Logo
Imprimir esta página

Brincar sozinho ou em grupo?

A criança nasce brincando ou ela aprende a desenvolver esse tipo de atividade? Teóricos debatem o assunto. Mas, grosso modo, podemos dizer que existe um instinto que conduz às atividades lúdicas, embora também existam aquelas brincadeiras próprias de cada sociedade. Trata-se, provavelmente, de um mecanismo que mistura esses caminhos.

Pode-se até pensar que o primeiro espaço do brincar do bebê, seja o corpo da mãe, que ele começa a explorar. Essa busca encontra, porém, um novo contexto no mundo contemporâneo, em que pai e mãe vivenciam, muitas vezes, longas jornadas de trabalho fora de casa. Além disso, as novas tecnologias criaram novas formas de brincar.

Outro fator é que a falta de segurança das grandes cidades faz com que as crianças fiquem mais tempo dentro de casa, em espaços mais limitados, onde o encontro com amiguinhos também é reduzido. Brincar ao ar livre com coleguinhas é bem diferente de estar sozinho perante um monitor de TV ou a telinha de um celular.

Muito mais do que colocar juízos de valor ou pior, estamos perante realidades diferentes, que precisam ser melhor conhecidas. Em grupo, há mais espaço para vivenciar diferenças e pontos fortes e fracos em termos de habilidades e limites, numa avaliação própria e dos outros. Isolada, a criança pode ampliar horizontes virtuais e tecnológicos, mas também pode de isolar e viver numa falsa realidade. Temos muito a aprender sobre tudo isso...

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto