SEGS Portal Nacional

Educação

Exposição do MAR inspira aulas práticas na Faculdade Santa Marcelina

  • Terça, 29 Setembro 2020 12:17
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raissa Francisco
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

 Bastidores da instalação no Museu de Arte do Rio será aposta para ensinar a profissionalização da formação na instituição

Na última sexta-feira (18), a exposição “Casa Carioca” foi inaugurada no Museu de Arte do Rio – MAR com a obra “O Nome da Margem”. O projeto de exibição presencial é uma nova instalação artística sobre questões sociais, fruto da parceria entre Mauricio Adinolfi*, professor de Pintura e Fundamentos da Pintura do Bacharelado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina, e a artista Erica Ferrari.

Como tema das aulas do curso de Artes Visuais durante a pandemia, o estudo de exposições virtuais de obras de arte são parte integrante para uma formação completa dos alunos da Faculdade Santa Marcelina, localizada aqui em São Paulo. “Eu sou pintor e artista, antes mesmo de ser professor. A minha experiência no mundo profissional permite levar uma referência viva e atuante às salas de aula, onde os alunos conhecem os bastidores e etapas da profissionalização, desde a curadoria até questões econômicas da atuação com instituições”, relata Mauricio.

Com a obra “O Nome da Margem” exposta no MAR, as aulas sobre Pintura Expandida ficarão mais interessantes. Em razão da pandemia e da distância entre os estados, os alunos da instituição não visitarão a exposição fisicamente, mas vão analisar o conteúdo histórico da instalação e aprenderão os bastidores da produção direto com o artista e professor da Faculdade.

Exposição “Casa Carioca” no Museu de Arte do Rio – MAR com a obra “O Nome da Margem”

A obra, que ocupa o pé direito da galeria do museu municipal, é composta por escoras metálicas, compensados, telhas e outras peças que remetem a construção popular da cidade do Rio de Janeiro. Além disso, os visitantes poderão ouvir áudios com registros de conversas e entrevistas com moradores de comunidades da cidade, arquitetos e engenheiros sobre urbanismo, moradia, além de comentarem sobre a influência dos rios e nascentes localizados na região.

“Uma instalação não é um trabalho pronto, apenas possui um projeto pré-definido. ‘O Nome da Margem’ é pensada para cada espaço de montagem com foco na realidade das comunidades periféricas e referência na Arte Contemporânea dos anos 60. Para os alunos, isso é um conteúdo rico, porque explica como o artista se insere na sociedade e organicamente reflete e atua no espaço e realidade do local de sua obra”, finaliza Mauricio.

As inscrições para visitação com agendamento prévio obrigatório estão abertas no site http://museudeartedorio.org.br/programacao/casa-carioca-mar/. As visitas, de 22 a 26 de setembro, terão duração máxima de duas horas às 10h, 14h e 16h. O MAR segue todos os protocolos de segurança, com público reduzido, uso de máscara obrigatório, medição de temperatura e medidas de higienização.

*O professor Mauricio Adinolfi, que leciona Pintura no Bacharelado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina, é artista visual, pintor e filósofo. Possui doutorado em Processos e Procedimentos Artísticos no Instituto de Artes UNESP, foi bolsista Capes PDSE com residência artística e estágio de docência no Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, em Portugal. Mestre em processos e procedimentos artísticos no IA Unesp, Bolsa Capes 2013/15. Já trabalhou como professor na Secretaria de Estado da Educação e UNESP, Sesc, Oficinas Culturais e CCSP. Atua nas áreas de Pintura, Artes Visuais, Filosofia da Arte, Estética, História da Arte e Cultura e desenvolve pesquisa e trabalhos em pintura, site specific, instalação e intervenção urbana. O docente recebeu o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea - 2014 desenvolvendo a instalação Calafate - Galeria Flavio de Carvalho - Funarte/SP.

Sobre a Faculdade Santa Marcelina

A Faculdade Santa Marcelina é uma instituição mantida pela Associação Santa Marcelina – ASM, fundada em 1º de janeiro de 1915 como entidade filantrópica. Desde o início, os princípios de orientação, formação e educação da juventude foram os alicerces do trabalho das Irmãs Marcelinas. Em São Paulo, as unidades de ensino superior iniciaram seus trabalhos nos bairros de Perdizes, em 1929, e Itaquera, em 1999. Para os estudantes é oferecida toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento intelectual e social, formando profissionais em cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu). Na unidade Perdizes os cursos oferecidos são: Música, Licenciatura em Música, Artes Visuais, Licenciatura em Artes Plásticas e Moda. Já na unidade Itaquera são oferecidas graduações em Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Tecnologia em Radiologia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Dez 05, 2025 Educação

Férias escolares: como equilibrar lazer, criatividade e…

Dez 04, 2025 Educação

Leitura em voz alta: especialista explica como o hábito…

Dez 03, 2025 Educação

Orientador educacional: saiba a importância deste…

Dez 02, 2025 Educação

Férias escolares viram foco de conflitos na guarda…

Dez 01, 2025 Educação

Matrícula 2026: 5 pontos que toda família deve avaliar…

Nov 28, 2025 Educação

Como estudar para concursos mesmo com pouco tempo…

Nov 27, 2025 Educação

A pausa que educa: por que brincar nas férias…

Nov 26, 2025 Educação

Dez dicas para escolher a escola dos filhos

Nov 25, 2025 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Nov 24, 2025 Educação

Família e escola: agentes corresponsáveis na educação

Nov 21, 2025 Educação

Excesso de telas nas férias amplia riscos para sono e…

Nov 19, 2025 Educação

Reta final do ano letivo: saiba como ajudar crianças e…

Nov 18, 2025 Educação

Organização ajuda estudantes a terem bons resultados na…

Nov 17, 2025 Educação

17 de Novembro - Dia da Criatividade: A criatividade e…

Nov 14, 2025 Educação

ANEC apresenta pesquisa sobre inclusão nas escolas…

Nov 13, 2025 Educação

Família e escola: agentes corresponsáveis na educação

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version