SEGS Portal Nacional

Demais

Dia do Adulto: entenda a virada de chave prevista só aos 32 anos

  • Quinta, 15 Janeiro 2026 18:27
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito: Freepik

Pesquisa aponta que o cérebro só chega à fase adulta por volta dos 32 anos. Para psicóloga, mudanças sociais, tecnológicas e emocionais ajudam a explicar a chamada "adolescência estendida"

Você acha que se tornou um adulto com a chegada da maioridade, aos 18 anos? Esqueça esta referência. Celebrado em 15 de janeiro, o Dia do Adulto traz a reflexão sobre um conceito que tem se tornado cada vez mais fluido. Se antes a vida adulta era associada a marcos bem definidos, hoje esses limites parecem mais diluídos, e não apenas por escolhas individuais.

Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Cambridge identificou quatro grandes momentos de mudança ao longo da vida, aos 9, 32, 66 e 83 anos. Cada um deles marca o início de uma nova “época” do cérebro. Entre esses pontos, o que mais chama atenção é a virada dos 32 anos, associada ao fim de um período intenso de reorganização cerebral, tradicionalmente ligado à juventude.

Para a psicóloga Aparecida Tavares, que atende no Órion Complex, em Goiânia, essa discussão vai além da biologia. Segundo ela, a maturação cerebral sofre influência direta do meio social, cultural e emocional. “Será que a sociedade tem estimulado esse cérebro para que essas maturações ocorram no tempo esperado?”, provoca.

Na avaliação da especialista, o avanço tecnológico e a lógica do imediatismo têm impactado o córtex pré-frontal, área ligada ao planejamento, ao controle dos impulsos e à tomada de decisões. “Somos seres sociais, e a aprendizagem se dá na troca, no convívio real”, afirma.

Na prática clínica, Aparecida observa pacientes mais inseguros, com dificuldades nas interações sociais, insatisfeitos com a autoimagem e emocionalmente dependentes. “Há muita busca por prazer e pouco espaço para reflexão, ponderação e planejamento futuro. É uma ambivalência constante entre o sim e o não na vida.”

Embora reconheça que a adolescência possa se estender, a psicóloga avalia que o problema está na forma como esse período vem sendo vivido. “A vida é tempo, tem relógio, inclusive biológico. Não basta nutrir apenas o corpo. É preciso nutrir a mente com conteúdos que resgatem o valor do ser humano.”

Para ela, os impactos dessa imaturidade afetam também o entorno do indivíduo. “Isso traz prejuízos sociais e econômicos. O país deixa de crescer, de evoluir e de ter pessoas engajadas no bem-estar coletivo”, conclui, ao deixar uma reflexão: “A quem interessa essa imaturidade implantada?”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Fev 27, 2026 Demais

R$ 44 por mês: esse é o valor que custa manter o…

Fev 27, 2026 Demais

Alinhamento planetário: o que dá (e o que não dá) para…

Fev 27, 2026 Demais

Cozinha assume protagonismo na arquitetura…

Fev 27, 2026 Demais

Geração 60+ impulsiona crescimento do fitness no Brasil…

Fev 27, 2026 Demais

IRWIN® conta com linha completa para a instalação de…

Fev 27, 2026 Demais

Piscina limpa no verão: chuvas acima da média em SP…

Fev 27, 2026 Demais

Sil Fios e Cabos Elétricos amplia compromisso…

Fev 27, 2026 Demais

Brooklin e Vila Olímpia superam Ipanema e redefinem…

Fev 27, 2026 Demais

Como Jogar Sugar Rush 1000: Dicas e Melhores Estratégias

Fev 26, 2026 Demais

Brasil teve mais de 6 Maracanãs de pessoas afastadas…

Fev 26, 2026 Demais

O treino invisível: por que cada vez mais atletas…

Fev 26, 2026 Demais

As 7 tendências que vão transformar os condomínios em…

Fev 26, 2026 Demais

Vai mudar de casa? Veja o que observar nas tubulações…

Fev 26, 2026 Demais

Fatality: Warner Bros. Pictures divulga trailer inédito…

Fev 26, 2026 Demais

Pets redefinem lazer urbano: aplicativos conectam…

Fev 26, 2026 Demais

Ter cidadania europeia pode facilitar negócios nos EUA?…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version