SEGS Portal Nacional

Educação

Estudo investiga determinantes sociais na saúde mental de detentas

  • Sexta, 24 Julho 2020 12:34
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Blasechi
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Unoeste será apresentada na Conferência Europeia de Médicos de Família, em Berlim

Alunas e professoras envolvidas na pesquisa, durante trabalho realizado na penitenciária feminina

Com grande relevância social, o estudo produzido na Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp), que teve como objetivo investigar a relação entre saúde baseada em evidências e determinantes sociais na prevalência de transtornos mentais em pessoas privadas de liberdade, na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, foi aceito para apresentação em importante evento internacional da área. Trata-se da Conferência Europeia de Médicos de Família (European Conference of Family Doctors), que ocorrerá de 17 a 19 de dezembro em Berlim, na Alemanha.

A pesquisa desenvolvida por alunas da Famepp e coordenada pela professora Dra. Edima de Souza Mattos, entrevistou 412 detentas para aplicação de questionário validado, a fim de colher e analisar dados relacionados entre determinantes sociais e saúde mental na unidade prisional. “Os resultados embasarão propostas de políticas públicas de atendimento, atenção à saúde mental das mulheres privadas de liberdade e, inclusive, humanização do sistema carcerário feminino de Tupi Paulista/SP”, pontua a docente, que é coordenadora também no Núcleo de Avaliação Tecnológica em Saúde (Nats).

A iniciativa para enviar o estudo ao congresso foi de uma das alunas envolvidas, Julianne Silva Neves; do coordenador do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp) da Medicina, Dr. Alex Wander Nenartavis; e da professora Edima. “Fico muito feliz de ver uma acadêmica, que também é bolsista pelo Prouni, representando a universidade em um evento deste calibre. É o resultado de colocarmos em prática, por meio das Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem, as Políticas Públicas, nos territórios das ESFs [Estratégias de Saúde da Família]”.

Julianne enaltece a oportunidade: “É um ambiente completamente diferente daquele que vivenciei minhas experiências ao longo da minha vida, inclusive no decorrer das atividades extracurriculares. É indiscutível que o nosso contato prático com essa realidade do sistema carcerário é mínimo. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional [PNAISP] prevê a inclusão da população penitenciária no SUS e, desse modo, torna-se de extrema importância sua execução no interior do ambiente carcerário, já que é uma forma de garantir que o direito à cidadania se efetive na perspectiva dos direitos humanos”.

Para a coordenadora do estudo, o tema tem grande relevância social e por isso ganhou notoriedade internacional. “Voltar o olhar para a saúde de vulneráveis deve ser a postura cidadã de todo profissional que cuida de vidas. Os determinantes sociais, na esfera da saúde, são marcadores de diagnósticos que podem salvar vidas. Os dados da referida pesquisa ratificaram a premissa de que o ambiente carcerário é fator de risco para a saúde mental”, pontua a Dra. Edima.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Dez 05, 2025 Educação

Férias escolares: como equilibrar lazer, criatividade e…

Dez 04, 2025 Educação

Leitura em voz alta: especialista explica como o hábito…

Dez 03, 2025 Educação

Orientador educacional: saiba a importância deste…

Dez 02, 2025 Educação

Férias escolares viram foco de conflitos na guarda…

Dez 01, 2025 Educação

Matrícula 2026: 5 pontos que toda família deve avaliar…

Nov 28, 2025 Educação

Como estudar para concursos mesmo com pouco tempo…

Nov 27, 2025 Educação

A pausa que educa: por que brincar nas férias…

Nov 26, 2025 Educação

Dez dicas para escolher a escola dos filhos

Nov 25, 2025 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Nov 24, 2025 Educação

Família e escola: agentes corresponsáveis na educação

Nov 21, 2025 Educação

Excesso de telas nas férias amplia riscos para sono e…

Nov 19, 2025 Educação

Reta final do ano letivo: saiba como ajudar crianças e…

Nov 18, 2025 Educação

Organização ajuda estudantes a terem bons resultados na…

Nov 17, 2025 Educação

17 de Novembro - Dia da Criatividade: A criatividade e…

Nov 14, 2025 Educação

ANEC apresenta pesquisa sobre inclusão nas escolas…

Nov 13, 2025 Educação

Família e escola: agentes corresponsáveis na educação

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version