Tampinha Legal comemora quatro anos com 500 toneladas de tampas plásticas arrecadadas
O número é resultado do recolhimento do material nos Estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás e Distrito Federal.
O Tampinha Legal, programa desenvolvido pelo Instituto SustenPlást, completa neste mês quatro anos de atividade, celebrando a arrecadação de 500 toneladas de tampas plásticas. A quantidade é o resultado do trabalho de 268 entidades cadastradas que realizam no recolhimento do material nos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás e Distrito Federal, em cerca de 2.600 pontos de coleta.
Segundo a coordenadora do Tampinha Legal, Simara Souza, desde a sua criação, em outubro de 2016, o programa tem sido primordial para a sustentabilidade econômica, social e ambiental. “Nos tornamos o maior programa socioambiental de caráter educativo de iniciativa da indústria de transformação do plástico na América Latina, elevando os níveis de consciência e atingindo um engajamento espetacular da sociedade, que atua ativamente para esta mudança. Plástico é dinheiro e o Tampinha Legal é um dos maiores cases de sucesso da economia circular no Brasil, tenho convicção disso”, afirma.
O Tampinha Legal é a Economia circular viva, que acontece todos dos dias em diferentes ambientes sociais, como casas, comércio, órgãos públicos e empresas. A quantidade arrecadada pelo programa já gerou mais de R$ 915 mil em recursos, que foram destinados para as entidades assistenciais envolvidas. Os recursos permitem que essas entidades possam incrementar seus orçamentos e ampliar seus projetos, e o plástico retorna para a indústria, como matéria-prima (insumo) para a produção de novos artefatos.
O Tampinha Legal
O Tampinha Legal é uma iniciativa do Instituto SustenPlást, buscando a melhor valorização de mercado para o material plástico. É responsável pelo lançamento das ações Copinho Legal e Canudinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destinam 100% dos recursos obtidos com a venda destes materiais para as entidades assistenciais participantes do programa. Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS.
Já são mais de R$ 915 mil destinados para as 268 entidades assistenciais participantes do programa e 500 toneladas de tampinhas plásticas que retornaram para a indústria, caracterizando o modelo de Economia Circular. O Tampinha Legal atua em Alagoas, Pernambuco, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. Além do site - tampinhalegal.com.br, também é possível acompanhar o trabalho do programa por redes sociais, como YouTube e Facebook, e pelo aplicativo Tampinha Legal, onde é possível acompanhar onde estão os pontos de coleta mais próximos e as quantidades coletadas, além do valor que será distribuído às entidades assistenciais. O aplicativo também serve como uma base de dados bastante precisa, pois nele é possível ver, com divisão por estados, os volumes de coletas de tampinhas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>