SEGS Portal Nacional

Educação

Schleicher participa de webinar sobre educação na pandemia

  • Quinta, 03 Setembro 2020 12:38
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabíola Blaiso
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Andreas Schleicher (diretor da OCDE), Carlos Alberto Serpa (presidente da Fundação Cesgranrio) e Maria Helena Guimarães (presidente da ABAVE) durante evento no Rio de Janeiro em 2018 (Foto: Claudio Pompeu)

O diretor do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Andreas Schleicher é um dos convidados para a Webinar “Educação em tempos de pandemia”, promovido pela Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE). A conversa acontecerá no dia 3 de setembro, às 16h, no canal do youtube e na página do Facebook da ABAVE.

Os impactos da Covid-19 nas avaliações internacionais serão discutidos com a presidente da Abave, Maria Helena Guimarães Castro, e com o professor Francisco Soares. O debate será mediado por Ruben Klein, consultor em avaliação escolar da Fundação Cesgranrio, única instituição credenciada pela OCDE para aplicar o Pisa para Escolas no Brasil.

Para a coordenadora do centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio, Nilma Fontanive, o resultado do Pisa internacional espelha a desigualdade educacional no Brasil. Mas o Pisa para escolas é uma avaliação voluntária e o relatório é um documento que fica com a escola.

– As provas do Pisa para Escolas são as mesmas do PISA. A Fundação Cesgranrio traduziu as provas com a supervisão da OCDE. A maioria é de questões respondidas pelo aluno, permitindo que ele mostre sua capacidade de construir uma resposta. Junto à prova, o aluno responde a um questionário que avalia habilidades socioemocionais. Não é o aluno que é avaliado, mas sim a escola, – explica.

Sobre o Pisa para Escolas: Desenvolvido pela OCDE para avaliar Leitura, Matemática e Ciências ao nível da escola, o PISA para Escolas possibilita uma análise dos desempenhos dos estudantes de 15 anos em comparação com alunos de outras escolas de diferentes países também avaliados pelo PISA. Em 2019, a Cesgranrio aplicou provas em 229 escolas no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Dez 05, 2025 Educação

Férias escolares: como equilibrar lazer, criatividade e…

Dez 04, 2025 Educação

Leitura em voz alta: especialista explica como o hábito…

Dez 03, 2025 Educação

Orientador educacional: saiba a importância deste…

Dez 02, 2025 Educação

Férias escolares viram foco de conflitos na guarda…

Dez 01, 2025 Educação

Matrícula 2026: 5 pontos que toda família deve avaliar…

Nov 28, 2025 Educação

Como estudar para concursos mesmo com pouco tempo…

Nov 27, 2025 Educação

A pausa que educa: por que brincar nas férias…

Nov 26, 2025 Educação

Dez dicas para escolher a escola dos filhos

Nov 25, 2025 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Nov 24, 2025 Educação

Família e escola: agentes corresponsáveis na educação

Nov 21, 2025 Educação

Excesso de telas nas férias amplia riscos para sono e…

Nov 19, 2025 Educação

Reta final do ano letivo: saiba como ajudar crianças e…

Nov 18, 2025 Educação

Organização ajuda estudantes a terem bons resultados na…

Nov 17, 2025 Educação

17 de Novembro - Dia da Criatividade: A criatividade e…

Nov 14, 2025 Educação

ANEC apresenta pesquisa sobre inclusão nas escolas…

Nov 13, 2025 Educação

Família e escola: agentes corresponsáveis na educação

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version