Reforma transforma apartamento alugado em lar moderno
Assinado pelo arquiteto Paulo Tripoloni, este projeto na Vila Mariana (SP) traz uma renovação completa dos ambientes com poucas alterações na estrutura do imóvel
É natural desejar um lar acolhedor, que seja refúgio para todos os dias e que exale calma e identidade. Foi exatamente isso que motivou os moradores deste apartamento de 160 m², na Vila Mariana (SP), a buscar uma renovação sem o tradicional quebra-quebra.
A reforma, assinada pelo arquiteto Paulo Tripoloni, à frente do Atelier Paulo Tripoloni, traduziu esse desejo em uma composição de marcenaria sob medida, soluções discretas e eficientes e uma paleta harmoniosa de azuis, brancos e madeira. O resultado? Ambientes fluidos, afetivos e completamente alinhados ao dia a dia da família formada por um casal com dois filhos meninos.
“Eles desejavam algo simples: um lugar com cara e abraço de casa. Por isso, reformulamos todos os espaços de forma estratégica para promover soluções práticas e uma modernização completa, sem alterar estrutura, piso e paredes, ou seja, sem deixar marcas definitivas no imóvel alugado”, relembra o arquiteto.
Sala de TV e Living: paleta tranquila conecta os ambientes
No centro da sala, o sofá-ilha integra as áreas de TV e living | Projeto Atelier Paulo Tripoloni | Foto: Rafael Renzo | Produção: Mayra Navarro
Ao entrar no apartamento, o tom dos acabamentos da área social já se anuncia como ambientes amplos e totalmente reconfigurados por marcenaria, iluminação e mobiliário. A sala de TV, que também funciona como home theater, ganhou um painel ripado de MDF freijó, responsável por organizar eletrônicos, esconder fios e criar uma presença arquitetônica marcante. O painel se desdobra em prateleiras delicadas e um rack contínuo, trazendo ordem, equilíbrio e calor ao espaço.
A iluminação combina camadas planejadas de luz geral para circulação, fitas e pontos de destaque valorizando o painel de marcenaria e um brilho difuso que neutraliza o contraste da TV | Projeto Atelier Paulo Tripoloni | Foto: Rafael Renzo | Produção: Mayra Navarro
Para permitir diferentes configurações de uso no dia a dia da família, o living e a sala de TV são conectados por um sofá-ilha com encosto flexível, possibilitando ajustes sutis entre momentos de descanso, conversas ou diversão com as crianças.
Sala de jantar atemporal
Sobre a mesa, um conjunto de garrafas de cerâmica assinadas por Nathalia Favaro adiciona artesanato e demonstra a delicadeza da produção de Mayra Navarro | Projeto Atelier Paulo Tripoloni | Foto: Rafael Renzo
Na sala de jantar, a parede principal recebeu uma textura que remete ao cimento queimado, além disso uma fotografia da natureza ressalta modernidade e toque urbano. A janela próxima garante uma boa iluminação natural.
Cozinha: mudança radical
A nova cozinha combinou para o dia a dia da família e foi o ambiente que mais recebeu investimento | Projeto Atelier Paulo Tripoloni | Foto: Rafael Renzo
Embora sem alterações estruturais, a cozinha passou pela transformação mais significativa do projeto. “Agora, ela traduz o ritmo de vida da família e se torna um espaço de convivência, preparo de refeições e encontros cotidianos”, ressalta Paulo.
O arquiteto trabalhou uma composição em laminado azul-mineral, freijó e granito branco itaúnas escovado, que se desdobra em uma bancada em C. No backsplash, as cerâmicas Athos Bulcão adicionam movimento e cor. “As escolhas foram econômicas, mas inteligentes, bastante resistentes e coloridas que dão um novo ar ao espaço”, diz.
Para otimização total, Paulo Tripoloni criou um canto do café com um buffet baixo, adega embutida e cristaleira suspensa | Projeto Atelier Paulo Tripoloni | Foto: Rafael Renzo
Home office prático
A bancada ergonômica reforça o caráter de bem-estar do espaço | Projeto Atelier Paulo Tripoloni | Foto: Rafael Renzo | Produção: Mayra Navarro
O antigo espaço neutro foi redesenhado para se tornar o home office do casal. A marcenaria ocupa toda a parede com prateleiras mais espessas destinadas à ampla coleção de livros, resultando em uma biblioteca particular. A composição em preto e branco equilibra seriedade e acolhimento.
Lavanderia compacta e bem resolvida
Mantendo a paleta cromática que define a repaginação dos espaços, a lavanderia foi transformada para o dia a dia | Projeto Atelier Paulo Tripoloni | Foto: Rafael Renzo
Seguindo a mesma estética da cozinha, a lavanderia repete freijó, azul-mineral e granito itaúnas na bancada. Mas o diferencial é a solução que elevou a máquina de lavar com marcenaria, evitando a necessidade de abaixar para carregar roupas.
Quarto dos filhos aposta no mix branco e azul
Para o espaço render, o arquiteto Paulo Tripoloni aproveitou verticalmente a parede e elevou uma das camas | Projeto Atelier Paulo Tripoloni | Foto: Rafael Renzo
Um dos maiores desafios desse cômodo era criar um quarto que atendesse tanto a um pré-adolescente quanto a uma criança pequena, e que ainda unisse descanso, rotina e lazer dentro do mesmo quarto. Para atender essas várias demandas, Paulo projetou zonas bem definidas e colocou as camas sobrepostas e duas áreas de estudo foram posicionadas nas extremidades. Um armário que já existia foi apenas modernizado com novas portas e puxadores e realizado uma manutenção interna.
Nas bancadas e próximo aos travesseiros, luminárias e pendentes foram posicionados para que cada criança tivesse uma iluminação própria | Projeto Atelier Paulo Tripoloni | Foto: Rafael Renzo | Produção: Mayra Navarro
Suíte do casal: mudanças pontuais
As luminárias foram postas em cada ponta da cama para auxiliar leitura e visibilidade dos objetos | Projeto Atelier Paulo Tripoloni | Foto: Rafael Renzo
No quarto do casal, a reforma foi pontual e precisa, vista a partir da nova marcenaria, pintura alinhada à paleta geral do apartamento e um closet repensado que conecta dormitório e banheiro.
O banheiro da suíte foi totalmente reconstruído. Como não havia acesso à unidade inferior para ajustes hidráulicos, o arquiteto trabalhou com soluções flexíveis e elevou o piso dentro do limite possível. A antiga banheira deu lugar a um box amplo com nicho e revestimentos azulados que refletem harmonia. A nova bancada de mármore Carrara, a marcenaria de freijó e os metais atualizados completam a atmosfera contemporânea.
Revestimentos neutros e azuis são destaque no banheiro da suíte | Projeto Atelier Paulo Tripoloni | Foto: Rafael Renzo | Produção: Mayra Navarro
Sobre o Atelier de Arquitetura Paulo Tripoloni
Para o arquiteto Paulo Tripoloni, nascer na maior cidade da América Latina o fez refletir, desde cedo, sobre o lugar do homem nas cidades – o morar, o viver e o trabalhar. Morar em São Paulo despertou nele o olhar atento aos detalhes, necessidades e a força que a urbanidade trazia. Encontrou na arquitetura minimalista uma de suas inspirações para realizar projetos que buscam atender às necessidades da vida contemporânea por meio de ambientes funcionais, belos e ecologicamente responsáveis que conectem cada cliente ao que, de fato, é essencial para cada um.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>