabalhar a ampliação da coordenação motora e outros aspectos de grande relevância no processo de aquisição da leitura e da escrita. "Além disso, é muito importante cuidar com a exposição excessiva das crianças às telas de computadores, celulares e tablets, pois pode trazer riscos à saúde", alerta.

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende oito unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo - Júnior, o Colégio Positivo - Jardim Ambiental, o Colégio Positivo - Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo - Hauer, o Colégio Positivo - Internacional, o Colégio Positivo - Água Verde, o Colégio Positivo - Boa Vista e o Colégio Positivo - Batel atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à Educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Em 2016, o grupo chegou em Santa Catarina - onde hoje fica o Colégio Positivo - Joinville e o Colégio Positivo - Joinville Jr. Em 2017, foi incorporado ao grupo o Colégio Positivo – Santa Maria, em Londrina (PR). Em 2018, o Positivo chegou a Ponta Grossa (PR), onde hoje está o Colégio Positivo - Master. Em 2019, somaram-se ao Grupo duas unidades da escola Passo Certo, em Cascavel (PR), e o Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Dez 26, 2025 Educação

Férias produtivas: como um plano 'leve' de estudos pode…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version