SEGS Portal Nacional

Educação

Faculdade Santa Marcelina apoia iniciativa premiada pelo MEC para transformar a educação no Brasil

  • Quinta, 22 Outubro 2020 11:12
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raissa Francisco
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

"Penso, Logo Escrevo" já identificou e inspirou potencialidades de escrita em mais de 6.500 alunos em todo o Brasil. Projeto foi adaptado durante a pandemia e retoma em outubro na volta às aulas

Para incentivar jovens escritores, a Faculdade Santa Marcelina tem apoiado o projeto “Penso, Logo Escrevo”, uma iniciativa que valoriza potencialidades de escrita de alunos da rede estadual de ensino em São Paulo. Capitaneada por Wagner Siqueira*, professor de Língua Portuguesa da faculdade, o projeto tem como objetivo rever os aprendizados do idioma e até hoje já preparou cerca de 6.500 estudantes para o mercado de trabalho.

Wagner Siqueira, professor da Faculdade Santa Marcelina, realizando o lançamento do livro que leva o nome do projeto

“O Brasil enfrenta cerca de 11 milhões de pessoas que não sabem ler e 1/3 dos ditos alfabetizados, ainda são considerados analfabetos funcionais. Como professor da nossa língua minha missão é ser um dos protagonistas dessa mudança de cenário, de forma constante e ao mesmo tempo inspirando pessoas. E é nessa direção, que o ‘Penso, Logo Escrevo’ nasceu há mais de 16 anos e até hoje continua estimulando alunos pelo País”, relata Wagner.

O projeto, que foi iniciado com alunos do ensino médio de escolas estaduais e levou o professor ao reconhecimento pelo MEC no Prêmio Professores do Brasil em 2009, mais recentemente foi adaptado e passou a fazer parte das aulas de Língua Portuguesa para os calouros do 1º semestre dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Tecnólogo em Radiologia da Faculdade Santa Marcelina.

“Para os alunos da Faculdade, o processo ganhou três fases principais: a primeira é a leitura e análise de textos; a segunda tem relação com o estudo da gramática e, ainda, por fim, a produção textual aliada à apresentação, feedback e reescrita. Nessa última etapa, os alunos conseguem ter a completa compreensão da necessidade constante de construção da proficiência do idioma”, ressalta o professor.

Durante a pandemia do COVID-19, o processo precisou ser adaptado com as aulas em formato remoto. Porém, a fase final de reescrita dos materiais, que envolve questões técnicas e correção de centenas de textos, não foi possível seguir no modelo à distância. Mas, as três turmas iniciadas no projeto, neste segundo semestre, terão continuidade e seus feedbacks retomados partir do retorno às aulas presenciais previsto pelo Governo do Estado no início de outubro.

Como essência e assim como a educação, o programa “Penso, Logo Escrevo” tem foco na democracia do acesso e facilidade de aplicação do método, para que chegue a cada vez mais jovens por todo o Brasil. É o caso da Escola Estadual Prof. Bicalho que, por meio da professora Geane Kênia, levou à cidade de Grão Mogol, em Minas Gerais, a implementação do projeto que conheceu pelo Facebook. A partir daí o trabalho do professor Wagner e sua equipe foi atuar como uma rede de apoio e suporte para o sucesso do projeto na cidade mineira.

“Quanto mais cedo o jovem for inserido na leitura, maior será o impacto na produção textual em sua vida. É essencial acreditar que, disponibilizando oportunidades de acesso a esse ciclo da educação, grandes mentes no futuro podem surgir numa sociedade, com muito mais senso crítico e maior discernimento para tomada de decisões”, conclui o professor.

Outras escolas estaduais, Fadlo Haidar (Itaquera – São Paulo) e a Padre Carvalho (Padre Carvalho – MG) também adotaram ou estão em fase de adoção do projeto. Entre as instituições de ensino superior, além de cursos da Faculdade Santa Marcelina (Unidade Itaquera – SP), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG – Paraíba) há 4 anos incluiu o projeto como um dos temas da disciplina de Planejamento e Avaliação na grade curricular do seu curso de Letras. do seu curso de Letras.

“Penso, Logo Escrevo” é um projeto de desafio constante e ininterrupto, e por esse motivo, o método continuará a se desenvolver nos próximos semestres letivos, com previsão de novas turmas a serem iniciadas a partir do próximo ano letivo de 2021 na Faculdade Santa Marcelina, e nas Escolas interessadas pela proposta.

Sobre a Faculdade Santa Marcelina

A Faculdade Santa Marcelina é uma instituição mantida pela Associação Santa Marcelina – ASM, fundada em 1º de janeiro de 1915 como entidade filantrópica. Desde o início, os princípios de orientação, formação e educação da juventude foram os alicerces do trabalho das Irmãs Marcelinas. Em São Paulo, as unidades de ensino superior iniciaram seus trabalhos nos bairros de Perdizes, em 1929, e Itaquera, em 1999. Para os estudantes é oferecida toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento intelectual e social, formando profissionais em cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu). Na unidade Perdizes os cursos oferecidos são: Música, Licenciatura em Música, Artes Visuais, Licenciatura em Artes Plásticas e Moda. Já na unidade Itaquera são oferecidas graduações em Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Estética e Cosmética.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Dez 26, 2025 Educação

Férias produtivas: como um plano 'leve' de estudos pode…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version