Logo
Imprimir esta página

Volta às aulas presenciais: Como se preparar enquanto o calendário não é definido?

Gestores educacionais, coordenadores pedagógicos e professores planejam retomada com cautela para garantir equidade e aproveitamento do ano letivo de 2020. Conheça conteúdos de apoio

Enquanto o cenário em relação ao retorno das aulas presenciais na rede pública é de incertezas, gestores educacionais, coordenadores pedagógicos e professores aguardam com cautela a decisão dos governos. Para apoiar neste momento, instituições da área oferecem subsídios para uma retomada que garanta o direito à educação com toda segurança que o momento exige.

O ensino híbrido, combinando atividades presenciais e remotas, é apontado como uma alternativa para uma retomada gradual, já adotada em outros países. Para isso, uma das principais recomendações, baseadas em experiências internacionais, é a formação dos profissionais da educação sobre o uso da tecnologia e de instrumentos de monitoramento das atividades realizadas.

“Cada estado e seus municípios deve considerar a situação da pandemia para a decisão de retomada das aulas. Porém, os profissionais de educação, dentro da sua realidade, precisam atuar para garantir que professores e estudantes sejam recebidos em um ambiente acolhedor e seguro, com um planejamento pedagógico que considere todos os alunos e as desigualdades ao acesso do ensino remoto”, explica a gerente de Implementação do Itaú Social, Tatiana Bello.

Cursos de apoio ao planejamento da retomada das aulas presenciais

- Retomada às atividades presenciais com foco em equidade: a proposta é preparar as secretarias municipais e estaduais para pensarem e planejarem ações de aprendizado com o foco na equidade. Promove reflexões sobre os diversos tipos de desigualdades que foram acentuadas durante a pandemia e evidenciadas no período. A formação do Itaú Social está disponível para dirigentes municipais, estaduais e arranjos intermunicipais.

- Reabertura das escolas e atividades pedagógicas não presenciais durante o isolamento: tem como foco apoiar um planejamento que vise o enfrentamento de questões essenciais para garantir o direito à educação com segurança, considerando todas as variáveis envolvidas no planejamento de um retorno às aulas. Esta formação também está disponível para dirigentes municipais, estaduais e arranjos intermunicipais.

- Mapas de Foco da BNCC: O conteúdo ajuda a identificar as aprendizagens e habilidades prioritárias para o avanço dos estudantes, apoiando a flexibilização curricular e a construção de processos de combate à defasagem e de garantia das aprendizagens. O material foi criado em parceria com o Instituto Reúna e contempla o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) nos componentes de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia.

Publicações de referência sobre o retorno das atividades pedagógicas nas escolas

Recomendações para a reabertura das escolas – Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)

Diretrizes para protocolo de retorno às aulas presenciais - Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED)

Educação e Coronavírus - Reabertura das Escolas Parte 1 e Parte 2 - Vozes da Educação

Subsídios para elaboração de protocolos de retorno às aulas presenciais na perspectiva das redes municipais de educação - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME)

Protocolo de biossegurança para retorno das atividades nas Instituições Federais de Ensino – Ministério da Educação

Guia COVID-19. Reabertura das Escolas - Campanha Nacional Pelo Direito à Educação.

Protocolos sobre Educação Inclusiva durante a Pandemia da COVID-19 – Instituto Rodrigo Mendes

Políticas Educacionais na Pandemia da Covid-19: O que o Brasil pode aprender com o resto do mundo? – Banco Mundial


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto