SEGS Portal Nacional

Educação

Universidades firmam protocolo sanitário conjunto de mobilidade

  • Quinta, 16 Julho 2020 10:06
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natália Uriarte Vieira
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Documento prevê medidas para a retomada gradual das atividades de cooperação internacional

Santa Catarina – Reitores e diretores de Internacionalização da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Universidade de Alicante, da Espanha, e Universidade de Perugia, da Itália, irão firmar, nesta sexta-feira, dia 10 de julho, às 14h, um protocolo sanitário conjunto de mobilidade universitária do corpo docente, discente e técnico-administrativo das instituições envolvidas, frente à realidade decorrente da pandemia da Covid-19. A assinatura será transmitida ao vivo, pela plataforma de aprendizagem virtual Blackboard.

protocolo sanitário.jpeg

A ideia de construir um protocolo conjunto deve-se à intensa mobilidade que existe entre as três universidades na cooperação internacional, com programas de dupla titulação na graduação e pós-graduação e com projetos técnicos e científicos. Diante disto, o objetivo das instituições é garantir a segurança sanitária de alunos, professores e funcionários, com a perspectiva de que a mobilidade possa continuar, com as adaptações que se fizerem necessárias e sempre que as condições sanitárias assim permitirem.

O documento foi construído a partir do debate e deliberação virtual conjunta que ocorreu no dia 12 de junho, entre os representantes das universidades, com o webinar “A pandemia da Covid-19: métodos para a retoma das atividades nas universidades e a cooperação internacional". No protocolo, estão previstas medidas que devem ser tomadas com a retomada gradual das atividades presenciais relacionadas aos convênios vigentes de mobilidade consolidados entre as três universidades.

Neste protocolo conjunto as instituições comprometem-se em manter os ambientes escolares e de convivência da comunidade acadêmica adaptados e equipados conforme os protocolos sanitários específicos, adotando as diretrizes de distanciamento social recomendadas. Além disso, o documento prevê, entre outras questões, que as normas e regras de saúde pública vigentes no Brasil, na Espanha e na Itália, bem como em seus respectivos estados, municípios e territórios, relativas às medidas de enfrentamento à pandemia, devem ser respeitadas. Mesmo com a retomada das atividades presenciais, seguirá sendo permitida a defesa virtual de trabalhos de conclusão e curso e afins, com forma a ser ajustada entre as universidades.

Assinarão o protocolo o professor Valdir Cechinel Filho, reitor da Univali; Manuel Palomar, reitor da Universidad de Alicante (UA); e Maurizio Oliviero, reitor da Università degli Studi di Perugia (UNIPG). Também participarão do evento online o professor Paulo Márcio Cruz, diretor de Internacionalização da Univali; Juan Llopis Taverner, vice-reitor de Relações Internacionais da UA; e Stefania Stefanelli, diretora delegada do reitor para Internacionalização da UNIPG.

O webinar é aberto aos interessados e a participação é gratuita. A sala online estará disponível 30 minutos antes do horário do evento, em https://us.bbcollab.com/guest/07f9e1ce65df4bbdb82106f83107a469.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Dez 05, 2025 Educação

Férias escolares: como equilibrar lazer, criatividade e…

Dez 04, 2025 Educação

Leitura em voz alta: especialista explica como o hábito…

Dez 03, 2025 Educação

Orientador educacional: saiba a importância deste…

Dez 02, 2025 Educação

Férias escolares viram foco de conflitos na guarda…

Dez 01, 2025 Educação

Matrícula 2026: 5 pontos que toda família deve avaliar…

Nov 28, 2025 Educação

Como estudar para concursos mesmo com pouco tempo…

Nov 27, 2025 Educação

A pausa que educa: por que brincar nas férias…

Nov 26, 2025 Educação

Dez dicas para escolher a escola dos filhos

Nov 25, 2025 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Nov 24, 2025 Educação

Família e escola: agentes corresponsáveis na educação

Nov 21, 2025 Educação

Excesso de telas nas férias amplia riscos para sono e…

Nov 19, 2025 Educação

Reta final do ano letivo: saiba como ajudar crianças e…

Nov 18, 2025 Educação

Organização ajuda estudantes a terem bons resultados na…

Nov 17, 2025 Educação

17 de Novembro - Dia da Criatividade: A criatividade e…

Nov 14, 2025 Educação

ANEC apresenta pesquisa sobre inclusão nas escolas…

Nov 13, 2025 Educação

Família e escola: agentes corresponsáveis na educação

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version