SEGS Portal Nacional

Educação

Arteris patrocina novos polos do Projeto Guri

  • Quarta, 30 Setembro 2020 12:12
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Letícia Gouveia
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Programa sociocultural oferece cursos gratuitos de música e está com inscrições abertas até 30 de setembro

O Projeto Guri, considerado o maior programa sociocultural brasileiro, apoiado pela Arteris, uma das principais concessionárias de rodovias do País, receberá patrocínio da companhia em três novos polos. Serão contemplados os municípios de Taquarituba, Riversul e Itaporanga, em São Paulo. Desde 2014, a Arteris patrocina o projeto, inicialmente nos polos das cidades de Franca e Registro. Agora, serão cinco cidades sedes do Guri, contando com a Arteris para levar cursos gratuitos de música a jovens e crianças.

Os interessados em participar do Projeto Guri nos polos de ensino do interior e do litoral devem se inscrever no site www.projetoguri.org.br/matricula2020 até o dia 30 de setembro. Serão 30 cursos gratuitos de música para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos (o sistema carregará os polos com cursos disponíveis para a idade informada, respeitando a faixa etária de ingresso em cada turma).

“Nosso apoio é de suma importância para o crescimento musical e técnico dos alunos do Projeto Guri, no interior de São Paulo. A Arteris entende que esta parceria busca oferecer além de uma experiência com instrumentos, a possibilidade de jovens encontrarem, na música, uma carreira. Há seis anos escolhemos o Projeto Guri para ampliar a visibilidade dos talentos brasileiros, que estão, muitas vezes, escondidos ou não tem o suporte adequado para se desenvolverem. O patrocínio aos novos polos apenas reforça esse movimento”, afirma Christiana Costa, gerente de Sustentabilidade da Arteris.

Para garantir o bem-estar e a saúde dos alunos do Projeto Guri, dos familiares, dos colaboradores e da comunidade, estão sendo tomadas todas as medidas preventivas de higiene. A retomada das aulas presenciais será realizada de acordo com as normas gerais de prevenção à Covid-19, seguindo os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e os moldes propostos pelo Governo do Estado no Plano São Paulo, além das regras estabelecidas em cada município.

Sobre o Projeto Guri – mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o Estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 810 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Arteris

A Arteris, uma das principais empresas de concessões de rodovias do Brasil, administra 3.200 km de vias nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, ligando importantes eixos econômicos do País. É responsável pela operação de cinco concessões federais: Fernão Dias, Régis Bittencourt, Litoral Sul, Planalto Sul e Fluminense. Também detém as concessionárias estaduais Intervias e ViaPaulista, no interior de São Paulo.

Controlada pela espanhola Abertis e pela canadense Brookfield, a Arteris atua junto às necessidades e vulnerabilidades de ciclistas, pedestres, empresas, caminhoneiros, passageiros, motociclistas e comunidade de cada uma de suas sete concessionárias por meio dos Programas Viva. A empresa mantém ainda, projetos educacionais que já beneficiaram mais de 300 mil alunos, de todas as idades, e formaram cerca de 18 mil educadores em mais de 660 escolas da rede pública de ensino municipal e estadual. Com o Projeto Escola Arteris, programa com foco na humanização do trânsito, a Arteris recebeu o Prêmio DENATRAN de Educação no Trânsito. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Dez 26, 2025 Educação

Férias produtivas: como um plano 'leve' de estudos pode…

Dez 23, 2025 Educação

5 dicas para transformar o tempo de tela em aprendizado

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version