Tinta base água ganha espaço na impressão de embalagens e vira estratégia para segurança, sustentabilidade e produtividade
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Shaiane Corrêa
- SEGS.com.br - Categoria: Demais
Com baixa emissão de VOCs e mais segurança operacional, produto vem se destacando cada vez mais no segmento
A tinta base água já deixou de ser uma tendência e passou a integrar o planejamento de empresas que atuam na impressão de embalagens flexíveis e buscam soluções mais sustentáveis. Conforme Relatório do Mercado de Impressão Flexográfica da Mordor Intelligence, por tipo de tinta, formulações à base de água já representavam mais de 40% do tamanho do mercado de impressão flexográfica em 2024. Números que seguem crescendo no decorrer dos anos.
Esse movimento é impulsionado por uma combinação de exigências ambientais, metas corporativas de sustentabilidade e preocupação crescente com saúde ocupacional. O foco está na redução de mais de 90% da emissão de Compostos Orgânicos Voláteis (VOCs), substâncias associadas à poluição atmosférica, impactos ambientais e impactos na saúde ocupacional.
Além disso, diferentemente da base solvente e de acordo com a ABNT NBR 14725 (Sistema GHS), a tinta base água se enquadra como líquido não inflamável, uma vez que possui elevado ponto de fulgor. Esse aspecto reforça pontos positivos do produto em relação à segurança no transporte, armazenamento e manuseio.
De acordo com a responsável pelo setor de Pesquisa e Desenvolvimento do laboratório de base água da Cyan Tintas e Vernizes, Daniela Zilli, a tinta base água também contribui para a redução de custos operacionais com insumos atrelados à impressão com linhas de solventes.
“A eliminação do uso de solventes gera economia direta no custo do material impresso, além de reduzir gastos com armazenamento, transporte, controle ambiental e segurança. Além disso, as tintas base água apresentam menor variação de secagem e viscosidade durante o processo de impressão, eliminando o uso de solventes diluentes e reduzindo a necessidade de ajustes frequentes, o que facilita o controle operacional”, relata Daniela.
A adoção de tinta base água costuma ser maior em mercados com grande volume de embalagens e requisitos mais rígidos de controle no ambiente produtivo, como alimentos e bebidas, higiene e cuidados pessoais, limpeza e farmacêutico. Nesses segmentos, o interesse aumenta, porque a tecnologia contribui para metas de sustentabilidade e para melhores condições de trabalho, além de atender exigências de auditorias e padrões internos de fornecedores.
Mitos técnicos
Conforme explica a coordenadora de P&D da linha base água da Cyan, a ideia de que a tinta base água seca mais devagar do que as de base solvente e obriga a reduzir a velocidade das máquinas costuma estar ligada a um direcionamento inadequado do sistema. “Quando o sistema de secagem é bem dimensionado, é possível rodar sem perda de produtividade, com velocidades comparáveis às de sistemas solventes”, afirma Daniela.
O segundo mito recorrente é o de que tintas base água causam entupimento frequente de anilox. “Embora a tinta base água tenha menor resolubilidade do que a tinta solvente, o problema tende a ser evitado quando são adotadas rotinas corretas de limpeza, manutenção e paradas controladas de máquina”, completa a coordenadora.
Pesquisa e desenvolvimento como prioridade
Ainda em 2019, percebendo a necessidade do mercado por soluções mais sustentáveis, a Cyan, uma das principais indústrias de tinta para flexografia e rotogravura do país, direcionou investimentos à pesquisa e desenvolvimento de tintas base água aplicáveis a substratos plásticos. Na época, essa tecnologia era pouco utilizada pelo mercado. Ainda assim, a indústria designou um profissional dedicado exclusivamente ao tema para conduzir o desenvolvimento técnico da linha W-INK Flex.
Atualmente, a Cyan estima que mais de 90% dos clientes que imprimem sacolas e que anteriormente utilizavam tintas base solvente, ao realizarem testes com a tinta base água Cyan W-INK Flex, optaram por migrar definitivamente para essa tecnologia. Como consequência da alta demanda, a indústria catarinense seguiu investindo no segmento e inaugura, nos próximos meses, uma nova planta em sua fábrica inteiramente voltada ao desenvolvimento e qualificação da linha Base Água, buscando atender a demanda do mercado por tinta base água para aplicações em diferentes substratos.
Segundo o diretor executivo da Cyan, Mauricio Silverio, a inovação faz parte do DNA da empresa. “Nossa indústria foi concebida há 25 anos a partir da vontade de inovar e diminuir o desperdício de matéria-prima, tornando o pioneirismo e a sustentabilidade a base da Cyan. Nosso propósito é fornecer tintas de impressão para o mercado gráfico com excelência e, ao nos mantermos atualizados e sempre inovando, nos mostramos cada vez mais fortes para abrir novos mercados”, argumenta.
Sobre a Cyan Tintas e Vernizes
A Cyan Tintas e Vernizes é uma empresa brasileira com 25 anos de trajetória marcada por inovação, excelência técnica e propósito sustentável. Fundada em 18 de maio de 2000, a marca nasceu de um ato de coragem empreendedora: romper com modelos rígidos do setor químico e propor algo inédito à época: o reaproveitamento e o gerenciamento inteligente de tintas industriais, em um momento em que o mercado ainda não falava em sustentabilidade ou economia circular.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>