SEGS Portal Nacional

Educação

Movimento (Des)aprenda é lançado para apoiar professores de todo País

  • Segunda, 19 Outubro 2020 12:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Blasechi
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Instituições de ensino, entre elas o UNICURITIBA, e empresas pretendem fomentar a formação docente e a colaboração entre os educadores

Não existe, na história da humanidade, uma sociedade bem desenvolvida que não tenha sido alicerçada nas escolas e universidades de qualidade. Se a Escolas são as grandes protagonistas da sociedade, o professor é o grande artífice dessa transformação. Com o objetivo de contribuir com o importante trabalho realizado por esses profissionais, o Instituto Ânima, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, e integrante do Ecossistema Ânima, do qual o UNICURITIBA também faz parte, lança o Movimento (Des)aprenda, uma iniciativa, apoiada por diversas instituições de ensino e empresas, que tem por objetivo capacitar docentes e gestores para o presente e o futuro da educação. A ação é dedicada a gerar aprendizagem e colaboração entre os professores por meio de conteúdos como webinars e workshops sobre inovação, carreira docente e dispositivos digitais. Os interessados podem saber mais no link: https://movimentodesaprenda.com.br/

O Movimento (Des)aprenda surgiu de uma ideia do Presidente do Conselho da Ânima Educação e do Instituto Ânima, Daniel Castanho. O movimento foi pensado para estar à disposição de forma permanente fomentando a troca de experiências exitosas entre professores para que eles possam levar o que há de melhor para sala de aula. “Vivemos um momento de muitas dificuldades para a educação onde é necessário pensar em soluções inovadoras para superá-las. O Movimento (Des)aprenda faz parte desta solução. Ele é uma grande oportunidade para reunir educadores de todo país numa iniciativa com o objetivo de criar um ecossistema de aprendizagem entre professores e aproveitamos a Semana do Professor para lançar o projeto”, ressalta Castanho.

As primeiras ações do movimento acontecem entre os dias 19 e 23 de outubro em uma série de encontros virtuais formativos gratuitos, mas o projeto é contínuo e já tem programação prevista até dezembro de 2020. A programação está repleta de conteúdos para os participantes com a presença de profissionais renomados da área acadêmica em workshops e webinars. As inscrições podem ser feitas através do site https://bit.ly/318Vt4T.

Os primeiros dias do evento vão contar com a palestra do professor, pesquisador e designer de experiências educacionais inovadoras Edson Grandisoli sobre "Educação, Docência e a COVID-19" e a aula da finlandesa especialista em desenvolvimento educacional e profissional de professores Terhi Skaniakos sobre “Profissionalização docente e desenvolvimento colaborativo”. Os participantes poderão, ainda, assistir o “Workshop de ferramentas digitais” com a Professora Universitária e Coordenadora Pedagógica do Instituto Ânima Alessandra Silva e o Professor e Designer Instrucional do Instituto Ânima Luiz Lana e o painel “Transformando escolas em hubs de inovação e empreendedorismo” com a israelense Lilac Wasserman - Parcerias Globais no Mifras Educational.

O case “Diálogos entre Brasil e Finlândia: mudanças na sala de aula a partir de uma formação docente internacional” será apresentado pela professora universitária e palestrante Juliana Lopes, falando sobre “engajamento de turmas grandes”, professor, gestor acadêmico e podcaster do Sala de Professor Walisson Ferreira, abordará o tema “Feedbacks na aprendizagem colaborativa” e a professora universitária Tacyana Arce trazendo o debate “Fake News e Educação”.

Serviço:
O que: Semana do Professor e lançamento do Movimento (Des)aprenda
Quando: 19/10 a 23/10
Onde: https://bit.ly/318Vt4T

Quanto: Gratuito

Programação:

19/10 – Palestra “Educação, Docência e a COVID-19” – Professor e pesquisador Edson Grandisoli

20/10 – Aula sobre “Profissionalização docente e desenvolvimento colaborativo” – Terhi Skaniakos

21/10 – Case Diálogos entre Brasil e Finlândia: mudanças na sala de aula a partir de uma formação docente internacional

Professora universitária e palestrante Juliana Lopes – Engajamento de turmas grandes

Professor, gestor acadêmico e podcaster Walisson Ferreira - Feedbacks na aprendizagem colaborativa

Professora universitária Tacyana Arce - Fake News e Educação

22/10 – Workshop de ferramentas digitais – Coordenadora Pedagógica do Instituto Alessandra Silva e o Professor e Designer Instrucional do Instituto Ânima Luiz Lana

23/10 – Transformando escolas em hubs de inovação e empreendedorismo – Parcerias Globais no Mifras Educational - Lilac Wasserman

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima é uma das principais organizações educacionais particulares de ensino superior do País e conta com aproximadamente 145 mil alunos em nove instituições: Universidade São Judas Tadeu (SP), Una (MG e GO), UniBH (MG), Faseh (MG), UniSociesc (SC), AGES (BA e SE), UniFG (BA), UNICURITIBA (PR), além de atuar na Unisul (SC) em parceria de cogestão. Também fazem parte do Ecossistema Ânima a Escola Brasileira de Direito (EBRADI), a HSM, a HSM University, a SingularityUBrazil, a Inspirali, e a escola internacional de gastronomia Le Cordon Bleu, em São Paulo, além do Instituto Ânima. A Ânima foi eleita nos últimos cinco anos uma das 100 Melhores Empresas para Trabalhar. Além disso, foi destaque, em 2020, como uma das 5 Empresas mais Inovadoras do País, na categoria Serviço, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico, e conquistou em 2019 o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Ainda em 2020, a companhia foi destaque no Anuário Época NEGÓCIOS 360°, pela segunda vez consecutiva, como uma das melhores empresas, na área da Educação, do Brasil.

Sobre o Instituto Ânima

Criado a partir da junção do Instituto Una de Responsabilidade Social e do histórico de mais de 50 anos de projetos de pesquisa, tecnologia e inovação da UniSociesc, o Instituto Ânima é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que tem por finalidade estimular, fomentar e coordenar, em âmbito nacional e internacional, projetos socioculturais de pesquisa e de inovação ligados à Educação.

Sua atuação principal são os projetos de inovação nos modelos de ensino-aprendizagem, de formação de professores, de pesquisa de caráter científico e tecnológico e de desenvolvimento social/sustentável, em parceria com as escolas da Ânima e com instituições públicas e privadas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Dez 26, 2025 Educação

Férias produtivas: como um plano 'leve' de estudos pode…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version