Novos poderes
- Por Fernando Flessati*
Influenciadores Digitais determinam nova configuração na comunicação
Não tem como negar, o colunismo da mídia tradicional cada vez atinge menos leitores, principalmente nas redes sociais. Esse fato recente tem nome e sobrenome. É conhecido como Influenciadores Digitais. Pessoas, marcas e perfis da web vem ocupando espaços vazios e mentes ansiosas por novos conteúdos e histórias que tragam novos significados as suas vidas. Esses fenômenos das redes sociais engajam, entretêm, alimentam, detratam e comentam situações com seus posts, likes, dislikes, emojis, artigos, gráficos, desenhos e comentários compartilhados.
Para desespero dos canais de tv a cabo, recentemente a contabilidade do Twitter creditou ao impacto dos twittaços de Trump à astronômica marca de 319 milhões de usuários, um novo suspiro de vida na organização desde a sua estreia em 2006. Não torça o nariz. Nem é preciso trumpar, mas admita que figuras públicas são inegáveis influenciadoras digitais.
Repare que o mesmo fenômeno acontece com pequenos e médios influenciadores. Veja exemplo do paulista Rafael Rosset abordando o tema no Facebook, que por este meio atingiu cerca de 900 curtidas, 55 compartilhamentos e muitos comentários em menos de 24h:
Uma mostra da crise do colunismo da grande imprensa é quando você vê jornalista "famoso" de jornalão como FSP ou Globo com 100 curtidas em POST PATROCINADO, enquanto "anônimos" que efetivamente sabem do que estão falando e não tem o rabo preso com ninguém comentam aqui de graça (não cobram nem pagam, bem dito) e tem 20 ou 30 vezes mais alcance, pela simples qualidade e relevância do texto.
O rei está nu.
Sim o rei está pelado. Mas daí enxergar as redes sociais apenas como mais um canal de vendas é no mínimo miopia.
Entretanto, estabelecer relacionamentos com Infuenciadores Digitais pode estar se tornando uma tarefa essencial para os profissionais de comunicação e marketing e para agências de comunicação, propaganda e empresas de assessoria de imprensa.
Mas também a chegada de grandes consultorias, como Accenture, IBM e Deloite no negócio digital. Decisivo para estabelecer relacionamentos e parcerias.
Com isso, a pasta pesquisa de mídia passa a ter mais uma importante aba. A função que identifica, qualifica e mune os planejamentos de comunicação e marketing com ferramentas estratégicas para mapear e acompanhar os influenciadores digitais. Apontam o que postam, como agem, as tags, temas, locais e horários em que são vistos nas mídias sociais.
Com a chegada do Maxx Influenciadores, a Maxpress, líder de comunicação com públicos estratégicos, promete novas e modernas ferramentas, atualizadas on time para essa tomada de decisão assertiva nos meios digitais em todas as plataformas.
* Fernando Flessati e profissional de comunicação e marketing, especialista e professor de marketing e mídias digitais
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