SEGS Portal Nacional

Demais

Closets sob ameaça: como o mofo virou pauta no alto padrão

  • Quarta, 03 Dezembro 2025 18:19
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sumi Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Imagem de wirestock no Freepik

O sistema discreto que está se tornando obrigatório em imóveis premium nos lugares úmidos do Brasil

Com a chegada de dezembro, quem possui casa de veraneio começa a planejar a abertura do imóvel para a temporada. Mas junto com o calor e o retorno à praia surge um velho conhecido dos proprietários: o mofo. Depois de meses fechadas, as residências ficam expostas ao excesso de umidade, criando o ambiente perfeito para bolor, fungos e ácaros — agentes que representam risco direto à saúde, especialmente para pessoas com alergias respiratórias. Estudos mostram que moradores de casas com mofo têm entre 30% e 50% mais chances de desenvolver ou agravar quadros como rinite, sinusite, asma e bronquite, motivo pelo qual até a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a umidade persistente como fator de risco doméstico.

Para discutir o tema e apresentar soluções, a Hotfloor e a SmartLy Brasil promoveram uma talk no último dia 02 de dezembro, na Casa AG7, com a participação de Vitória Ciruelos (Hotfloor), da médica Dri Gulin — que também é sócia e integrante do Conselho da AG7 — e mediação da jornalista Dani Brito. O encontro abordou o impacto da umidade e dos chamados “inimigos invisíveis” na saúde e no bem-estar dos moradores, além de apresentar uma nova tecnologia para controle ambiental: o HotCloset.

Tecnologia para combater mofo e melhorar a saúde ambiental

Criado pelo engenheiro Euclides Ciruelos, mestre em Sustentabilidade, o HotCloset é um sistema de engenharia instalado dentro das paredes do imóvel com o objetivo de reduzir a umidade interna e impedir a proliferação de fungos e ácaros. A ação da tecnologia contribui para o bem-estar dos moradores e para a preservação de roupas, calçados, peças em couro e itens de cama e banho — frequentemente danificados pelo excesso de umidade em cidades brasileiras.

De acordo com a médica Dri Gulin, soluções como essa são essenciais para combater microagressores presentes nos ambientes internos, muitas vezes imperceptíveis a olho nu. “Falamos de elementos silenciosos, que geram desconforto e adoecimento, não apenas físico, mas emocional. Ninguém deveria conviver com inimigos invisíveis dentro de casa”, afirmou durante o talk.

Vitória Ciruelos destacou que o desenvolvimento da tecnologia atende a uma demanda recorrente do mercado imobiliário de alto padrão: garantir que armários e closets funcionem como depósitos seguros para peças e acessórios de alto valor. “Cada ambiente da casa precisa ter performance e com o closet não é diferente. O HotCloset oferece proteção contínua e automática, sem interferir na estética ou no uso do mobiliário”, explicou.

Uso crescente em diversas regiões do Brasil

A solução já é usada em residências do Sul do país — especialmente em Curitiba, capital mais fria do Brasil —, onde áreas sombreadas e paredes voltadas para a fachada acumulam umidade e aceleram o ciclo de mofo. Mas o sistema também vem ganhando força em cidades litorâneas e de clima quente. Construtoras de condomínios de alto padrão em Balneário Camboriú (SC), por exemplo, estão entregando apartamentos com o HotCloset instalado de fábrica, devido ao impacto da maresia. Há ainda clientes no Nordeste, como em Recife (PE), que adotam o recurso para preservar itens do guarda-roupa e coleções de moda.

O mecanismo opera silenciosamente, por meio de cabos de baixa potência que distribuem calor de forma uniforme na parede, acelerando a evaporação e mantendo a umidade relativa do ar abaixo de 65%. Quando os índices ultrapassam 70%, o sistema é acionado automaticamente por um umidostato — o que evita desperdício de energia e reduz o consumo a níveis muito menores do que se imagina.

Outro destaque abordado no evento foi a relação entre conforto e sustentabilidade. Embora a primeira impressão seja a de que o funcionamento contínuo exige grande consumo de energia, a tecnologia opera em stand by e só ativa quando necessário.

Além disso, a Hotfloor é integrante do ecossistema HBC (Healthy Building Certificate) — certificação internacional dedicada a validar produtos, projetos e ambientes construídos de acordo com critérios de qualidade do ar, ventilação, materiais, acústica, sustentabilidade, iluminação e manutenção.

Um problema recorrente que exige solução definitiva

Tão importante quanto a organização da mala de férias, é o cuidado com as roupas de inverno. Antes mesmo da chegada do verão, guardar as roupas e acessórios de inverno de maneira correta e em local apropriado faz a diferença no estado que as peças se encontrarão no próximo inverno. Roupas guardadas por muito tempo em local fechado — como armários, roupeiros, louceiros e dispensas — acumulam poeira e mofo, podendo danificar as peças definitivamente.

Como lembrou Vitória, o mofo não se restringe à saúde: ele corrói roupas, bolsas, tecidos delicados e acessórios de luxo, gerando prejuízos materiais elevados. E, enquanto muita gente tenta combater o problema com soluções temporárias, o excesso de umidade tende sempre a voltar.

A proposta do HotCloset é justamente interromper esse ciclo — oferecendo controle contínuo e prevenção, sem depender da presença do morador, ideal para casas de temporada e residências fechadas por longos períodos.

Com o verão se aproximando, o debate sobre saúde ambiental e bem-estar nas casas de veraneio volta à pauta e tecnologias como essa passam a ganhar protagonismo nas discussões sobre qualidade de vida dentro do lar — um tema que, cada vez mais, vai além do conforto para alcançar a saúde e a sustentabilidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Jan 16, 2026 Demais

Olympikus e Strava convocam brasileiros a correrem 5…

Jan 16, 2026 Demais

Chefe dos Descontinuados: Boticário cria personagem…

Jan 16, 2026 Demais

Shape não se constrói só na academia: começa no sono

Jan 16, 2026 Demais

Casos recentes de contaminação reacendem debate sobre…

Jan 16, 2026 Demais

Médicos-veterinários alertam sobre cuidados nas férias…

Jan 16, 2026 Demais

Cidadania Italiana: Por que 2026 pode ser um ano…

Jan 16, 2026 Demais

Cabelo sem frizz no calor? Shark Beauty mostra como…

Jan 16, 2026 Demais

Golpes contra pessoas idosas aumentam nas férias e…

Jan 15, 2026 Demais

Verão em casa: LG tem os aliados ideais para mais…

Jan 15, 2026 Demais

Raios no verão aumentam risco de incêndios

Jan 15, 2026 Demais

Espanha já abriga a terceira maior comunidade…

Jan 15, 2026 Demais

Muito além do forno: por que uma pizza leva meses para…

Jan 15, 2026 Demais

2026: como será a interdependência humano-máquina?

Jan 15, 2026 Demais

Férias não deveriam cansar mais do que a rotina

Jan 15, 2026 Demais

Dia do Adulto: entenda a virada de chave prevista só…

Jan 15, 2026 Demais

Além da pensão alimentícia: ausência de pai pode gerar…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version